4 dicas de receitas caseiras contra a caspa

A dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa, é um problema que surge nos cabelos devido ao excesso de óleos produzidos pelas glândulas sebáceas. Em alguns quadros desse problema é possível perceber o aparecimento de manchas avermelhadas, coceira e sensibilidade no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, peitos e nas costas. Nos casos mais leves, a caspa se manifesta por flocos brancos nos fios que costumam cair sobre os ombros.

Algumas receitas caseiras contra a caspa podem funcionar no estágio mais leve; caso surjam outras complicações, sugerimos a busca por uma opinião profissional mais precisa sobre o caso.

O que causa a caspa no couro cabeludo?

Vários fatores podem contribuir para que a caspa apareça ou tenha o seu quadro agravado no couro cabeludo. A falta de higiene está diretamente relacionada à caspa, porém existe outros motivos que estimulam o seu surgimento.

  1. O uso de química no cabelo

Químicas costumam agredir bastante o couro cabeludo, ressecar os cabelos e retirar a cutícula que sela os fios. Portanto, se a sua saúde capilar não estiver em dia, outros problemas poderão surgir além da caspa.

  • Ausência de nutrientes essenciais para o cabelo

Os fios necessitam estar nutridos para que eventos adversos não o prejudiquem. Ter uma alimentação escassa de proteínas e vitaminas deixam os fios e sua estrutura suscetíveis e comprometem o seu desenvolvimento natural.

As receitas caseiras contra a caspa funcionam mesmo?

Antes de tudo, você deve pesquisar sobre os efeitos comprovados cientificamente e, sobretudo, se essas serão eficazes contra o problema que você quer solucionar. Portanto, faça uma pesquisa antes de adotar qualquer ideia lida na internet para evitar qualquer surpresa desagradável ou até mesmo efeitos reversos.

  1. Receitas caseiras contra a caspa: óleo de coco

O óleo de coco tem fontes riquíssimas para o tratamento das madeixas e é muito popular na hora de fazer a escolha certa para manter o cabelo saudável. Mas será que ele é eficaz contra a caspa? Vamos explicar.

Em sua composição, o óleo de coco carrega componentes como ácido láurico, cáprico e caprílico e ácidos graxos de cadeia média com atividade antimicrobacteriana. Esses componentes são eficazes para reduzir inflamações na pele, portanto muito se acredita por parte das pessoas que este benefício pode ser aplicado no tratamento contra a caspa.

Estudos científicos comprovaram ao longo dos anos a eficácia do óleo de coco em pacientes com dermatite atópica. Mas sem nenhum sucesso na redução de caspa.

Na verdade, ao usar o óleo de coco equivocadamente pode agravar a presença da caspa no seu couro cabeludo. É importante procurar ajuda profissional antes de qualquer decisão.

  • Receitas caseiras contra a caspa: babosa

A babosa, também conhecida como Aloe vera, é uma erva medicinal bastante procurada para tratamentos caseiros voltados para o cabelo e a pele. Ainda que não tenha eficácia comprovada, a babosa possui enzimas capazes de eliminar células mortas, logo utilizada no tratamento contra a caspa, que é formada por placas de células mortas.

Muita atenção ao utilizá-la: seu uso indevido pode piorar o estágio em que a caspa já se encontra no seu couro cabeludo devido ao poder de reter água que a babosa tem, promovendo um ambiente ideal para o surgimento de fungos.

  • Receitas caseiras contra a caspa: vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem alto poder de hidratação dos fios. Ao ser utilizado ele é capaz de fechar as cutículas dos fios e acabar com o aspecto ressecado, proporcionando cabelos maleáveis e sedosos.

Comprovadamente, há estudos sobre o vinagre de maçã como ativo eficiente contra fungo, mas nenhuma comprovação sobre seu uso interferir na redução de caspa.

Além disso, o vinagre de maçã pode causar danos ao couro cabeludo, aumentando a irritação do mesmo e piorar o quadro de caspa quando usado indevidamente.

  • Receitas caseiras contra a caspa: óleo de capim-limão

O óleo de capim-limão é conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a presença da caspa. Alguns estudos feitos apontaram uma melhora de 80% do quadro de caspa após duas semanas de seu uso.

Fique atento, pois o mau uso deste produto pode gerar lesões sérias. Alguns óleos carregam uma concentração muito forte, podendo irritar e causar alergias e até queimaduras ao couro cabeludo. Não aplique mais do que o necessário.

Vale a pena recorrer a receitas caseiras contra a caspa?

Muitas fontes por aí podem sugerir algumas receitas milagrosas para você ter resultados a curto prazo e satisfatório, porém como vimos em nosso conteúdo, muitas dessas fórmulas não têm sua eficácia comprovada por meio dos testes de qualidade e segurança dos órgãos de saúde competentes.

O mais correto em todo o caso é manter uma vida com hábitos saudáveis, investir numa alimentação rica em vitaminas e proteínas que ajudarão no crescimento e no desenvolvimento dos seus cabelos e proteger a saúde capilar de agentes adversos à sua estrutura.

Caso necessite recorrer a produtos para beleza das suas madeixas, recomendamos a linha de produtos da marca Jet Hair, que tem em sua fórmula componentes naturais, testados nos laboratórios e que proporcionam resultados excelentes para todo o tipo de cabelo.

Se você gostou do nosso conteúdo “receitas caseiras contra a caspa”, compartilhe com amigos e deixe o seu comentário caso tenha alguma dúvida.

Receitas caseiras contra a caspa podem funcionar no estágio mais leve; caso surjam outras complicações, sugerimos a busca por uma opinião profissional.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos