Quais as 5 vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos

Dentre os vários produtos e substâncias utilizados nos cuidados dos cabelos e no couro cabeludo, sobretudo em receitas caseiras, encontramos o bicarbonato de sódio.

As vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos, associadas ao seu baixo custo, fácil acesso e múltiplas possibilidades de aplicação o tornam um dos ingredientes prediletos dentre os adeptos das fórmulas caseiras.

Apesar disso, e assim como qualquer outra substância, a aplicação do bicarbonato de sódio nos cabelos merece sua atenção, de modo a garantir que nenhum efeito indesejado se manifeste em seus fios.

Caso você deseje saber mais sobre as vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos, este artigo foi feito para você. Nele, você aprenderá seus principais benefícios, modo de aplicação e como ele age nos seus fios. Boa leitura!

5 vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos

1. Higienização dos fios

A primeira das vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos refere-se ao seu alto potencial higiênico.

Suas propriedades fazem com que ele possa ser utilizado como complemento ou substituto do xampu, figurando entre os favoritos dos adeptos das técnicas low poo ou no poo.

Ainda no contexto da higiene dos fios, um uso bastante interessante e eficaz do bicarbonato de sódio se dá para a remoção de cloro, após mergulhar em piscinas.

2. Esfoliação

O uso do bicarbonato de sódio para a esfoliação da pele já é bem conhecido e popular.

Quando misturado à água, os grânulos do bicarbonato formam uma pasta esfoliante, capaz de eliminar as células mortas e limpar a pele.

Nesse sentido, outra das vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos é a esfoliação do couro cabeludo, promovendo a eliminação de resíduos, além da remoção das células já mortas.

Nesse sentido, o uso do bicarbonato de sódio nos cabelos pode eliminar, temporariamente, resíduos da dermatite seborreica – também conhecida como caspa.

Apesar disso, é incapaz de resolver o problema, uma vez que o produto não possui os ingredientes que combatem a causa principal da dermatite seborreica.

3. Controla os níveis de oleosidade

Outra função bastante benéfica do bicarbonato de sódio para os cabelos é o controle dos níveis de oleosidade.

Nesse sentido, o uso do bicarbonato de sódio não é inteiramente recomendado aos cabelos cacheados, pois esse tipo tende a se apresentar mais seco. Nesses casos, a aplicação do produto pode torná-lo ainda mais ressecado.

Dica de uso: se você deseja remover a oleosidade dos fios, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água (200 ml). Aplique a solução no couro cabeludo durante o banho, com esfregação. Ao fim, enxágue e condicione os fios ao fim da lavagem.

4. Pode ser usado como xampu seco

Outra das muitas vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos refere-se a sua possibilidade de uso como xampu seco.

Modo de uso: polvilhe uma porção de bicarbonato de sódio sobre a raiz do cabelo, totalmente seco. Com as pontas dos dedos, esfregue.

Além de auxiliar no controle de oleosidade, também funciona como um neutralizador de odores, função que abordaremos no próximo item.

5. Neutraliza odores

Um assunto não muito comentado, porém que pode causar incômodo considerável, é o mau cheiro dos fios de cabelos e do couro cabeludo.

Geralmente, esse cheiro é provocado pela degradação de componentes presentes no suor, por bactérias existentes em nossa pele.

Como o bicarbonato de sódio se configura como uma substância alcalina, é capaz de interromper o desenvolvimento dessas bactérias.

Essa função também pode ser obtida a partir do uso do bicarbonato de sódio na pele. Para tal, são duas as indicações de uso:

  • misture duas colheres de chá do produto em, aproximadamente, 200 ml de água. Deixe o produto descansar por cerca de 24 horas e, então, com o uso de um borrifador, aplique a solução na pele;
  • aplique o bicarbonato de sódio puro com as pontas dos dedos ou com o auxílio de uma esponja.

Cuidados importantes com bicarbonato de sódio nos cabelos

Como mencionamos, o uso impróprio do bicarbonato de sódio nos cabelos pode provocar o ressecamento dos fios, que pode levar à quebra dos cabelos.

Desse modo, recomenda-se o uso fracionado e cauteloso da substância, de modo que os óleos próprios dos cabelos não sofram alterações significativas em suas propriedades.

Além disso, não se recomenda o uso do bicarbonato de sódio em cabelos submetidos a tratamentos com escova progressiva, pois estes podem sofrer alterações na estrutura dos fios, deixando-os opacos e quebradiços.

Conclusão sobre as 5 principais vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos

Neste artigo, abordamos os principais benefícios decorrentes do uso do bicarbonato de sódio para os cabelos e para o couro cabeludo.

Esperamos que tenham aprendido e gostado de nosso artigo “Quais as 5 vantagens de bicarbonato de sódio para cabelos”. Caso tenha restado qualquer dúvida, sugestão ou elogio, não se esqueça de nos deixar seu comentário.

Com o post você aprenderá seus principais benefícios, modo de aplicação e como ele age nos seus fios. Confira agora. Boa leitura!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos