4 conselhos para evitar ressecamento dos fios

Um dos principais pesadelos daqueles preocupados com a saúde e o bem-estar dos fios é o ressecamento dos cabelos.

Normalmente, os cabelos se apresentam dessa forma quando expostos a fatores capazes de desequilibrar o processo de lubrificação das cutículas dos fios. Dentre esses fatores, encontram-se tanto agentes químicos como ambientais.

Mas você já sabe como identificar quando seus cabelos podem estar ressecados e, o mais importante, como o evitar ressecamento dos fios?

Neste artigo, você aprenderá 4 sugestões para evitar ressecamento dos fios, garantindo a saúde dos seus cabelos.

Por que os cabelos ficam ressecados?

Como mencionamos, o processo de ressecamento dos fios é decorrente das transformações pelas quais os fios passam.

Isto é, fatores como alteração no pH dos fios (comum após a realização de procedimentos químicos), desproteção ou dilatação das cutículas capilares, perda de gordura nos fios, entre outros.

Cabe trazer também a ocorrência de fatores cotidianos, como a constante exposição ao sol, ao cloro e à poluição.

Até mesmo o enxágue dos cabelos com água quente pode ser prejudicial, uma vez que essa prática causa inchaço nas cutículas capilares.

Como identificar se meus fios estão ressecados?

A principal característica dos cabelos ressecados é a falta de água, proteína e lipídeos, perdidos com o decorrer do tempo.

Nesse sentido, é importante diferenciar cabelos ressecados e cabelos secos:

  • cabelos ressecados: apesar das alterações na haste dos fios, mantém-se o brilho e a estrutura dos cabelos;
  • cabelos secos: nesses casos, observa-se a baixa produção de sebo no couro cabeludo, responsável por nutrir naturalmente os fios. Assim, cabelos secos apresentam-se mais opacos, desidratados e quebradiços.

Abaixo, seguem dicas para identificar se seus cabelos estão ressecados:

  • apresenta-se áspero ao toque;
  • frizz;
  • volume descontrolado dos fios;
  • fios mais difíceis de pentear.

A manifestação de somente um desses sinais não indica, necessariamente, que seus cabelos estão ressecados. Desse modo, torna-se necessária a orientação e opinião de um profissional, que possa avaliar as propriedades e necessidades dos seus fios.

Como evitar ressecamento dos fios? 4 dicas

1. Utilize produtos adequados aos seus fios

Se uma das principais razões para que os cabelos se apresentem mais ressecados está relacionada a alterações no pH do cabelo, nossa primeira dica de como evitar ressecamento dos fios diz respeito ao uso de produtos adequados.

A maioria dos xampus apresenta o pH alcalino, que tende a agravar o estado de cabelos já comprometidos. Desse modo, é recomendável o uso de xampus que contenham ácido glicólico em sua composição, capaz de equilibrar a acidez dos cabelos.

O uso de um condicionador adequado às reais necessidades de seus fios também é indispensável para quem deseja evitar ressecamento dos fios, uma vez que ele também atua no equilíbrio do pH dos fios.

2. Evite o enxágue capilar com água quente

Outra dica bastante importante para evitar ressecamento dos fios refere-se ao modo de lavagem dos cabelos.

Como já mencionamos, a lavagem dos fios com água quente é altamente prejudicial aos fios. Sendo assim, recomenda-se o uso de água morna ou fria, especialmente caso seus cabelos estejam ressecados.

Em contato com a água quente, a gordura responsável por revestir o fio é destruída, o que impacta em sua aparência e brilho.

Além disso, o uso de água quente é capaz de deixar as cutículas dos fios abertas, consequentemente mais suscetíveis à exposição solar, poluição e demais agentes maléficos aos cabelos.

3. Realize hidratações caseiras e no salão

A manutenção de uma rotina de hidratações é imprescindível não somente para manter a saúde dos cabelos num geral, mas também para evitar ressecamento dos fios.

Algumas recomendações incluem a aplicação de máscaras de hidratação por, no mínimo, duas vezes por semana, em substituição ao condicionador.

Ampolas de hidratação também são uma ótima pedida para seus cabelos, uma vez que a aplicação se dá de modo prático e rápido e apresenta ação imediata.

As ampolas apresentam função similar a dos condicionadores: a de selar as cutículas capilares após a aplicação e ação do xampu. Sendo assim, nos dias em que você optar pelas ampolas, deixe o condicionador de lado.

Hidratações realizadas no salão também são altamente recomendadas para cabelos ressecados, como a cauterização.

4. Para cabelos cacheados, cronograma capilar

Cabelos cacheados tendem a sofrer mais com o ressecamento dos fios, uma vez que o formato dificulta a passagem dos óleos naturais do couro cabeludo ao restante do comprimento dos fios.

Para esses casos, a confecção de um cronograma capilar, que inclua hidratação, nutrição e reconstrução, é uma ótima opção.

Desse modo, você estará garantindo a reposição da umidade dos fios e dos óleos necessários aos cabelos.

Conclusão sobre 4 conselhos para evitar ressecamento dos fios

Neste artigo, abordamos as quatro principais dicas para garantir que seus cabelos não se tornem ressecados.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com nossas sugestões e consiga evitar ressecamento dos fios. Caso tenha restado qualquer dúvida, não se esqueça de nos escrever seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close