8 riscos de bicarbonato de sódio para cabelos

Se, por um lado,  o interesse por cuidar dos cabelos cresce a cada dia e muitas receitas caseiras são indicadas para tratá-los; por outro, o lançamento de novos produtos vem sendo sempre efetuado com promessas de manter os fios protegidos e fortes.

No entanto, existem algumas recomendações que devem ser seguidas antes de fazer uso de produtos oferecidos por empresas e, principalmente, por pessoas que oferecem tratamentos para o fortalecimento  dos cabelos.

Sempre é importante considerar os riscos existentes em todos os casos para que não sejam feitas opções inadequadas para tratar seus cabelos.

Neste artigo, vamos apresentar 8 riscos de bicarbonato de sódio para cabelos.

1.      Ressecamento dos fios

Um dos riscos de bicarbonato de sódio para cabelos é que essa substância  acentua o processo de ressecamento dos fios.

Isso ocorre porque seu poder de remoção dos óleos naturais que efetuam uma proteção dos fios de cabelos e o próprio couro cabeludo acaba por expor essas áreas a um processo mais agressivo de eliminar suas proteções.

As proteções dos óleos são fundamentais para manter a saúde dessas regiões e, quando eliminadas, vão  precisar  de uma reposição mais intensa para não comprometerem a força dos fios.

Principalmente em pessoas com cabelos secos, o seu uso é contraindicado e, nos demais casos, deve ser bem dosado para evitar maiores comprometimentos.

2.      Fios quebradiços

Entre os riscos de bicarbonato de sódio para cabelos está o ocasionado pela própria estrutura observada no sal.

Esse elemento possui cristais abrasivos que são agressivos aos fios e, nesse processo, ocorre o enfraquecimento deles  que acabam se quebrando, indicando que precisam de vitaminas e nutrientes para serem recuperados e evitar um aumento da queda.

Por enfraquecer os fios, o uso de bicarbonato de sódio é desaconselhado.

3.      Cuidado com tratamentos químicos

Um dos riscos de bicarbonato de sódio para cabelos é usar esse componente quando se aplicam tratamentos que utilizem química e principalmente para os casos em que esse tratamento seja feito habitualmente.

Pessoas que recorrem a escovas progressivas devem evitar o uso dessa substância, pois a união do pH do bicarbonato de sódio com o presente nos produtos usados no tratamento podem contribuir para deixas os cabelos sem brilho e com uma aparência desagradável.

4.      Aumento de frizz

Outro dos riscos de bicarbonato de sódio para cabelos é relacionado ao maior surgimento de frizz.

Uma das razões já citadas se refere  à eliminação da oleosidade natural dos fios e que acabam ressecando-os e aumentam o surgimento de frizz.

Outro fator está relacionado ao alto pH do bicarbonato de sódio que aumenta a eletricidade estática atuando de forma intensa nas fibras provocando maior incidência de frizz nos cabelos.

5.      Problemas no couro cabeludo

A irritação do couro cabeludo é um dos riscos de bicarbonato de sódio para cabelos.

Esse processo ocorre porque o pH do bicarbonato de sódio é superior aquele presente no couro cabeludo e, assim, ocorre uma agressividade maior sobre o couro cabeludo, provocando o surgimento de dermatite naquela área.

Nesse processo, ocorre um enfraquecimento dos fios e aumento de suas quedas, provocando uma maior possibilidade de calvície se instalar.

6.      Inapropriado para cabelos cacheados

Os fios cacheados apresentam grandes riscos de bicarbonato de sódio para cabelos.

Esse processo ocorre porque normalmente esse tipo de cabelo tem uma composição mais seca e que se agrava com a ação do pH do bicarbonato de sódio sobre esses fios.

Isso provoca o aumento do ressecamento e maior chance de perda de cabelos.

7.      Não atua em clareamento dos fios

Existem alguns relatos e indicações de uso de bicarbonato de sódio para clarear os fios de cabelos.

Entretanto, pelas pesquisas e conclusões de estudos científicos, esse processo não está entre as características de atuação do produto.

Normalmente, o que ocorre é uma atuação dessa substância sobre a estrutura da haste capilar, gerando uma mudança de cor.  Porém, esse processo pode resultar em danos à  saúde dos fios e não atender as expectativas de clareamento a que se deseja.

8.      Comprometimento das cutículas dos fios

O bicarbonato de sódio atua de forma intensa para causar danos nas cutículas dos fios de cabelos.

Nesse processo, ocorre uma maior absorção da água que efetua a hidratação dos fios, porém seu resultado é indesejado, pois esse volume de água acaba sendo em excesso às necessidade dos fios e enfraquecem suas raízes.

Conclusão: riscos de bicarbonato de sódio para cabelos

Existem diversos riscos de bicarbonato de sódio para cabelos e inclusive pode ocorrer uma frustração quanto a expectativa de resultados nos cabelos, como é o caso do clareamento.

Vários fatores podem gerar um aumento da queda dos cabelos e assim permitir o surgimento de falhas no couro cabeludo e se esse for o seu problema é indicado o uso de uma maquiagem capilar para esconder essas falhas.

Nesse caso, faça sua opção pela compra de Jet Hair, de extrema qualidade e autorizado pela Anvisa para ser vendido com segurança. Não deixe de conhecer mais sobre essa maquiagem capilar. Aproveite e deixe seu comentário sobre este  artigo “riscos de bicarbonato de sódio para cabelos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close