8 conselhos para nutrir fios e evitar ressecamento

A poluição, a aplicação de produtos químicos, a falta de cuidados com a limpeza, o excesso de calor, entre outros fatores são muito prejudiciais aos fios de cabelos e podem atuar de maneira decisiva para seu ressecamento e consequente enfraquecimento e queda.

Tratar adequadamente e ter cuidados adicionais para nutrir os fios de cabelos são atitudes necessárias para manter a saúde e resistência, além de conseguir que os fios fiquem sempre corretamente hidratados.

Vamos apresentar 8 dicas para nutrir fios e evitar ressecamento. Continue sua leitura para descobrir mais detalhes.

1.      Utilize protetores térmicos

Para conseguir nutrir fios e evitar ressecamento é importante se proteger de ação de elementos que transmitam calor, como secadores, baby liss, chapinhas, entre outros. Além disso, é importante não deixar os fios expostos aos raios solares por muito tempo.

Todos esses aspectos atuam para acentuar o ressecamento dos cabelos e devem ser minimizados com a proteção dos fios e uso de protetores térmicos que permitem dar aos fios uma camada de proteção adicional.

Escolha leave-in com proteção térmica e fique mais tranquilo(a) quanto a conseguir impedir a ação do calor sobre os fios.

2.      Capriche na hidratação

Você conseguirá nutrir fios e evitar ressecamento com uma rotina adequada de hidratação de seus cabelos.

A hidratação é um processo fundamental e básico para deixar os fios com a umidade necessária para manter a saúde dos folículos e dar toda a beleza e leveza aos fios de cabelos, mantendo-os sempre macios e lindos.

Importante efetuar a hidratação de forma correta para evitar acúmulo de umidade nos fios.

3.      Aplique óleos essenciais

Uma boa forma de nutrir fios e evitar ressecamento é a aplicação de óleos essenciais durante a limpeza dos fios.

Esses produtos auxiliam a deixar os cabelos mais bonitos e são um grande aliado na hidratação correta.

Os óleos essenciais atuam de forma profunda na raiz dos fios e na proteção do couro cabeludo, mantendo assim os cabelos saudáveis e sem grandes riscos de ressecamento, selando inclusive as cutículas dos fios.

Podemos citar como os melhores: óleo de coco, alecrim, lavanda, entre outros.

4.      Não use água quente na limpeza

Para nutrir fios e evitar ressecamento é importante lavar os cabelos sem usar a água quente.

Como já mencionamos, o calor causa danos consideráveis aos fios e deve ser evitado inclusive nos cuidados diários e a na limpeza profunda.

A aplicação de água natural permite que os fios não sofram danos e o ressecamento seja evitado com maior segurança. 

Já a água quente atua na abertura das cutículas e elimina a hidratação que foi aplicada nos fios, causando o ressecamento.

Se não conseguir deixar a água fria para lavar os cabelos, pelo menos quebre a temperatura para reduzir o impacto do calor nos fios.

5.      Deixe de lado os procedimentos químicos

Descolorir, alisar e utilizar os procedimentos químicos de maneira intensa e habitual causam problemas para nutrir fios e evitar ressecamento.

Tais procedimentos atuam de maneira intensa para deixar os fios com pouca hidratação por usarem processos químicos bastante intensos, além de provocarem a fricção dos fios e enfraquecimento.

O mais indicado é tratar bem dos cabelos e mantê-los de forma natural, com cuidados para que se tornem sempre saudáveis.

6.      Use séruns

Uma maneira bastante interessante de nutrir fios e evitar ressecamento é a escolha correta de produtos de boa qualidade.

Os séruns são produzidos com composição de silicone para atuar na reparação das pontas e selagem das cutículas, evitando que a hidratação se perca.

Esses tipos de produto cosmético protegem os fios e mantêm suas características de saúde, repondo oleosidade e aparentando beleza.

Utilize como finalizador da limpeza após o banho.

7.      Escolha um xampu adequado para seu cabelo e que auxilie na hidratação

A escolha do xampu, bem como sua composição, é fundamental para evitar o ressecamento dos fios.

Dê preferência aos produtos suaves e que não atuem com muita profundidade na limpeza.

8.      Invista em máscaras de hidratação caseiras

Máscaras de hidratação podem ser aplicadas de forma caseira e com eficiência para manter os cabelos sem ressecamento.

Existem diversas formas de preparação e que devem ser orientadas por profissional para identificar como preparar e aplicar nos fios conforme o tipo de cabelos.

Conclusão: como nutrir fios e evitar ressecamento

Para nutrir fios e evitar ressecamento, é necessário identificar produtos adequados a ser aplicados nos cabelos, além de tomar cuidado com a limpeza habitual e evitar o excesso de calor.

Quando os cabelos estão ressecados, além de apresentarem um aspecto ruim, trazem problemas que podem levar a queda. Nesses casos, somente o uso de uma maquiagem capilar de qualidade poderá ajudar a esconder um início de calvície.

Assim sendo, indicamos a maquiagem capilar Jet Hair, que apresenta excelentes resultados para quem deseja esconder as falhas em seus cabelos.  Deixe seu comentário sobre o que achou deste artigo sobre nutrir fios e evitar ressecamento.

Vamos apresentar 8 dicas para nutrir fios e evitar ressecamento. Continue sua leitura para descobrir mais detalhes.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos