Receitas de alimentos para cabelo funcionam?

As pessoas têm diversas motivações para recorrer a tratamentos caseiros e aplicar em seus cabelos, visando a melhoria dos fios. Porém, será que existe segurança científica quanto à aplicação dessas receitas que auxiliem, ao mesmo tempo, tanto a saúde quanto o fortalecimento dos cabelos?

Vamos ver neste artigo se receitas de alimentos para cabelo trazem resultados ou não e quais os ingredientes comumente usados.

Como são usadas as receitas de alimentos para cabelo?

As receitas de alimentos para cabelo realizadas em casa, normalmente provêm de indicações passadas na cultura popular de geração em geração, abundantemente utilizadas por pessoas que têm várias motivações para isso:

  • Custos reduzidos;
  • Ingredientes acessíveis e entendimento popular de que trazem resultados.

A aplicação é feita com o uso de alimentos diretamente nos fios e seguem as receitas de alimentos para cabelo tradicionais em nossa cultura.

O que a ciência concluiu sobre o uso de receitas de alimentos para cabelo?

Existe uma grande diferença entre fazer uso de uma alimentação saudável e balanceada para a melhoria da saúde dos cabelos, que já tem comprovação científica vasta, de emprego de receitas de alimentos para cabelo diretamente aplicado sobre os fios.

Nesses casos, a ciência ainda não realizou estudos para atestar os resultados de tratamentos caseiros com a finalidade de melhoria dos fios.

Como a ciência ainda não concluiu sobre os benefícios ou prejuízos aos fios de cabelos é importante cautela e um maior aprofundamento nos resultados de tratamentos caseiros com uso de alimentos diretamente nos fios, para que se evitem quaisquer resultados indesejados.

Quais receitas de alimentos para cabelo mais comuns e o que esperar?

Existem algumas indicações populares que fazem parte de receitas de alimentos para cabelo e a seguir relacionamos as mais comuns, apresentando o que as pessoas esperam delas e eventuais problemas que podem ser identificados aos cabelos.

Óleo de coco

Popularmente, o uso de óleo de coco está relacionado aos seguintes aspectos:

  • Melhoria da hidratação;
  • Combate na queda dos cabelos;
  • Redução de caspa;
  • Promover crescimento dos fios;
  • Recuperação de proteínas.

Porém, seu uso não é aconselhado indiscriminadamente, por permitir que surjam problemas no couro cabeludo que podem comprometer os fios, além de não se ter certeza sobre o real efeito para o crescimento dos fios e na contenção da queda de cabelos.

Ovo

O ovo é importante como uma fonte de proteínas e de elementos que fortalecem os fios; porém, a indicação é de que se faça o consumo dentro da alimentação diária, para que possa atuar na melhor condição do organismo e no fortalecimento dos fios.

A aplicação direta nos cabelos não trouxe evidências de que, sob essa forma, ele possa trazer benefícios adequados.

Azeite de oliva

A indicação das receitas caseiras está relacionada a que o azeite promova uma capa protetora dos fios, por sua constituição química.

Porém, esse alimento acaba comprometendo a estrutura dos cabelos fazendo com que se apresentem muito oleosos e pesados, sem trazer benefícios adequados.

Sua aplicação nos fios pode ainda comprometer o couro cabeludo com surgimento de dermatites.

Vinagre de maçã

Rico em ácido acético, que atua na alteração do pH dos fios que melhora suas composições, faz com que se acredite que sua aplicação diretamente nos cabelos trará benefícios, por uma atuação diretamente no couro cabeludo.

Entretanto, o que se observa é que ele atua para provocar maior possibilidade de surgimento de doenças nessa área, acabando por provocar mais danos aos cabelos, que benefícios.

Mel

O mel possui propriedades bastante interessantes para a saúde, pois é rico em minerais como o zinco, manganês, cromo e selênio, que auxiliam o fortalecimento do organismo e consequentemente dos fios de cabelos.

A cultura popular indica que o mel pode dar mais brilho aos fios e também engrossá-los, sendo um bom argumento para seduzir as pessoas a usarem esse recurso.

Porém, além de não haver segurança quanto a esses resultados por aplicação direta nos fios e pela dificuldade em remover dos fios, o que pode provocar maior risco de enfraquecimento e queda, pelo atrito necessário a sua remoção.

Abacate

O entendimento comum é de que o abacate possa oferecer uma camada protetora e maior possibilidade de manter os fios hidratados, por sua consistência pastosa.

No entanto, isso não tem comprovação e seu uso diretamente nos fios pode comprometer a região e provocar o efeito contrário, com o aumento de queda dos cabelos.

Agora você conhecer a verdade sobre receitas de alimentos para cabelo

As receitas de alimentos para cabelo, utilizadas de forma caseira, não têm indicação científica. Dessa maneira, é melhor recorrer a produtos de qualidade e usar os alimentos adequados para ser consumidos diariamente, só assim a saúde dos fios será beneficiada.

Se você deseja disfarçar eventuais falhas de cabelos, é importante recorrer a uma maquiagem capilar de qualidade.

Neste caso, Jet Hair é a recomendação que fazemos por possuir certificação da Anvisa e de fácil aplicação. Deixe seu comentário sobre este artigo e se você já utilizou receitas de alimentos para cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close