18 cuidados com transplante capilar

Dentre aqueles que sofrem de quadros capilares, como a calvície, queda de cabelos e demais falhas, o transplante capilar é um dos procedimentos mais procurados.

Ao contrário do que muitos pensam, o transplante capilar pode ser um procedimento rápido e praticamente indolor, a depender do tipo de transplante escolhido.

Apesar disso, assim como no caso de qualquer outro procedimento, determinados cuidados com transplante capilar devem ser adotados antes e após a submissão ao tratamento, de modo a maximizar seus resultados e prevenir possíveis intercorrências.

Se você busca mais informações sobre esses importantes cuidados com transplante capilar, este artigo foi feito para você. Boa leitura!

Tipos de transplante capilar: técnicas FUE e FUT

As principais modalidades de transplante capilar disponíveis no mercado hoje são duas: a técnica FUT e a técnica FUE.

No transplante capilar realizado com a técnica FUT (“Follicular Unit Transplantantion”, em português, ‘Transplante de unidade folicular’), são realizados pequenos cortes no local doador, para que seja extraída uma camada de tecidos (composta por pele e folículos pilosos) a ser transplantada ao local sem fios.

Durante o procedimento, é aplicada anestesia local, e alguns casos podem deixar cicatrizes aparentes na região. As sessões tendem a durar de 4 a 8 horas.

Já a técnica FUE (“Follicular Unit Extraction”, em português, ‘Extração de unidade folicular’) não promove cortes com bisturi, pois os fios são retirados um a um. Logo após, são transplantados ao local desejado.

Trata-se de um procedimento praticamente indolor, a depender do grau de sensibilidade de cada um. É geralmente realizada no decorrer de dois ou três dias e não resulta em cicatrizes.

Independente da técnica escolhida por você e pelo profissional responsável, os cuidados com transplante capilar pré e pós-operatórios são essenciais. Confira, abaixo, quais são os principais cuidados com transplante capilar que não devem ser dispensados:

Cuidados com transplante capilar: pré-operatório

Como preparo ao procedimento, siga atentamente a esses cuidados com transplante capilar:

  1. Evite medicamentos que incluam ácido acetilsalicílico em sua composição, como Aspirina e Melhoral;
  2. Não aplique cremes com corticoide;
  3. Não consuma bebidas alcoólicas, anabolizantes, chá verde e tabacos;
  4. Dê preferência a refeições balanceadas e cardápios saudáveis;
  5. Priorize a qualidade de seu descanso.

Cuidados com transplante capilar: pós-operatório imediato

O cuidado no pós-operatório imediato após o transplante capilar é indispensável, pois é determinante para a devida recuperação do paciente e para a obtenção dos melhores resultados.

Como nas primeiras 24 horas após o procedimento os fios transplantados ainda não estão devidamente firmes na região que os recebeu, é indicado repouso e o consumo constante de água, além de evitar tocar o couro cabeludo.

Demais cuidados para o período pós-operatório imediato incluem:

  • Não retirar o curativo realizado pelo médico responsável;
  • Alimentar-se normalmente;
  • Não aplicar gelo ou qualquer tipo de spray;
  • Não manter toalhas na cabeça;
  • Utilizar roupa de cama (fronhas e lençóis) macios;
  • Observar estritamente a medicação prescrita pelo médico.

Cuidados com transplante capilar: pós-operatório

A recuperação após a realização do transplante costuma se dar de modo simples e tranquilo, quando as orientações médicas são corretamente seguidas.

Para os primeiros dias em casa, as recomendações são:

  1. Não toque nas regiões que receberam os fios;
  2. Evite movimentos bruscos e atividades físicas por, pelo menos, uma semana;
  3. A higienização dos fios deve retornar após 72 horas do procedimento, com o uso de um pulverizador e xampu neutro;
  4. Não utilize acessórios como bonés, chapéus ou gorros;
  5. Não faça uso de secador de cabelos até a completa cicatrização da região;
  6. Gel fixador, pomadas capilares e demais produtos cosméticos capilares também devem ser evitados;
  7. Proteja-se de exposição solar contínua e de calor intenso.

Após 7 dias do transplante, o paciente deve retornar ao consultório para remoção de pontos e revisão cirúrgica.

Conclusão sobre 18 cuidados com transplante capilar

Neste artigo, trouxemos alguns importantes cuidados que devem ser levados em consideração por quem busca submeter-se ao transplante capilar.

A atenção a essas dicas de cuidados capilares pode garantir não somente os melhores resultados, como também auxiliam o seu organismo no processo de recuperação.

Como alternativa a esses procedimentos mais complexos, tais como as diferentes modalidades de transplante capilar disponíveis, Jet Hair – Maquiagem Capilar configura-se como uma excelente escolha para quem busca esconder ou disfarçar rarefações, clareiras ou pequenas falhas nos cabelos.

À base de queratina, a proteína responsável pelo crescimento dos fios, dá volume e densidade aos fios, de modo bastante natural. Além disso, é prático de aplicar e também de remover.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo sobre cuidados com transplante capilar. Não se esqueça de nos deixar o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close