8 dicas para não perder cabelo na adolescência

Você sabe o que é uma queda capilar? Sabe qual a relação da queda capilar com a adolescência? Neste artigo iremos falar tudo sobre a queda de cabelo na adolescência e daremos dicas para não perder cabelo na adolescência.

A queda capilar

A queda capilar ocorre em todas as idades, principalmente na adolescência, pois é uma ocorrência própria do ciclo de vida do cabelo que possui três etapas: fase anágena (crescimento), catágena (repouso) e telógena (queda). A queda capilar é um processo natural, pois quando um cabelo cai, a raiz do cabelo continua a produzir novos fios que crescerão no lugar daquele que caiu. Dependendo da quantidade de fios que caem diariamente, a queda pode não ser tão comum, indicando que ocorre algum problema ou revela que o adolescente possui tendencia a calvície hereditária.

A queda capilar na adolescência

A adolescência é uma época conhecida como uma das fases da vida que ocorrem diversos conflitos com a autoimagem. Uma preocupação ainda maior pode surgir quando, de repente, se nota que está ocorrendo uma grande queda capilar. Em adolescentes que possuem predisposição, verifica-se o afinamento e a rarefação dos fios que pode piorar após a puberdade, caracterizando a calvície androgenética.

Esse tipo de calvície afeta mais os homens, mas as mulheres também podem ser afetadas. Além das mudanças hormonais que podem provocar temporariamente a queda capilar, os cabelos dos adolescentes caem com maior intensidade quando o organismo sofre com a ausência de nutrientes. Outro motivo frequente é a exposição dos fios capilares à procedimentos químicos ou até uso de penteados que puxam os fios. O consumo de substancias como cigarro e álcool também podem impedir que os nutrientes necessários cheguem à raiz capilar.

Para o tratamento o profissional mais indicado que poderá fazer o diagnóstico correto sobre o que está causando a queda capilar e qual o tratamento adequado ao seu caso é o dermatologista.

Dicas para não perder cabelo na adolescência

Abaixo listamos as maiores dicas para não perder cabelo na adolescência. Confira:

1.      Não esfregue demais

Uma das principais dicas para não perder cabelo na adolescência é não esfregar os cabelos em excesso, pois isso pode causar uma queda capilar maior. Use shampoo e condicionador sempre que for necessário, procure evitar o uso excessivo de produtos durante e após o banho.

2.      Não use produtos demais

Utilizar poucos produtos no cabelo é uma das dicas para não perder cabelo na adolescência, pois o uso de muitos produtos pode proporcionar o aumento da queda capilar, até porque com isso você está fazendo com que os cabelos fiquem “sufocados”. Não há nada de errado utilizar um ou dois produtos, mas nunca utilize dez produtos, por exemplo. Utilize apenas aqueles produtos que você realmente necessita para manter os cabelos limpos e saudáveis.

3.      Secando naturalmente

Uma das dicas para não perder cabelo na adolescência é deixar os fios secarem naturalmente, pois isso dá mais liberdade aos cabelos, além de que evita que você fique utilizando secadores ou pranchas em excesso. Caso precise utilizar secadores, pranchas ou modeladores procure usar apenas em dias especiais.

4.      Tintura

A tintura é um dos fatores que causam queda de cabelo, então uma das dicas para não perder cabelo na adolescência é utilizar a tintura com moderação, não todo mês, mas de três a quatro meses para deixar os cabelos respirarem. Principalmente se a tintura possuir amônia, pois ela enfraquece a raiz, que consequentemente leva a queda capilar.

5.      Hábitos alimentares

É muito importante comer bem e seguir uma dieta saudável. Uma das dicas para não perder cabelo na adolescência é, caso você não possua bons hábitos alimentares e está sofrendo com uma queda capilar leve, é preciso mudar isso logo, pois a boa alimentação é a chave para a saúde do cabelo de adolescentes. Evite fast foods, alimentos gordurosos demais e alimentos que foram processados. Consuma alimentos naturais e saudáveis.

6.      Evite escovar os cabelos de maneira excessiva

Escovar os cabelos de forma excessiva pode provocar quebra e queda dos fios capilares, pois durante esse processo voce está alisando e puxando os fios. Uma das dicas para não perder cabelo na adolescência é tentar escovar os cabelos apenas duas vezes por dia.

7.      Evite produtos químicos

Utilizar produtos químicos de forma excessiva pode causar o acumulo de resíduos no couro cabeludo e isso pode favorecer a queda capilar. Uma das dicas para não perder cabelo na adolescência é evitar o uso de produtos químicos excessivamente, caso seja preciso, utilize com moderação, caso contrário, deixe-os de lado e tome muito cuidado.

8.      Evite a tração capilar

A tração capilar (ou puxões e até mesmo penteados apertados com elásticos) pode causar um tipo de calvície. Uma das principais dicas para não perder cabelo na adolescência é prender os cabelos fazendo tranças ou com elásticos mais soltos, como os elásticos em formato de mola.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog Jet Hair!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos