4 causas da dor na área do couro cabeludo – Parte 2

Como já sabemos, o couro cabeludo humano é composto de uma série de vasos sanguíneos, que fazem a circulação e levam ar à região, consequentemente fazendo o crescimento saudável dos cabelos. Essa parte de nossa cabeça precisa ser bem cuidada para não gerar resultados negativos, isto é, que possam afetar, de alguma forma, o desempenho do sistema corporal.

Em artigo anterior trabalhamos um pouco com esse conceito de couro cabeludo e com algumas causas que levam a dores nessa região, altamente vascularizada. No entanto, aqueles motivos não são os únicos. Veja, a seguir, mais quatro causas para dor na área do couro cabeludo.

1.     Exposição solar

No Brasil, a exposição ao sol é frequente devido a região tropical em que vivemos. Variando de estado para estado, a quantidade de tempo nesse clima é ainda maior e pode gerar diversos problemas ao fio de cabelo se não for cuidado da forma correta – e até gerar algum tipo de dor na área do couro cabeludo.

O excesso de exposição solar pode danificar as madeixas em vista aos raios ultravioleta, principalmente naqueles que apresentam algum problema de calvície ou alopecia. Busque utilizar protetores solares indicados para os cabelos ou região da cabeça e utiliza chapéus, bonés, entre outras proteções.

2.     Tração nos fios

A física já explica sobre tração há muito tempo. De acordo com o dicionário, seu significado é de “situação de um corpo quando submetido à ação de uma força que tende a alongá-lo”. Ou seja, quando você faz algum tipo de força em seu cabelo para que ele mude de forma, ele sofre uma tração e pode gerar dor na área do couro cabeludo.

No entanto, as pessoas não percebem de que forma isso pode prejudicar o fio. Ao mudar a consistência natural do cabelo com a tração, haverá algum tipo de ação para que isso aconteça. A força exercida no corpo das madeixas afeta o couro cabeludo, que pode acabar deixando a região toda dolorida.

Além dos danos apresentados, ainda há algo que pode ocorrer, chamada calvície de tração. Você sabia? Até mesmo supermodelos como Naomi Campbell já sofreram severamente disso.

3.     Secador e chapinha

Esse item está correlacionado aos dois anteriores. Parecido com o calor da exposição solar e com a tração feita nos fios de cabelo, o secador e a chapinha podem levar à dor na área do couro cabeludo. Isso ocorre, como já dito antes, devido a temperatura aplicada na região e pela força exercida no fio para que fique totalmente liso, como desejam as pessoas que fazem esse tipo de procedimento, ou têm essa qualidade de hábito.

Além de deixar essa área da cabeça dolorida, o excesso desses dois aparelhos pode gerar danos ao cabelo e, consequentemente, levar à queda.

4.     Alodinia

A nossa cabeça é composta de terminações nervosas, que se encontram na raiz dos folículos pilosos e que têm a função de proteger a região. Um pouco distinto dos outros e com o nome menos comum, a alodinia é uma doença que faz que o couro cabeludo sinta os estímulos nessa área de forma mais exagerada.

Ou seja, quem sofre com esse tipo de ocorrência pode ter mais dor na área do couro cabeludo. Portanto, é imprescindível se analisar o quadro de maneira profissional.

Outras causas para dor na área do couro cabeludo

Nós citamos, ao total das duas matérias, oito causas para dor na área do couro cabeludo. Todos esses motivos foram estudados e comprovados cientificamente por médicos especializados na área e são divulgados em veículos de informação como internet, TV, revistas, jornais etc.

No entanto, não existem apenas esses. Quando sentir essa área da cabeça um pouco dolorida, atente-se a todas as mudanças que seu corpo está sofrendo e, caso não se encaixe com os motivos citados, procure alguém para trazer boas informações para você. Assim, para que possa cuidar do quadro de forma mais efetiva e progressiva.

A busca por um especialista em dor na área do couro cabeludo

Após passarmos por tantas causas para esse problema, é preciso ficar explícito que dor na área do couro cabeludo não é normal. Mesmo que saibamos alguns dos motivos que levam a essa situação, é necessário que se procure um médico especialista na área sempre que sentir desconforto ou dor anormal (beirando o insuportável).

Dermatologistas podem indicar um tratamento específico para cada tipo de dor na área do couro cabeludo e até identificar outro motivo que leve a esse distúrbio capilar. Ou seja, é de suma importância buscar alguém que tenha estudado sobre isso e que tenha conhecimento na área.

Gostou do nosso texto? Deixe seu comentário e diga se já teve alguma dor na área do couro cabeludo e se descobriu o motivo que levou a esse problema. Sua participação é sempre muito importante para nós. E caso tenha indicações de novas pautas, basta dizer para nós, ok? Até a próxima!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos