5 dicas de cuidados com os fios de cabelo no inverno

Uma das estações do ano mais esperadas pela população de todo o Brasil traz consigo as baixas temperaturas. O inverno é tão desejado porque o país apresenta clima tropical, que é úmido e quente.

No entanto, isso nem sempre resulta em mil e uma maravilhas para os cabelos. Devido a essa mudança e ao clima ameno, essa época pode causar alguns problemas às pessoas, ainda mais quando se trata do cabelo. Veja, a seguir, cinco dicas de cuidados com os fios de cabelo no inverno e alguns erros comuns cometidos.

Conheça 5 dicas de cuidados com os fios de cabelo no inverno

1.      Água morna

Para um cabelo saudável e com o aspecto brilhoso é necessário uma lavagem feita sempre com água fria. Isso ajuda na circulação sanguínea dos vasos capilares que ficam em nossa cabeça – afinal, o calor é vasodilatador. E, além disso, regula a oleosidade em toda a extensão do fio e couro cabeludo.

No entanto, quando o clima está frio, é difícil manter esse tipo de método. Para não prejudicar totalmente os fios, utilize a água morna e xampus específicos para essa época do ano. Assim, você mantém a saúde dos fios.

2.      Hidratação

O nosso cabelo sempre requer hidratação para que fique saudável e com um aspecto de bem cuidado. Porém, quando chega o inverno, automaticamente a extensão do fio fica mais ressecada e o couro cabeludo não consegue manter a quantidade de óleo necessária para nutrição e crescimento de todo o fio de cabelo.

Entre os cuidados com os fios de cabelo no inverno, a hidratação é um que figura entre os muito importantes porque recompõe os nutrientes perdidos e essenciais, dessa forma, evitando o ressecamento das madeixas. O fio fica com um aspecto mais bonito e menos prejudicado devido ao clima frio a que está exposto – isso serve também para outras estações do ano, pois os fios se manterão em equilíbrio.

3.      Dormir com o cabelo molhado

Os cuidados com os fios de cabelo no inverno também são indicados para outras épocas. Por exemplo, o hábito de dormir com o cabelo molhado não é nada saudável e pode gerar problemas irreversíveis ao couro cabeludo.

Além de, potencialmente, se tornar um ambiente próprio para mofo, essa região pode fazer que a pessoa sofra com uma dermatite seborreica, um tipo incurável da caspa, que sempre volta pela falta de cuidados com os fios de cabelo no inverno ou em qualquer outra estação do ano. Ou seja, nunca vá para a cama sem antes secar os fios.

4.      Utilizar secador

Como uma das soluções para o item anterior, a utilização de secador de forma controlada pode ajudar nos cuidados com os fios de cabelo no inverno. Isso ocorre devido a necessidade de secá-los de forma rápida para que não seja necessário deitar com eles ainda não secos.

Mas é preciso cuidado. O uso constante dessa ferramenta em temperaturas altas pode prejudicar a consistência do fio e queimá-los pela quantidade de vezes utilizada. É necessária uma atenção especial, portanto, ao calor emitido pelo aparelho e, inclusive, tentar não fazer uso todos os dias. Caso contrário, a estrutura do fio será prejudicada – e muito.

5.      Massagem do couro cabeludo

Esse item está diretamente ligado ao fato de termos a cabeça totalmente vascularizada. Entre os principais nutrientes do sangue é justamente onde temos as maiores reservas de nosso oxigênio; então, quando circula de forma correta, o ar é levado a todas as partes e não causa nenhum problema.

Ao massagear o couro cabeludo, a região é estimulada a circular o sangue da melhor maneira, consequentemente levando mais oxigênio para a área. Isso ajuda nos cuidados com os fios de cabelo no inverno porque evita que ele caia de maneira progressiva pela falta de ar e faz com que o couro cabeludo fique mais saudável – e não cause outros transtornos para a extensão do fio.

A busca por um especialista

Caso você tenha algum problema com o cabelo, acredita que esteja envolvido o clima de temperatura baixa, mas as dicas anteriores não funcionaram, é indicado que procure de um médico especialista na área. Esses são alguns dos cuidados com os fios de cabelo no inverno. Entretanto, não evitam todos os problemas que a estação traz.

Um dermatologista tem as informações para tratar transtornos dermatológicos relacionados ao inverno ou até outros problemas que possam surgir. É sempre necessária a ida anual a esse tipo de médico para saber se você deve manter algum cuidado específico para que não gere mais incômodos.

Por isso, nossa recomendação é a seguinte: sempre conte com profissionais que tenham conhecimentos profundos sobre as questões relativas à sua saúde, pois são essas as pessoas que conseguirão levar pacientes ao tratamento e, potencialmente, à cura.

Gostou do nosso texto? Deixe sua opinião e se já fez alga um desses cuidados com os fios de cabelo no inverno. Não se esqueça de compartilhar com todas as pessoas que também sofrem com isso!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos