Remédio para osteoporose pode ser cura para calvície?

Você conhece a doença chamada osteoporose? Sabe o que é calvície? Será que o remédio para osteoporose pode ser cura para calvície? Neste artigo falaremos tudo sobre osteoporose, calvície e se o remédio para osteoporose pode curar a calvície.

A osteoporose

A osteoporose é a perda acelerada da massa óssea que surge durante o envelhecimento, causando a redução da absorção de cálcio e de minerais provocando a fragilização dos ossos e aumenta o risco de fraturas. A osteoporose pode ser classificada pela faixa etária dos afetados:

  • Forma primária: classificada em tipo 1 e tipo 2. A tipo 1 é conhecida como pós-menopausa que apresenta rápida perda óssea e as mulheres recentemente menopausadas são as mais afetadas, atingindo o osso trabecular e fraturas das vértebras e do rádio distal.

A tipo 2 é associada ao envelhecimento e surge pela falta crônica de cálcio, redução da função das adrenais, aumento da atividade do paratormônio, redução da formação óssea e hipertireoidismo secundário. Também ocorre a perda desproporcional do osso trabecular no tipo 1 e a do tipo 2 está associada a fraturas do colo dos fêmures, quadril, tíbia e pelves em mulheres idosas e também homens com mais de 65 anos de idade;

  • Forma secundária: ocorre após processos inflamatórios assim como alterações endócrinas, artrite reumatóide, mieloma múltiplo, falta de práticas de atividades físicas e por consumo de álcool e/ou medicamentos que possuem vitamina A, heparina e corticóides.

A calvície

Conhecida também como alopecia, a calvície é caracterizada pela queda parcial ou total dos fios capilares, podendo afetar outras áreas do corpo que possuem pelos. A calvície é mais perceptível no couro cabeludo e há diversos tipos e causas e dependendo disso pode ser reversível ou até mesmo irreversível, pois a calvície não possui cura, mas há tratamentos, assim como o remédio para osteoporose pode ser cura para calvície.

Normalmente nós perdemos cerca de 50 a 100 fios capilares. Sempre que um fio cai, ele é substituído por outro fio no mesmo folículo. Mas, com o avanço da idade, principalmente na velhice, o crescimento capilar torna-se cada vez mais lento podendo até mesmo parar. A calvície ocorre tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum em homens.

Remédio para osteoporose pode ser cura para calvície?

Sofrer com a queda capilar pode causar sérios problemas psicológicos em homens e também em mulheres e atualmente, há poucas alternativas para lidar com esse problema.  Pesquisadores descobriram que o remédio para osteoporose pode ser cura para calvície. Durante os testes de laboratório, os cientistas descobriram que a droga teve efeito forte sobre os fios estimulando-os a crescer. Esse medicamento possui um componente que tem como alvo uma proteína que age como um freio no crescimento do cabelo, o que seria uma das causas da calvície.

Nathan Hawkshaw, líder do projeto, disse a BBC que um teste clínico seria necessário para identificar se o remédio para osteoporose pode ser cura para calvície. Atualmente, apenas dois remédios estão disponíveis no mercado para tratar a alopecia: é o minoxidil e a finasterida. Os dois possuem efeitos colaterais e não são eficientes para sempre, então, muitas vezes os pacientes escolhem a cirurgia de transplante de cabelo para lidar com o problema. Mas, o remédio para osteoporose pode ser cura para calvície e ser uma das formas mais eficazes para quem sofre com a queda capilar.

A pesquisa que foi publicada na revista PLOS Biology, foi realizada em laboratório com amostras de folículos do couro cabeludo de mais de 40 pacientes homens que passaram por transplante capilar. Pesquisadores da Universidade de Manchester aderiram à antiga droga imunossupressora ciclosporina A, utilizada desde 1980 para impedir a rejeição de órgãos transplantados para diminuir os sintomas da doença autoimune.

Cientistas descobriram que o remédio para osteoporose pode ser cura para calvície, pois reduziu a atividade de uma proteína conhecida como SFRP1, importante reguladora de crescimento que atinge os tecidos, principalmente os folículos pilosos.

Mas por causa dos seus efeitos colaterais, a CsA não era ideal para o tratamento da calvície. Então a equipe analisou outros agentes que tinham como alvo a SFRP1 descobriram a WAY-216606 que era melhor para inibir a ação da proteína. Hawkshaw confirmou que o tratamento pode fazer diferença para as pessoas que sofrem com a queda dos fios capilares.

“Para quem sofre desse problema, os tratamentos podem ser prejudiciais. Não há um que seja totalmente eficaz. Por isso, as novas possibilidades de tratamentos são animadoras, já que oferecem mais alternativas as pessoas e que podem ser eficientes”, concluiu Hawkshaw.

Com isso, concluímos que o remédio para osteoporose pode ser cura para calvície e com esse estudo podemos entender que a cura da calvície está cada vez mais próxima o que é bom para quem sofre com essa doença que pode acabar com a autoestima de uma pessoa pelo fato de deixá-lo careca e mudar para uma aparência desagradável.

Gostou do artigo sobre se o remédio para osteoporose pode ser cura para calvície? Deixe o seu

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos