7 dicas para garantir mais volume aos fios

Você sabe o que é queda capilar? Quais são suas causas? Sofre com a queda dos fios capilares e deseja saber como garantir mais volume aos fios? Neste artigo falaremos tudo sobre o assunto e listaremos as melhores dicas para garantir mais volume aos fios.

Queda capilar

A queda capilar é um problema comum e que afeta milhões de mulheres e homens no mundo todo. Geralmente, os homens são os mais afetados pela calvície, porém, algumas mulheres também são acometidas por esse mal.

A calvície é a falta de fios capilares e há diversas causas para sua ocorrência. Dependendo da causa, há diversas formas para lidar com o problema. Perder cabelo é normal,  afinal perdemos até 100 fios por dia e, com o passar do tempo se tornam mais e mais finos e ficam rarefeitos.

Inclusive, é importante destacar: muitas pessoas apresentam queda capilar mais acentuada, o que pode ser resultado de um sinal de algum problema de saúde.

Causas

As causas mais comuns de queda capilar nos homens são:

  • Calvície areata;
  • Fungos e bactérias;
  • Anemia;
  • Excesso de oleosidade;
  • Sensibilidade a testosterona;
  • Doenças infecciosas;
  • Deficiência nutricional.

Já as causas mais comuns em mulheres são:

  • Anticoncepcional;
  • Anemia;
  • Baixa imunidade;
  • Causas psicológicas ou emocionais;
  • Grande quantidade de hormônio testosterona;
  • Problemas na tireoide;
  • Falta de vitaminas, principalmente ferro e zinco;
  • Eflúvio telógeno;
  • Sintomas da gravidez;
  • Excesso de química capilar;
  • Desequilíbrio dos hormônios.

Dicas para garantir mais volume aos fios

Abaixo, listamos as melhores dicas para garantir mais volume aos fios. Confira:

1.       Corte em camadas

Uma das dicas para garantir mais volume aos fios é apostar no corte em camadas. Procure fugir daqueles cortes retos e invista nas camadas. Para quem tem cabelos lisos, a dica é apostar em fios com camadas mais desconexas, o corte long bob com a parte frontal maior que a parte de trás também.

Já para quem tem cabelos cacheados, a dica é utilizar um corte com camadas mais uniformes.

2.       Texturização

Quando o cabelo é muito liso, parece que nada do que você fizer irá deixá-lo encorpado, e o mesmo ocorre com quem tem cabelos ondulados, em que os fios têm a tendência de ficar sem volume e definição. A dica para garantir mais volume aos fios é texturizar os cabelos. As ferramentas de calor, como chapinha ou babyliss, podem ajudar a criar ondas mais marcadas, mas sempre atentando para não superaquecer a região, pois o uso contínuo também prejudica os fios e pode inclusive levar à queda dos fios.

3.       Alimentação

A alimentação também é uma das formas para garantir mais volume aos fios. Procure evitar consumir alimentos que não contêm nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos, pois os alimentos que os contêm ajudam a melhorar a elasticidade do fio. Então, procure consumir mais nozes e peixes, assim você notará diferença no volume dos seus cabelos. E, como sabemos, um cabelo bem nutrido é saudável. Logo, o volume é sinal de viço.

4.       Xampu

A utilização de um bom xampu também pode influenciar no volume do seu cabelo. A falta de utilizar o produto ideal para o seu tipo de cabelo é um dos fatores que mais prejudicam os fios. Para garantir mais volume aos fios, escolha um xampu para o seu tipo de cabelo e sem silicone, pois ele favorece o aparecimento de gordura, maior inimiga dos cabelos mais finos.

5.       Evite lavar os cabelos à noite

A dica para garantir eles cabelos molhados faz com que os fios percam o volume e ainda pode causar fungos, consequentemente, caspa, o que também é prejudicial.

6.       Maquiagem capilar

A maquiagem capilar também ajuda a dar mais volume aos fios e disfarça a calvície. Esse produto consiste em microfibras de queratina ou algodão que aderem aos fios e são depositados ao couro cabeludo, dando a sensação de preenchimento e de volume. A aplicação desse produto é fácil e simples, podendo ser feita pela própria pessoa. A maquiagem capilar sai com enxágue, necessitando de reaplicação após o banho ou até mesmo imersão em água. Há maquiagens capilares que são mais resistentes à chuva ou até mesmo ao suor.

7.       Lavar os cabelos corretamente

Até mesmo um procedimento simples assim como lavar os cabelos pode deixar os fios mais volumosos, desde que ensaboe apenas as raízes, aplique o condicionador ou a máscara apenas no comprimento. Limpe regularmente o couro cabeludo e não o lave todos os dias, pois com isso você acaba retirando a camada protetora, o que deixa os fios mais fracos e sem volume.

Caso sinta necessidade, procure utilizar xampu de lavagem a seco, ideal para aquele dia em que está mais frio e você deseja evitar lavar e deixar a região molhada.

Gostou do artigo sobre as melhores ideias para garantir mais volume aos cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos