Conheça a melhor dieta para crescimento dos fios

Os seus cabelos chegaram a um ponto que não crescem mais? Você sabe o porquê isso ocorre? Nesse artigo falaremos tudo sobre os fios capilares e sobre a melhor dieta para crescimento dos fios.

Conheça a melhor dieta para crescimento dos fios

Os fios capilares

Para saber o porquê o seu cabelo está caindo é importante entender a estrutura dos fios capilares, que são:

  • Cutícula: parte externa dos fios que possui a função de proteger as camadas internas deles, além de ser responsável pela textura e pelo brilho do fio;
  • Córtex: parte interna do fio que representa cerca de 90% dele e é responsável pela espessura e pelo volume. Ele é composto quase que totalmente por queratina e grânulos de melanina que definem a tonalidade dos fios. Além disso, ele é responsável pelas funções mecânicas dos fios como a elasticidade, resistência e permeabilidade, ou seja, é ele quem estabelece o formato dos nossos cabelos;
  • Medula: parte central do fio que ainda não existem muitas informações sobre a sua presença e função que é muitas vezes descontinua ou ausente. Há estudos que indicam uma possível função da medula que está relacionada ao primeiro momento da fase de germinação dos fios, onde essa camada serviria apenas para direcionar o novo fio ao poro, mas nada foi confirmado.

Por que meus fios pararam de crescer?

Se você já notou que o seu cabelo nunca passa dos ombros, o primeiro passo é entender que não é somente a sua impressão e sim é preciso investigar o que anda causando isso. O crescimento dos fios capilares muda de acordo com a estação do ano (no inverno demora a crescer), tipo de cabelo (o liso cresce reto, o fino fica com pontas ralas e transparentes e o crespo e cacheado fazem a volta toda para mostrar que cresceram), genética e mudanças hormonais (principalmente após a menopausa e gravidez).

Quem tinge, faz chapinha, escova, alisa, vai à piscina ou praia frequentemente é comum reclamar que os fios não crescem. Eles crescem, porém podem arrebentar com facilidade e as pontas ficam feias. A dica é reparar no crescimento pela raiz e não pelas pontas, fazer hidratações e cortar os fios mantendo as pontas aparadas.

Outra dica é consultar um profissional para realizar o diagnóstico e analisar o seu caso, fale sobre todas as mudanças que você tem notado, desde alimentação até a intensidade de exercícios. A queda de fios tem solução, mas somente com a ajuda de um especialista que indicará o tratamento adequado para o seu caso.

Conheça a melhor dieta para crescimento dos fios

A melhor dieta para crescimento dos fios é feita com alimentos ricos em proteína que ajudam na formação do cabelo e faz com que os fios cresçam mais rápidos e mais bonitos. Além disso, há outros nutrientes que estão incluídos na melhor dieta para crescimento dos fios que são a vitamina A, ferro, zinco e vitamina C que são essenciais para o crescimento dos fios deixando-os mais brilhantes e saudáveis.

Os alimentos que são incluídos na melhor dieta para crescimento dos fios são:

Salmão e sardinha: esses alimentos são ricos em Ômega 3, a gordura saudável que não é produzida de forma natural pelo nosso corpo e precisa ser obtida através de suplementos ou alimentos. O salmão e a sardinha são alimentos que devem ser incluídos na melhor dieta para crescimento dos fios, pois ajudam a deixa-los mais brilhantes e saudáveis, além disso, ajuda a proteger o nosso corpo contra diversas doenças;

Sementes de girassol: alimento que contém alta concentração de vitamina E que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo que auxilia o cabelo a crescer mais rápido podendo ser incluída na melhor dieta para crescimento dos fios;

Vegetais folhosos: assim como a couve, acelga e agrião, esses vegetais possuem metilsulfonilmetano, um nutriente essencial para a saúde do cabelo, unhas, pele e cartilagem. Esses alimentos podem nutrir, aumentar a espessura e ainda ajudar no crescimento dos fios.

Amêndoas: esse alimento é essencial para fazer o cabelo crescer mais rápido por causa do seu alto teor de biotina. Uma xícara de amêndoas possui cerca de um terço da necessidade diária de biotina que ajuda a combater a queda capilar.

Carnes magras: os fios são compostos de proteínas e as carnes são essenciais para a nossa saúde e para o crescimento dos fios, pois possuem grande quantidade de proteína. Consuma carnes magras como o peru ou frango, que possuem menos gordura saturada do que a carne suína e bovina.

Abacate: os abacates são ótimos alimentos para serem incluídos na melhor dieta para crescimento dos fios, pois eles possuem alta concentração de ácidos graxos essenciais que protegem e fortalecem os cabelos. O abacate pode ser consumido e também utilizado como máscara capilar.

Gostou do artigo falando sobre a melhor dieta para fazer os fios capilares crescerem? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close