Quais as razões para surgimento da caspa?

Você sabe tudo sobre a caspa? Sabe como pode evitá-la? E tem conhecimento sobre quais são as razões para surgimento da caspa? Nesse artigo falaremos sobre a caspa e como evitá-la.

A caspa

Cada fio do nosso cabelo está fixado em uma unidade conhecida como pilo-sebácea que é a união de uma glândula sebácea e um folículo piloso. A glândula sebácea possui o papel de produzir toda a oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo. É uma mistura de lipídeos que possui propriedades antibacterianas que ajudam a controlar as bactérias.

A caspa é a eliminação em excesso das células mortas do couro cabeludo em processo de renovação e descamação da pele. Quando ocorre alguma alteração em nosso organismo ou uma inflamação na pele dessa área, as células acabam se acumulando e começam a ser eliminadas em forma de flocos brancos.

Geralmente, o processo da troca de pele do couro cabeludo ocorre aproximadamente em 28 dias, mas se há algum fator que desencadeou a manifestação da caspa, ele pode ocorrer de forma mais rápida e acabar agravando o quadro.

Quais são as razões para surgimento da caspa?

Há diversas razões para surgimento da caspa. São elas:

1.       Dermatite seborreica

Uma das principais razões para surgimento da caspa é a dermatite seborreica que é um componente inflamatório, pois o couro cabeludo fica mais irritado, vermelho e com coceira excessiva. Além do couro cabeludo, a dermatite seborreica pode atingir outras áreas do corpo assim como as sobrancelhas, dorso, face e colo. Em casos mais graves, doenças com baixa imunidade podem ser associadas a esse tipo de problema.

2.       Medicamentos

Há diversos medicamentos com atividade androgênica que podem causar a queda capilar, pois contribuem no trabalho as glândulas sebáceas. Um exemplo comum sobre isso é o uso de implantes hormonais utilizando a testosterona.

3.       Hormônios

Uma das razões para surgimento da caspa são os hormônios que são responsáveis por regular a atividade das glândulas sebáceas. De modo geral, os hormônios androgênicos são os que provocam essa produção. Qualquer desequilíbrio hormonal pode causar caspa.

Esse desequilíbrio pode ocorrer pela produção interna como a síndrome do ovário policístico ou até mesmo por ingestão como os produtos como amaranto, maca peruana e tribulus terrestris e anabolizantes.

4.       Instabilidade emocional

Esse é um dos casos que podem causar a queda capilar, assim como o estresse que eleva o cortisol plasmático. Isso pode ter como efeito direto na elevação da atividade das glândulas sebáceas e resultar em caspa.

5.       Fungos

Uma das razões para surgimento da caspa são os fungos, pois quando eles se multiplicam de forma exagerada podem causar uma inflamação. Todos nós possuímos fungos em nosso couro cabeludo, pois eles fazem parte da microbiota local.

6.       Produtos e tratamentos estéticos

Máscaras, hidratações, condicionadores e cremes de pentear em excesso são uma das principais causas da caspa. Esses produtos normalmente são cremosos ou oleosos e quando se acumulam no couro cabeludo acaba causando a caspa.

7.       Má alimentação

Uma das razões para surgimento da caspa é a má alimentação, pois quando ingerimos carboidratos simples como o açúcar, leite e derivados de leite, eles podem aumentar a oleosidade do couro cabeludo, e a oleosidade em excesso causa caspa e até mesmo a queda capilar.

8.       Secador

O secador pode ressecar a pele e o seu uso contínuo pode elevar a concentração do óleo no couro cabeludo. Quanto mais quente for o ar, pior será!

9.       Lavar os cabelos todos os dias

Isso mesmo, lavar os cabelos diariamente pode ser uma das razões para surgimento da caspa, pois o shampoo retira toda a secreção oleosa. O recomendado é lavar os cabelos dia sim, dia não, para evitar esse tipo de problema.

10.    Bonés e gorros

Cobrir a cabeça por um longo período também pode causar caspa, pois com boné ou gorro o seu cabelo estará abafado, logo a oleosidade é estimulada e consequentemente surge a caspa. Claro que não está proibido utilizar esses acessórios, mas procure utilizar com cuidado, por exemplo: utilizar o acessório por um período curto e retirar para deixar o couro cabeludo respirar.

Como evitar a caspa?

Para cuidar da caspa, há shampoos que próprios para trata-la como os especiais anticaspa. Os que têm substâncias adstringentes ajudam a remover o excesso da oleosidade na região. Há os antifúngicos que são a base de zinco e ajudam a combater a população de Malassezia, fungos que consomem gordura que encontram no couro cabeludo e se proliferam na mesma.

Em casos mais graves, o ideal é consultar um dermatologista para fazer o diagnóstico para descobrir a causa e indicar o melhor tratamento para você, desde loções e até mesmo fototerapia. Lembre-se de nunca utilizar fórmulas caseiras, pois podem piorar o estado do seu couro cabeludo.

Gostou do artigo sobre o porquê as caspas surgem? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos