Finasterida funciona para calvície? Descubra a verdade

Você sabe o que é calvície? Será mesmo que a finasterida auxilia no tratamento da calvície? Neste artigo, falaremos tudo sobre a finasterida e calvície e mostraremos se é verdade que a finasterida funciona para calvície. Acompanhe todos os detalhes sobre o tema a partir de agora!

Finasterida funciona para calvície? Descubra a verdade

Calvície

Todas as pessoas são vaidosas, ainda mais quando se trata do cabelo. A queda capilar pode causar baixa autoestima para alguém que está sofrendo com esse problema, pois muitos têm medo de que seja calvície.

Mas isso não pode ser desculpa para verificar se é calvície ou não. Afinal, só com um diagnóstico claro, é possível combater esse quadro tão incômodo, não é mesmo?

Normalmente, perdemos cerca de 100 a 120 fios por dia, e esses fios que caem são substituídos por um novo, o que acaba iniciando um novo ciclo de crescimento. Porém, com o avanço de idade, os fios ficam cada vez mais finos e podem até mesmo parar de crescer e, em consequência, ocorre à calvície.

A calvície é definida pela redução parcial ou total dos fios capilares, podendo afetar até mesmo os pelos de outras áreas do corpo. Essa condição é a maior existente tanto em homens como em mulheres. Porém, a calvície é mais comum nos homens.

Os principais fatores que podem levar à calvície são herança genética, distúrbios emocionais e hormonais. Até mesmo problemas com a higiene e a má alimentação podem causar essa condição. Não há cura para a calvície, porém há tratamentos que são eficientes.

Lembrando que é muito importante consultar um médico profissional que possui experiência em casos como esse para que ele possa verificar e diagnosticar a causa da sua queda capilar, o nível que está e qual é o melhor tratamento que deve ser feito.

Um dos tratamentos que são normalmente indicados são o uso de medicamentos, como a Finasterida.

Finasterida

A finasterida foi desenvolvida nas décadas de 1970 e 1980 e aprovada nos Estados Unidos pelo FDA (Food and Drug Administration) em 1992 para o tratamento de hiperplasia prostática, e em 1997 para tratamento da calvície androgenética. No Brasil, o registro do medicamento Propecia foi atribuído pela portaria nº 312 da ANVISA de 27 de Abril de 1998.

Atualmente, além do medicamento genérico, as marcas Finalop e Propecia estão disponíveis nos comércios do Brasil. Tanto FDA quanto a ANVISA aprovaram a utilização da finasterida apenas para os homens, não sendo permitida para crianças e mulheres.

Em 2006, a agência mundial de controle antidoping WADA proibiu a utilização da finasterida por atletas. A partir do ano de 2009 ela foi retirada da lista de medicamentos proibidos. A seguir vamos esclarecer algumas dúvidas sobre se a Finasterida funciona para calvície.

Finasterida funciona para calvície?

A Finasterida é um medicamento que precisa ser consumido com ou sem alimentos. Ela é metabolizada pelo fígado, e tem 50% da sua quantidade eliminada 6 horas após o consumo em homens entre 18 a 60 anos de idade.

E a excreção ocorre por meio da urina e das fezes. A finasterida funciona para calvície, e ela foi desenvolvida em laboratório para atuar como inibidor seletivo da enzima 5-alfa-redutase.

Essa enzima é responsável pela conversão de testosterona em um andrógeno mais forte, a dihidrotestosterona que é responsável pelo processo da miniaturização e rarefação dos fios capilares.

A utilização diária garante que a finasterida funciona para calvície. Na dose recomendada é possível reduzir mais de 60% da concentração de dihidrotestosterona no sangue e do couro cabeludo, mantendo os níveis de testosterona com um leve aumento de 10% a 20%.

Um dos primeiros estudos sobre se a finasterida funciona para calvície foi publicado no Journal of American Academy of Dermatology. Nesse estudo foram seguidos 1553 homens entre 18 a 41 anos de idade que possuem alopecia androgenética.

Segundo os resultados do estudo, a finasterida funciona para calvície a partir do terceiro mês de uso, com melhora de até 66% dos casos a partir de dois anos de uso. A conclusão é que o tratamento com finasterida de 1 mg por dia diminui a progressão da calvície e eleva o crescimento dos fios capilares em homens que usaram o medicamento por 2 anos.

Outro estudo avaliou a eficácia que a finasterida funciona para calvície possui após 10 anos de uso, notando que o efeito não reduz com o tempo.

A finasterida funciona para calvície em homens. Portanto, os seus resultados podem variar e é muito importante que ela seja indicada por um médico profissional. Para adquirir melhores resultados evite a automedicação, e é muito importante ter um acompanhamento médico para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.

Gostou do artigo sobre se a finasterida funciona para calvície? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Todas as novidades sobre calvície, seus tratamentos e saúde capilar você encontra aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close