Duas dicas para identificar a diferença entre cabelo crespo e cacheado

Tanto o formato do cabelo como sua cor, textura e espessura são determinadas ainda quando o ser humano é apenas um embrião. Os genes, códigos no interior das células, responsáveis pelos cabelos, se unem para determinar a forma e cor do cabelo do feto, sabendo que, se o pai tiver genes recessivos “características mais fracas” em relação aos genes da mãe, o cabelo do filho de ambos sairá com o formato dos cabelos da mãe e vice-versa.

O cabelo é formado por vários tipos de proteínas, principalmente a chamada creatina, e no interior dessa substância há átomos de enxofre (elemento químico). Quando dois desses átomos se unem, eles formam outra substância chamada de dissulfeto (composto orgânico que encerra o radical -S:S- ligado à cadeia de carbono). E quanto mais ligações dessas, mais enrolado o cabelo será. Isso que determinará as diferenças entre cabelo crespo e cacheado.

Outro fato que determina o formato do cabelo é o formato do óstio folicular (“buraco” onde nascem os fios de cabelo). Se o óstio folicular for redondo o cabelo nascerá liso, se for ovalado o cabelo será ondulado e se caso ele seja elíptico o fio de cabelo será encaracolado.

A eumelanina que é outro tipo de melanina é o que faz os cabelos serem escuros, já os cabelos loiros quantos mais claros forem menos eumelanina eles possuem. Nos cabelos ruivos há a presença de feomelanina (outro tipo de melanina) que dá aos fios o tom avermelhado. Melanina também é responsável pela produção dos fios grisalhos, quanto mais avançada em idade uma pessoa for mais fios brancos ela terá.

Curiosidades sobre os cabelos

O cabelo cresce em média um centímetro por mês e uma pessoa adulta possui mais de cem mil fios de cabelo, e estes podem ficar de seis a oito anos em sua cabeça, ao passar esse tempo, esse cabelo cai pra dar lugar a um novo que nascerá em seguida.

Outro fator importante para identificar uma das diferenças entre cabelo crespo e cacheado é que os fios podem mudar o formato com o passar da idade de uma pessoa. Um ser humano só saberá de fato o formato de seus cabelos a partir de dezesseis anos de idade, pois até essa idade o corpo passará por muitas transformações, como crescimento da pele, crescimento dos ossos etc. Também os fios de cabelos no começo da vida do ser humano, são finos e vão engrossando com o tempo, os hormônios são os principais causadores dessa mudança.

A alimentação saudável, práticas de exercícios físicos também ajudam a manter os cabelos sempre belos e sedosos, pois com os nutrientes necessários contidos nos alimentos, farão com que eles cresçam mais fortes e bonitos.

Eliminar alguns maus hábitos como: fumo, não dormir o suficiente, comer alimentos gordurosos, ingerir alimentos processados, farão você estar bem consigo mesmo e, claro, com suas madeixas. Com isso tudo, vejamos então algumas dicas para identificar as diferenças entre cabelo crespo e cacheado. Confira.

Conhecendo diferenças entre cabelo crespo e cacheado

1.       Nomeando os cachos

Identificar as diferenças entre cabelo crespo e cacheado não é uma tarefa muito difícil, pois ambos trazem características bem peculiares e similares, mas que se observadas e até mesmo as suas cores, é possível distingui-los.

O que define a diferença de um cacho para outro é basicamente a abertura da espessura das “voltinhas” que os fios fazem ao crescer. Na classificação dos fios, os cacheados são representados pelo número 3, pois são volumosos e mais definidos que os cabelos ondulados, por isso há certa dificuldade de a oleosidade chegar até a ponta dos fios, fazendo com que esses sempre estejam com aparência de ressecados. Por isso que esse tipo de cabelo merece um cuidado especial frequente como: hidratação adequada, nutrição e construção capilar.

Os cachos podem ser classificados com algumas letras e números. Veja

Cacho 3A: São cachos mais aberto e hidratados;

Cacho 3B: Os cachos são bem mais fechados e podem estar sempre com o efeito frizz;

Cacho 3C: Estes são mais ressecados que os anteriores e são bem mais grossos.

2.        Fios de cabelo crespos são mais ressecados que os cacheados

Uma das diferenças entre cabelo crespo e cacheado mais notórias é a de que cabelos conhecidos como crespos têm as aberturas bem mais fechadinhas que as dos cabelos cacheados, por isso são naturalmente secos. O cabelo crespo também é bem mais fraco e quebradiço, por isso precisa de cuidados ainda mais especiais. Necessita que sempre o dono desse cabelo esteja fazendo umectação para evitar a queda e o aparecimento de pontas duplas.

Identificar as diferenças entre cabelo crespo e cacheado é essencial para que seu dono possa cuidar da melhor forma deles. Pois alcançar a definição natural, não é uma tarefa fácil, mas as pessoas que têm esse tipo de cabelo podem usar e abusar das texturizações. Os cabelos crespos também são diferenciados e nomeados com as seguintes letras e números, vejamos:

Crespo 4A: esse tipo é o que mais absorve umidade do ar;

Crespo 4B: são mais angulares e ficam no formato de Z;

Crespo 4C: é o mais ressecado e volumoso de todos. Quem possui esse tipo de cabelo pode usá-lo como um belíssimo Black Power.

Agradecemos por ler esse post sobre as diferenças entre cabelo crespo e cacheado. Deixem nos comentários suas perguntas e dúvidas que entraremos em contato.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos