6 cuidados essenciais para cabelos no verão

Os cuidados essenciais para cabelos no verão se tornam prioridade quando chega o sol forte. Raios solares, vento, areia, água do mar, suor em excesso e cloro de piscina são agentes perigosos para a saúde capilar.

Mas não dá para passar o verão sem curtir tudo isso, não é mesmo? Portanto, é fundamental conhecer todos os cuidados essenciais para cabelos no verão e passar as férias ou o recesso de fim de ano sem se preocupar.

Outra preocupação importante é com o ressecamento capilar. Manter a hidratação dos fios e do couro cabeludo é fundamental para enfrentar a estação mais quente do ano.

6 cuidados essenciais para cabelos no verão

Cuidados para cabelos no verão

Nessa estação, como as pessoas tendem a suar mais e a ação dos raios solares é mais direta e intensificada. Tudo isso, somando-se à poluição etc., faz com que o processo de agressão aos fios, mesmo que partindo do ambiente, se potencialize.

Confira alguns cuidados essenciais para cabelos no verão:

1 ) Proteja seu cabelo do sol

Os raios ultravioletas são agressivos para a pele e para os fios de cabelo. Além do ressecamento, os cabelos podem ficar desbotados, descoloridos (caso haja tinturas) ou sem brilho.

No mercado, já é possível encontrar diversos produtos para a proteção capilar (protetor solar para cabelos). Use-os sempre que ficar muito tempo exposto(a) ao sol. Além disso, bonés e chapéus podem ajudar na proteção contra os raios de sol.

2) Proteja seu cabelo da sujeira

Manter o cabelo sempre limpo é primordial no verão. Por isso, lave-o bem após o banho de piscina ou mar. Deixe o produto – seja xampu ou condicionador – agir no cabelo por alguns minutos antes de enxaguá-lo.

Além da estética ruim, isso pode ocasionar mau cheiro e danos à saúde dos fios. Doenças de pele podem se agravar nesse período.

3) Proteja seu cabelo do ressecamento

O ideal é que as hidratações sejam intensificadas um mês antes de ir à praia. Mas, se já passou da época, não tem problema: comece esse cuidado capilar o quanto antes.

Entre os cuidados para cabelos no verão, a hidratação é a mais importante para a saúde e para a estética capilar. Se este ainda não é seu hábito, procure hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana ao longo dos meses de sol escaldante.

4) Proteja seu cabelo de químicas

Em qualquer fase do ano, as químicas pesadas podem prejudicar a força dos fios e trazer irritações e doenças de pele no couro cabeludo. Já no verão, elas são quase proibidas pelos especialistas. Dizemos ‘quase’, porque evidentemente o ponto é a liberdade de escolha de cada pessoa, claro.

Com o excesso de agente externo já atingindo o seu cabelo, aplicar mais um item na lista pode ser perigoso. Além disso, o excesso de sol tende a estragar ou alterar os efeitos desse tipo de química.

Por exemplo, tinturas fortes tendem a ficar desbotadas (ou até sofrer alterações constrangedoras de cor). Para não correr esse risco, o ideal é evitar o uso desses produtos no verão.

5) Proteja seu cabelo da umidade

Entre os cuidados essenciais para cabelos no verão, é fundamental ter um olhar atento ao excesso de umidade, principalmente depois daquele pulo na piscina.

Muitas vezes, pessoas de cabelos longos prendem os fios ainda molhados (com toda sujeira do mar e da piscina ou colocam o boné/chapéu após sair da água. Cuidado! Isso acaba tendo proliferação de fungos e bactérias, que podem virar algo pior. Procure sempre secar bem o cabelo com uma toalha.

6) Proteja seu cabelo do emaranhado

Fios sujos e molhados podem bagunçar e dar nó. Para quem tem o cabelo um pouco mais longo, um dos cuidados é penteá-lo logo após os banhos.

Cuidados para cabelos no verão: descuidos são perigosos

É muito comum se descuidar da saúde capilar no verão, principalmente em viagens para a praia. Muitas pessoas deixam até mesmo de levar os produtos essenciais na mala e usam o xampu do hotel.

Esse comportamento é muito perigoso, principalmente para quem faz algum tipo de tratamento (como o encobrimento de entradas e calvícies). Afinal, você não está acostumado com aquele produto, o que pode trazer danos e até alergia. Ou, então, não ser o produto ideal para o seu tipo de cabelo.

Manter a saúde do couro cabeludo e dos fios é fundamental para ter melhores resultados. Por isso, não deixe de cuidar do cabelo para curtir o verão sem dor de cabeça! Ao arrumar a mala, acrescente um protetor solar para cabelos. Esse produto é facilmente encontrado em farmácias e lojas de cosméticos.

Tem mais alguma dúvida ou dica de cuidados essenciais para cabelos no verão? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close