Cabelo cai mais no verão: mito ou verdade?

Você tem notado que o seu cabelo anda caindo mais que o normal? Será mesmo que o verão pode afetar os fios? Neste artigo, falaremos se realmente o cabelo cai mais no verão ou é apenas um mito. Acompanhe a seguir!

A estrutura capilar

Os fios do nosso cabelo são compostos por 3 partes:

Cutícula: parte externa do fio que protege as camadas internas, responsável pelo brilho e pela textura. Trata-se de “escamas” dos fios: quando estão alinhadas, “fornecem” maciez, quando desalinhadas, causam aspereza. A cutícula é a parte mais prejudicada por agressores externos, como tinturas, permanentes, secadores, chapinha, escovas, poluição, umidade e até mesmo o Sol;

Córtex: parte interna conhecida como “coração do cabelo”, representa cerca de 90% do fio e é responsável por sua espessura e seu volume. O córtex é constituído quase que totalmente por proteínas e grânulos de melanina, que fornecem cor ao cabelo. Além disso, o córtex é responsável pelas funções mecânicas, assim como a permeabilidade, a elasticidade e a resistência;

Medula: parte central do fio, que fica abaixo do córtex e da cutícula. Não há informações concretas sobre a sua função, pois a sua presença no cabelo é, muitas vezes, descontínua ou até mesmo inexistente. Muitos especialistas acreditam que a medula surge apenas em cabelos brancos. Alguns estudos apontam que uma possível função da medula esteja relacionada ao primeiro momento da fase de germinação do fio, onde ela serviria apenas como uma “direcionadora” do novo fio ao poro. Porém, nada ainda foi concluído.

Cabelo cai mais no verão: mito ou verdade?

A queda de cabelo é normal, ocorre com todas as pessoas. Nós perdemos entre 100 e 120 fios por dia, mas quando essa quantidade é maior, é muito importante consultar um médico especialista/dermatologista.

Podemos dizer que sim, o cabelo cai mais no verão, e você já deve ter notado grandes quantidades de fios no ralo do banheiro, travesseiro ou até mesmo no pente. Tudo isso não é motivo para entrar em pânico.

Não existe, ao certo, uma época do ano em que os fios caem mais, pois o fator de queda não é somente externo, ou ambiental, mas sim depende da razão da queda, assim como seus fatores: estresse, uso inadequado de produtos e até mesmo má alimentação.

Podemos afirmar que o cabelo cai mais no verão porque ocorre uma diferença no ciclo dos fios durante as estações. Nota-se mais no verão por submeter o cabelo às agressões externas como o cloro da piscina ou água salgada do mar. No outono, a queda de temperatura faz com que os folículos se contraiam, o que acaba alterando o crescimento dos fios.

Para você entender melhor sobre como tudo funciona, conheça a seguir todos os cuidados que você precisa ter para cuidar de seus cabelos no verão. Vamos então, continuar investigando se é verdade a frase ‘cabelo cai mais no verão’. Confira!

Como cuidar dos cabelos no verão?

Agora que já sabemos o porquê que o cabelo cai mais no verão, como cuidar dele nessa época? Primeiro, precisamos evitar aspectos como os seguintes:

  • Excesso de água salgada, cloro e exposição ao sol, pois o excesso de areia, suor ou resíduos, juntamente com o excesso de oleosidade, aliados ao clima quente, podem surgir micoses, dermatites e até mesmo inflamações no couro cabeludo;
  • Protetores solares próprios para a pele no couro cabeludo, pois isso pode obstruir os poros dos fios, causando queda capilar;
  • O uso de selantes de pontas à base de silicone e ir diretamente se expor ao sol ou utilizar secador, pois isso se dissolve dentro das fibras capilares e desestrutura os fios;
  • Tração em excesso com o cabelo molhado, pois a elasticidade dos fios aumenta e eles se tornam mais maleáveis. Quando ocorre a tração, os fios podem se quebrar;
  • O uso dos mesmos xampus, tonalização, hidratação e alisamento que foram utilizados durante o inverno.

Para evitar que o cabelo cai mais no verão, é preciso mantê-lo sempre limpo, principalmente após praticar alguma atividade física. Mesmo no dia que você já tenha lavado o cabelo, lave-o novamente, dependendo, é claro, do seu tipo de raiz, se for mais oleosa. A oleosidade é uma inimiga que faz os fios caírem em excesso.

Outra dica é investir em xampus à base de ervas, assim como babosa, jaborandi e jojoba, a fim de limpar o couro cabeludo de forma adequada. Procure também se atentar à existência de substâncias fototóxicas em xampus, óleos e máscaras que reagem com o Sol e se tornam mais tóxicas ao fio.

Procure investir em produtos que contenham substâncias fotoprotetoras para evitar a oxidação da fibra capilar com a exposição solar em excesso. Pessoas que têm cabelos ralos e finos precisam utilizar produtos com fotoproteção e chapéus/bonés.

Gostou do artigo sobre cabelo cai mais no verão? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos