6 melhores vitaminas para saúde dos cabelos

Você conhece a estrutura dos seus fios capilares? Sabe o quanto as vitaminas são importantes para a saúde deles? Neste artigo, falaremos sobre as melhores vitaminas para saúde dos cabelos.

6 melhores vitaminas para saúde dos cabelos

Estrutura capilar

A estrutura dos nossos fios é composta por três camadas:

Cutícula:camada externa dos fios que tem a função de proteger as camadas internas dos fios, além disso, é responsável por sua textura e seu brilho;

Córtex:camada interna que representa 90% do fio, aparece logo abaixo da cutícula e é responsável por sua espessura e seu volume. Essa camada é constituída por proteínas e grânulos de melina (o que define a tonalidade do fio). Além disso, é responsável pela elasticidade, resistência, permeabilidade e o formato dos fios;

Medula:camada central do fio que fica entre a cutícula e o córtex. Não há informações definitivas sobre a sua função e a sua presença ao longo do cabelo é descontínua ou até mesmo inexistente. Muitos especialistas acreditam que a medula aparece apenas em cabelos brancos. Alguns estudos indicam que uma possível função esteja relacionada ao primeiro momento da fase de germinação do fio, em que a camada serviria apenas como “direcionadora” do novo fio ao poro, porém nada conclusivo.

Nos dias atuais, as melhores vitaminas para saúde dos cabelos são essenciais. Nós vivemos em uma sociedade que possui um ritmo de vida agitado. Isso acaba diminuindo o consumo de alimentos ricos em nutrientes importantes e, somando-se a isso, os níveis de estresse são elevados.

A utilização das vitaminas em produtos cosméticos é comum; isso porque os nossos cabelos sofrem agressões externas no cotidiano; assim como também recebem impactos cosméticos e embelezadores, como com uso de ferramentas de calor – secadores e chapinhas –, alisamentos, tinturas, entre outros.

6 melhores vitaminas para saúde dos cabelos

Abaixo, listamos as melhores vitaminas para saúde dos cabelos. Confira:

1.       Vitamina A

Uma das melhores vitaminas para saúde dos cabelos é a vitamina A, por ser um antioxidante conhecido como retinol. A vitamina A tem a função de promover a saúde dos cabelos e auxilia na produção de um sebo saudável, substância oleosa produzida pelo couro cabeludo, o que mantém os fios hidratados. Além disso, essa vitamina ajuda a combater os radicais livres que causam a queda dos fios. Mas lembre-se de que, em excesso, a vitamina A pode trazer problemas e efeitos colaterais.

2.       Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B devem ser incluídas entre as melhores vitaminas para saúde dos cabelos. Elas são: B3, B5, B6, B7, B8 e B12, que apresentam funções como melhorar a circulação sanguínea, evitar a queda capilar, fortalecer os folículos capilares e as suas células, eliminar a pele morta da raiz, ajudar a manter a cor natural dos fios, combater a caspa e ajudar a melhorar a saúde do sangue no sistema nervoso.

3.       Vitamina C

A vitamina C é uma das melhores vitaminas para saúde dos cabelos por ser solúvel em água e ter propriedades antioxidantes. Ela é fundamental para a produção de colágeno, proteína que representa um terço do nosso organismo, principalmente os cabelos, a pele e os ligamentos. Como antioxidante, a vitamina C auxilia na proteção contra os danos causados pelos radicais livres, que deixam os fios mais fracos e frágeis.

4.       Vitamina D

Suplementos alimentares que contêm vitamina D podem ser usados contra a queda capilar, pois auxiliam na recuperação de sua estrutura. A falta dela deixa os fios mais finos e fracos.

Conforme estudos recentes, a vitamina D tem um papel importante nas células-tronco dos fios capilares. Isso ocorre por meio de seus receptores celulares chamados de VDRs, que são essenciais para que ocorra o ciclo normal do fio e no processo de renovação e manutenção dos fios.

Ao comprometer essas células, a falta de vitamina D interrompe o processo e, em consequência, aumenta a queda capilar.

Estudos sugerem que a queda capilar por deficiência de vitamina D ocorre também na alopecia areata, condição autoimune caracterizada pela queda total dos fios e pelos, formando falhas no couro cabeludo ou em qualquer parte do corpo que possui pelos.

5.       Vitamina E

Se você deseja que os seus cabelos fiquem mais saudáveis, a vitamina E é uma das melhores vitaminas para saúde dos cabelos, pois,além de ajudar a prevenir a queda, também combate os cabelos brancos. A vitamina E é um antioxidante que promove fluxo sanguíneo saudável e ajuda a manter a circulação no couro cabeludo. Com isso, auxilia na produção de novos fios, principalmente em casos de recuperação de queda capilar.

6.       Vitamina H – ou Biotina

A vitamina H é uma das melhores vitaminas para saúde dos cabelos. Conhecida como biotina, ajuda a evitar a queda capilar e o ressecamento dos fios, além da descamação do couro cabeludo.

Biotina auxilia na produção da queratina, proteína importante para a composição dos cabelos. Esse nutriente traz outros benefícios assim como fios mais fortes e resistentes, previne o surgimento de fios brancos, deixa os fios com uma aparência mais saudável e rejuvenescida e repara a espessura dos fios.

Alimentos que são ricos em biotina são amendoim, noz picada, farelo de trigo e amêndoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close