5 razões por que calvície está se tornando mais comum

Atualmente, a calvície é cada vez mais comum entre os homens do que a geração anterior e muitos se perguntam por que isso está acontecendo? Neste texto falaremos tudo sobre a calvície e as cinco razões por que calvície está se tornando mais comum.

A calvície

Geralmente, perdemos cerca de 100 a 120 fios capilares por dia, que são substituídos por outro no mesmo folículo, dando início a um novo ciclo de crescimento. Muitas pessoas acabam ficando assustadas, porém, isso é normal. Com o avanço de idade, os nossos cabelos tornam-se mais frágeis e o seu crescimento tende a ser mais lento, podendo até mesmo parar e resultar em calvície.

Conhecida como alopécia, a calvície afeta tanto os homens quanto as mulheres em qualquer faixa etária. E essa condição é caracterizada pela redução parcial ou total dos fios capilares, podendo afetar até mesmo outras áreas do corpo que possuam pelos.

A maioria dos tipos de calvície não possui uma cura, porém há tratamentos com o uso de injeções de corticoide, minoxidil e finasterida que podem ajudar. Há também indivíduos que recorrem ao transplante capilar ou ao uso de perucas. E é muito importante, assim que notar alguma mudança, consultar um profissional especialista, como dermatologista ou tricologista, para que ele possa diagnosticar e orientar qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Tipos de calvície

Existem tipos e causas diferentes da calvície. As mais comuns são:

Alopécia androgenética: a forma mais comum que ocorre quando o hormônio testosterona é convertido para DHT (dihidrotestosterona). Não apenas por questões hormonais, mas também a condição hereditária favorece para o surgimento da calvície androgenética;

Alopécia areata: ocorre a perda repentina dos fios em uma certa área. A sua causa ainda é desconhecida, porém muitos especialistas acreditam que esse tipo de calvície ocorre devido a uma desordem autoimune;

Alopécia tóxica: esse tipo de calvície ocorre após uma febre alta ou doença grave. Também ocorre por causa de doses excessivas de medicamentos que possuem vitamina A, tálio e retinóides;

Alopécia cicatricial: ocorre em áreas do couro cabeludo que possuem ferimentos, queimaduras, infecções por fungos ou bactérias que impedem o crescimento dos fios;

Alopécia universal: tipo mais agressivo dessa condição, pois ocorre a perda total dos fios capilares e dos pelos corporais.

Por que calvície está se tornando mais comum?

Abaixo listamos as cinco razões por que calvície está se tornando mais comum. Confira:

1.       Estresse

Atualmente, com a rotina corrida, as pessoas tendem a ficar mais estressadas e essa é uma das principais razões do por que calvície está se tornando mais comum. O estresse é um dos fatores que causam o aumento da queda capilar e calvície.

Além disso, ele é um catalisador de várias reações no organismo relacionadas a essas condições. O estresse também pode fazer com que o indivíduo adote um hábito de vida nada saudável, como a redução de atividade física, dieta desequilibrada e tabagismo, o que pode potencializar ainda mais os seus danos.

2.       Medicamentos

Uma das razões por que calvície está se tornando mais comum é o consumo de medicamentos, como polivitamínicos, que estão ligados a outro hábito que vem se tornando cada vez mais frequente: a automedicação e a facilidade de adquirir estes medicamentos que acabam contribuindo para um consumo desnecessário e, muitas vezes, excessivo.

Alguns exemplos são inibidores de apetite, antidepressivos e hormônios sintéticos. Além disso, os anticoncepcionais também estão relacionados ao aumento da queda capilar e calvície.

3.       Anabolizantes

Os anabolizantes e hormônios bioidênticos também são uma das razões por que calvície está se tornando mais comum. O uso deles é cada vez mais comum entre os jovens que buscam por uma melhor aparência e desempenho. O uso de forma incorreta destas substâncias pode causar o aumento da pressão, acne, impotência, câncer e pode ser até mesmo fatal.

Além disso, os anabolizantes também podem causar o aumento da queda capilar e da calvície. Dependendo da quantidade utilizada e da predisposição genética, o quadro pode evoluir de forma rápida para a calvície definitiva, irreversível.

4.       Alimentação

A mudança dos hábitos alimentares também é um dos principais fatores do por que calvície está se tornando mais comum. Isso porque, com a rotina corrida, as pessoas não conseguem se alimentar de forma correta e isso causa deficiência nutricional.

Para compensar, muitos acabam optando pelo uso de alimentos fortificados e polivitamínicos. Porém, essa atitude pode levar ao aumento da queda capilar que pode ocorrer por conta da deficiência e também pelo excesso de vitaminas.

5.       Procedimentos e produtos capilares

Procedimentos e produtos capilares como colorações e alisamentos são uma das razões por que calvície está se tornando mais comum.

A busca por mudanças no visual e a necessidade de acompanhar as tendências fazem com que os fios sejam talvez a parte do corpo mais sujeita a procedimentos, e atualmente houve um aumento no uso de produtos e procedimentos capilares que causam danos aos fios como a quebra e até a provocar dermatites no couro cabeludo.

Outros procedimentos como penteados muito apertados e apliques podem causar a calvície por tração que resulta na perda definitiva dos cabelos.

Gostou do texto sobre por que calvície está se tornando cada vez mais comum? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos