Alopecia de tração: Quanta pressão o fio de cabelo aguenta?

Existem três camadas que constituem os fios capilares. Essas podem ser afetadas pela calvície de diferentes formas; até mesmo por causa de penteados que podem causá-la. Neste artigo, falaremos tudo sobre a alopecia de tração, o quanto de pressão os nossos fios aguentam e o que fazer em casos desse tipo.

Estrutura capilar

As camadas que compõem os fios capilares são:

Cutícula: camada externa dos fios, aquela que conseguimos visualizar. Sua função principal é a de proteger as camadas internas dos fios e também é responsável pelo brilho e textura dos fios. Essa é a parte que mais sofre danos por agressores externos como: tinturas, permanentes, umidade, sol, poluição, vento, babyliss, chapinha, água do mar, secador, entre outros;

Córtex: camada interna do fio capilar, que aparece logo abaixo da cutícula capilar. Essa camada é conhecida como “coração do cabelo” e representa cerca de 90% do fio, sendo responsável pelo volume e espessura. O córtex é constituído quase que totalmente por proteínas e grânulos de melina – pigmentos que definem a tonalidade do fio. O córtex também é responsável pelas funções mecânicas assim como permeabilidade, elasticidade e resistência;

Medula: camada central do fio, que fica entre a cutícula e córtex. Não há informações sobre sua função. O que se sabe é que a medula está presente ao longo do fio. Muitas vezes sendo descontínua ou até mesmo ausente. Muitos especialistas acreditam que surge apenas em cabelos brancos. Alguns estudos acreditam até que a sua função esteja relacionada ao primeiro momento da fase de germinação do fio e é como uma “direcionadora” do novo fio a partir do poro. Porém, nada conclusivo até agora.

Calvície

Um individuo pode perder entre 100 a 120 fios capilares por dia, o que é considerado normal. Porém, quando a velhice chega, o crescimento dos fios tende a ficar mais lento, podendo até mesmo cessar e resultar em calvície.

Também conhecida como alopecia, a calvície é caracterizada pela queda parcial ou total dos cabelos, podendo atingir até mesmo outras áreas do corpo que possuem pelos. Essa condição afeta tanto homens quanto mulheres de qualquer faixa etária.

A calvície possui diversos tipos e causas diferentes assim como hereditariedade, cuidados inadequados com os cabelos, estresse e até mesmo alopecia de tração que é causada pela pressão intensa de penteados por um longo período.

A força excessiva sobre a raiz do cabelo causa o seu arrancamento e causa danos ao folículo, podendo causar a queda da produção do fio. A calvície por tração pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo uma das possíveis causas da queda capilar em crianças e adolescentes. Não há outros sintomas relacionados à queda capilar, na calvície por tração. Pessoas com grande tensão nos cabelos relatam dores de cabeça e aumento da sensibilidade no couro cabeludo, por exemplo.

Alopecia de tração: Quanta pressão o fio de cabelo aguenta?

Seja por gosto pessoal ou até mesmo necessidade profissional, alguns hábitos associados aos cabelos favorecem o seu comprometimento. Assim, penteados muito apertados ou a utilização de apliques são considerados como condições de risco para a alopecia de tração.

Penteados como trança boxeadora ou “boxer braid”, cornrows, rastafári, unicórnio e dreadlocks podem causar a queda e alopecia de tração. Contudo, mais importante que o estilo do penteado, ainda assim, é a tensão exercida sobre a raiz dos fios.

O rabo de cavalo, apesar de ser menos complexo, costuma ser um dos penteados relacionados à queda, dano e alopecia de tração por causa da tensão que exerce sobre a raiz. Isto é, em geral os fios são amarrados de forma muito apertada, causando tensão na raiz.

A alopecia de tração é comum em mulheres negras, pois afrodescendentes possuem fios mais finos e mais frágeis, podendo até mesmo quebrá-los quando se recorre a penteados. A calvície por tração também pode afetar os homens que fazem coque de samurai e dreads, pois também causa a mesma pressão que o rabo de cavalo que pode arrancar os fios, danificar os folículos e causar a queda.

Os nossos fios aguentam pressão, sim. Porém, se for excessiva, pode causar danos aos fios. Por isso que é muito importante tomar diversos cuidados como: afrouxar e fazer mudanças constantes de penteados.

Em caso de apliques, a sua remoção deve ser definitiva. Dependendo do estágio do comprometimento capilar, ainda é possível impedir o avanço da queda e recuperar os cabelos.

Procure utilizar laços para prender os cabelos mais frouxo, até mesmo aqueles em formato de mola, pois não causam nenhuma pressão sobre os fios capilares e os deixam mais livres de qualquer dano que um laço apertado pode causar.

Por isso, que é muito importante, ao notar falhas capilares, procurar e consultar um médico dermatologista para que tal profissional possa diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Gostou do artigo sobre a alopecia de tração e o quanto que um fio capilar aguenta de pressão? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos