5 características fundamentais de fios de cabelo

Normalmente, o cabelo de cada pessoa apresenta características únicas, não apenas pela aparência dos fios em si, mas também pelos tratamentos, cortes, penteados, tinturas, escovas e toda a variedade de procedimentos que podem ser feitos no cabelo. Contudo, quando se leva em conta a etnia das pessoas, os cabelos são agrupados em três tipos: caucasiano, africano e asiático.

E, a partir daí, cada tipo vai apresentar características fundamentais de fios de cabelo; as características que são comuns a todos os fios são a queratina, que é o principal componente dos fios de cabelos, além da cutícula, do córtex e da medula.

Mas, o que será que faz com que cada tipo de etnia apresente características fundamentais de fios de cabelo diferentes? O responsável por isso é o folículo piloso, um elemento interno do fio. Ele é diferente para cada etnia capilar.

Os cabelos africanos possuem folículos pilosos ovais, enquanto o cabelo asiático, os folículos arredondados, já os cabelos caucasianos, característica geralmente associada ao homem branco descendente de europeus, possui um folículo de forma intermediária entre os dois tipos anteriores, ou seja, cada qual possui características fundamentais de fios de cabelo.

Agora vamos falar das diferenças entre esses tipos de cabelo. São elas:

1. Espessura – os cabelos asiáticos são os mais grossos, enquanto os africanos são os mais finos; novamente aqui os cabelos caucasianos ficam num nível intermediário entre os outros dois. Essa é a primeira das características fundamentais de fios de cabelo.

2.  Volume – em relação ao volume, ou quantidade de cabelos, os caucasianos são os que apresentam maior volume, com uma média de fios entre 86 a 146 mil fios por pessoa, dentre as três cores que fazem parte dessa etnia, que são o loiro, o preto e o ruivo. Os cabelos africanos, em geral pretos, ficam com uma média entre 50 e 100 mil fios, e entre os asiáticos a média é entre 80 e 100 mil fios.

3. Variação de crescimento – nesse caso, o cabelo asiático fica com a maior taxa de crescimento, com 1,3 centímetros de crescimento ao mês, seguido pelo cabelo caucasiano, com 1,2 centímetros e, por último, o cabelo africano com 0,9 centímetros ao mês.

4. Quebra dos cabelos – os cabelos africanos são os mais frágeis e, portanto, propensos à quebra, ter mais nós e mais pontas duplas, e isso acontece por que eles são mais finos e secos do que os outros dois tipos. Na contramão disso estão os cabelos asiáticos, que por serem mais grossos e regulares ficam menos propensos a quebrar e, mais uma vez, os caucasianos ficam entre um e outro.

5. Queda de cabelo – aqui não há tantas diferenças em relação às características fundamentais de fios de cabelo, isso por que as causas que levam à queda dos fios ocorrem em todas as etnias e são, em geral, os fatores genéticos, desregulação hormonal e estilo de vida. Mas, ainda assim, existem algumas características fundamentais de fios de cabelo em relação à queda. principalmente para duas etnias. São elas:

  • a)Em cabelos caucasianos ocorre com mais frequência à alopécia androgenética que é o tipo mais comum de calvície;
  • b)Em cabelos africanos ocorre mais outros dois tipos de calvície: a alopécia de tração, que é quando muita pressão é aplicada ao fio, e a alopécia central centrífuga ligada ao uso de pranchas e produtos químicos nos cabelos.

Maquiagem Capilar Jet Hair – A solução ideal para a calvície

Agora que já explicamos as características fundamentais de fios de cabelo, vamos dar uma dica para quem está com problema de queda de cabelo.

Estamos falando de maquiagem capilar e de um produto que realmente cuida dos cabelos, ajuda a disfarçar a perda de fios, tem qualidade comprovada e ainda por cima é produzido no Brasil. Estamos falando da maquiagem capilar Jet Hair.

As maquiagens Jet Hair são aprovadas pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde, ou seja, é certeza de qualidade comprovada e é 100% totalmente nacional. Os produtos têm por objetivo a sua saúde e seu bem-estar, o que se traduz em qualidade de vida.

O Pó Jet Hair é resistente à água, suor e vento, é hipoalergênico e produz uma aparência natural dos fios. Esse produto contém microfibras de queratina com eletroestática para garantir a aderência aos fios, não mancha a pele e, além de tudo isso, não é testado em animais e nem se utiliza de nenhum produto de origem animal. Para retirar o Pó Jet Hair do couro cabeludo basta lavar os cabelos com qualquer tipo de shampoo.

E então, gostou das informações sobre as características fundamentais de fios de cabelo que abordamos nesse texto? Deixamos de esclarecer algum ponto ou alguma informação ficou de fora? Deixe seu comentário para a gente saber.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos