Chapéus e calvície: existe relação?

Será mesmo que existe alguma relação entre chapéus e calvície? Imaginamos que muitos dos nossos leitores já ouviu algum conselho sobre não usar chapéus por muito tempo, pois poderia causar algum problema no couro cabeludo. Acompanhe, então, no texto de hoje, se há, afinal de contas, a relação entre chapéus e calvície.

Será que esses conselhos que apontamos anteriormente têm mesmo algum fundamento? Para responder à essa pergunta é preciso primeiro entender o que é e o que causa a calvície.

A alopecia androgenética, nome oficial da calvície, é a maior causa da queda de cabelos, que atinge boa parte da população mundial, em especial, os homens. Ao desenvolver esse problema, a pessoa vai passar por um processo de afinamento e encolhimento dos fios de cabelo, provocando a queda desses fios.

Os dois motivos mais comuns para isso acontecer é a hereditariedade genética e a desregulação do hormônio masculino, por isso a calvície é muito mais comum nos homens do que nas mulheres.

Há outros motivos que também podem causar a queda de cabelos, como alcoolismo, tabagismo, dietas ditas milagrosas, cosméticos, remédios, algumas doenças, dermatites, alergias e exercer muita pressão sobre os fios (como um penteado muito apertado, por exemplo).

Usos de chapéus provoca calvície?

Levando em consideração o último item que citamos acima, , essa é uma das relações que podemos apontar entre chapéus e calvície, que seria, no caso, o chapéu, boné ou mesmo capacete, estarem tão apertados na cabeça do indivíduo que causaria muita pressão no couro cabeludo.

No caso de os chapéus realmente estarem muito apertados, o que é raro de acontecer, eles podem provocar a chamada alopecia de tração por meio da pressão exercida nos fios de cabelo.

Outra relação entre chapéus e calvície que podemos apontar é, de forma mais indireta, em que o uso excessivo de chapéus provoca o abafamento do couro cabeludo, o que facilita o suor, e ambientes abafados e úmidos são o local ideal para o desenvolvimento de fungos que, por sua vez, ocasionam dermatites que, por fim, causam a queda de cabelos.

O que diz a Ciência?

Não há estudos científicos que comprovem a relação entre chapéus e calvície, mas uma pesquisa publicada no International Journal of Dermatology tratou do caso de enfermeiras que desenvolveram calvície devido ao uso constante do gorro de cirurgia. Nesse texto, foi percebido que 3,5% dessas profissionais apresentaram algum tipo de calvície no local onde o fecho do gorro de cirurgia tinha contato com o couro cabeludo.

Por que é tão difundida a relação ente chapéus e calvície?

Apesar de a relação entre chapéus e calvície ser uma condição rara, ela é bastante difundida porque pessoas que estão já em um estado de calvície avançado tentam usar chapéus com maior frequência para esconder o problema, por isso acabam associando uma coisa à outra.

Contudo, a melhor maneira de saber o que está acontecendo com o seu cabelo é procurar um médico para que ele avalie o seu caso e possa dar início ao tratamento mais adequado, até porque cada pessoa tem suas particularidades.

Existem também no mercado alguns produtos cosméticos muito bons para cuidar dos cabelos e ainda disfarçar a calvície. Entre eles, está a maquiagem capilar.

Maquiagem Capilar Jet Hair – a solução ideal para a calvície

Esse é um produto que realmente cuida dos seus cabelos, ajuda a disfarçar a perda dos fios, tem qualidade comprovada e é produzido no Brasil. Com a Maquiagem Capilar Jet Hair, você não vai mais precisar se preocupar com a relação entre chapéus e calvície.

As maquiagens Jet Hair são aprovadas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, ou seja, a certeza de qualidade comprovada. Os produtos têm por objetivo a sua saúde e o seu bem-estar, o que se traduz em qualidade de vida.

O produto Jet Hair é resistente à água, ao suor e ao vento, é hipoalergênico e produz uma aparência natural dos fios.

O produto contém microfibras de queratina com eletroestática para garantir da aderência aos fios, não mancha a pele e não é testado em animais nem se utiliza de nenhum produto de origem animal. Para retirar o Pó Jet Hair do couro cabeludo, basta lavar os cabelos com qualquer tipo de xampu. E fica tudo sem qualquer resíduo. Prático e fácil!

E então, gostou das informações sobre a relação entre chapéus e calvície que abordamos neste texto?Deixamos de esclarecer algum ponto ou alguma informação ficou de fora? Deixe seu comentário! Continue conosco nos próximos conteúdos; afinal tudo de melhor e mais atual sobre calvície e cuidado com os seus cabelos você encontra aqui.

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos