Uma das dúvidas mais frequentes no Google e também nos consultórios de dermatologistas é: “O que são cabelos saudáveis de verdade?” E você, já se perguntou isso alguma vez?
Se pararmos para imaginar o que são cabelos saudáveis, é comum ver a seguinte imagem na cabeça: fios sedosos, couro cabeludo hidratado e, é claro, um cabelo muito cheiroso.
Mas, será que essas imagens representam, de fato, o que são cabelos saudáveis? Confira as nossas dicas para descobrir se está tudo bem com o seu cabelo.
O que são cabelos saudáveis: checklist
Resistência à queda
Uma das principais características dos fios saudáveis é a resistência à queda. Aminoácidos e uma proteína chamada queratina são os responsáveis por formar os nossos fios de cabelo, os quais são protegidos por uma cutícula.
Quando eles são expostos a ações externas, como calor, sujeira, maresia ou até mesmo a escovação, é essa cutícula que os fazem suportar tudo isso sem maiores danificações.
Se eles estão fracos, podem cair em maior quantidade, principalmente ao passar o pente ou tomar banho. Ao observar isso, busque a ajuda de um especialista.
A queda do cabelo também pode estar ligada à força da raiz do fio. Caso ela esteja fraca, os fios ficarão mais sensíveis a toques, pentes, escovas e à própria massagem que fazemos ao lavar o cabelo durante o banho.
Sem pontas duplas
Principalmente nos cabelos mais longos, é normal observar a presença de pontas duplas quando eles não estão saudáveis. Essa é uma das maneiras mais fáceis de entender o que são cabelos saudáveis para analisar o seu.
Cabelo macio
Se os seus cabelos estão macios e apresentam movimento natural, é provável que eles estejam saudáveis. Uma das maneiras de observar o que são cabelos saudáveis é passar a mão pelos fios.
O ressecamento é o principal sinal de fio desidratados e isso é sinônimo de falta de saúde nos fios. Verifique se não é uma ação do shampoo ou de outros produtos aplicados em seu cabelo.
Brilho
Ao imaginar o que são cabelos saudáveis é normal que a primeira imagem que nos vem à cabeça seja de fios extremamente brilhantes. E é verdade! O brilho do cabelo é sinal de saúde, nutrição e hidratação.
Sem coceiras e descascamento
Ligada a diversos fatores patológicos, aquelas casquinhas do couro cabelo são um sinal de alerta para a verificação da saúde dos fios, assim como a coceira incessante – mesmo após a lavagem.
É importante destacar que esses sintomas nem sempre estão relacionados à falta de higiene. E, portanto, podem apontar para problemas no couro cabeludo. Nesses casos, o ideal é buscar a ajuda de um dermatologista.
Somente isso revela o que são cabelos saudáveis?
Na verdade não! Esses pontos são apenas aspectos externos e visíveis do cabelo. Ou seja, aqueles sintomas que percebemos em casa, no cotidiano. Mas apenas exames e consultas mais aprofundadas poderão detectar a falta de nutrientes, hidratação e, até mesmo, a causa para isso.
Por isso, é fundamental estar atento a esses sinais. Durante o banho ou pela manhã, tire alguns minutos para cuidar do seu cabelo. Passe os dedos entre os fios e sinta a textura deles, analisando a maciez.
Observe o chão do banheiro ou o ralo do boxe, esses lugares costumam ficar cheios de fios quando estamos com queda. Além disso, é importante também notar a cor e o brilho do seu cabelo, caso apresente anormalidades, é importante buscar a ajuda de um profissional.
Como deixar os cabelos mais saudáveis?
Confira as dicas para dar mais saúde aos seus fios de cabelo de forma simples!
Lavagem
A lavagem é o cuidado mais básico que podemos ter com o nosso cabelo. Opte por shampoos adaptados para o seu fio de cabelo e faça alguns testes antes de definir o seu favorito.
Secagem
Cabelos molhados ou úmidos podem ser prejudiciais para a saúde do couro cabeludo e dos fios. Por isso, seque bem após o banho.
Exposição ao sol
Mesmo em épocas mais frias, como o inverno, a exposição ao sol pode danificar os fios e deixá-los mais sensíveis. Uma boa dica é usar produtos com proteção contra raios UV.
Ao sair para um ambiente externo por muito tempo, opte por usar boné ou chapéu.
Hidratação
A principal fonte de hidratação do seu cabelo ainda deve ser a água que você ingere. Por isso, beba, em média, 3 litros de água por dia. Além disso, alguns produtos especiais podem auxiliar essa hidratação do couro cabeludo.
Busca por profissionais
A saúde dos cabelos não é apenas uma questão estética. O auxílio médico também poderá ajudar você a ter um melhor bem-estar e mais qualidade de vida. Agende uma consulta sempre que notar algo fora do comum.
Produtos de qualidade
Escolha muito bem os produtos que você vai aplicar em seus cabelos. É importante sempre pesquisá-los e compreender os benefícios que eles trarão para os seus fios.
E pra você, o que são cabelos saudáveis? Deixe a sua opinião nos comentários!