Calvície e estações do ano: qual a relação?

Já acessou alguma consulta de clima tempo hoje? Nesta semana? Neste mês? Não? Pense então nesta questão: “Calvície e estações do ano: qual a relação?”

Você tem ideia da resposta?

Pois aqui está: a queda de cabelo é maior em determinadas estações do ano, mas a calvície é uma outra coisa.

É comum que popularmente, no dia a dia, as pessoas associem calvície e estações do ano, entretanto há uma distinção entre esses termos.

A calvície, também chamada de alopecia androgenética, é hormonal e influenciada, também, por fatores genéticos. Então temos o que se chama de miniaturização do folículo piloso.

A calvície é uma doença, mas a queda de cabelo é um processo natural.

Queda Sazonal e sua relação com a calvície e estações do ano

Se seus cabelos estão caindo muito, calma. Pode ser uma queda sazonal, bem diferente de uma alopecia areata. Essa condição é uma doença autoimune e que, em casos mais graves, causa a desativação total do folículo piloso.

A calvície areata diferencia-se da calvície androgénetica por vários motivos, mas os mais evidentes são porque a areata apresenta como sintomas cabelos que caem em tufos, deixando calvas várias regiões arredondadas, de diversos diâmetros nos lugares onde havia cabelo.

Calvície androgenética e areata também se diferenciam porque aquela tem como principais causas a ação hormonal e a genética. Ao passo que esta não tem, ainda, causa descoberta, mas é comumente associada ao estresse. Ambas configuram quadros de perda de cabelo.

Já a queda sazonal não é uma doença, e como o próprio nome explica, tem a duração de uma estação. Por isso é popularmente ligada à calvície e estações do ano. Ou seja, é normal que em épocas específicas do ano, os cabelos tendam a cair em maior quantidade.

Resumindo, a queda de fios é sazonal e os fios que caem dão lugar a cabelos novos. Já a perda de fios, se não diagnosticada e tratada a tempo de ser controlada, pode resultar em calvície irreversível.

Outono, de 20 Março a 21 de Junho

Se a sua dúvida sobre calvície e estações do ano é saber se o cabelo cai mais no inverno ou no verão, a resposta é nem em uma nem em outra estação.

A estação conhecida por ser temporada em que os cabelos mais caem é o outono. Então, se seu cabelo costuma cair nessa época, tranquilize-se!

Queda de cabelo no outono é normal.

Trata-se de um período do ano em que se percebe o aumento acentuado e, por vezes, multiplicado de fios de cabelo caindo. Nessa época a quantidade de fios que caem por dia chega à casa dos 600, seis vezes mais que o normal.

Inverno, 21 de Junho a 23 de Setembro

O frio agride os cabelos, que estranha a estação e sua aparência não esconde o quanto se sente prejudicado nessa época do ano. Com a fibra capilar enfraquecida, o frio danifica os fios assim como a poluição.

Nossa pele, em especial os lábios, ficam ressecados e chegam a partir. Não é diferente com os fios de cabelo. As suas células são danificadas e se não cuidarmos disso, os fios vão ficando cada vez mais fracos e quebradiços.

Durante o inverno, a umidade baixa e a permanência de eletricidade estática no ar contribuem significativamente para o ressecamento e enfraquecimento dos fios de cabelo, causando o efeito triboelétrico.

No ar, durante o inverno somado à umidade baixa, a eletricidade estática permanece na superfície do cabelo e, por isso, os fios ficam com a aparência de “arrepiados”. Nesse momento, é comum a aplicação de óleos cosméticos para desfazer tal aparência.

Mas é preciso lembrar que esses produtos, quando em excesso e sem serem bem retirados após um dia de uso, prejudicam o couro cabeludo, que permanece sujo. Esses fatores favorecem a queda de cabelos que pode se transformar em calvície.

Portando, calvície e estações do ano nesse caso se relacionam devido ao mau hábito com a aplicação de óleo para cabelo ressecado.

Primavera, 23 de Setembro a 22 de Dezembro

É normal que o cabelo reaja às mudanças climáticas na entrada de uma nova estação do ano. Por isso tanto se fala em calvície e estações do ano.

Na primavera ocorre uma queda significativa de fios, fazendo muitos se desesperam e perguntarem aos quatro cantos do mundo como fazer o cabelo parar de cair urgentemente.

O que deve ser observado mesmo é se depois de seis semanas do início da primavera, assim como no início do outono, há uma queda de fios que ultrapasse a quantidade normal.

Verão, 22 de Dezembro a 20 de Março

Calvície e estações do ano: no verão, o maior predador dos cabelos são os maus hábitos.

O sal do mar e a exposição ao sol causam fortes danos aos cabelos. Muitos ao se refrescarem em passeios na praia negligenciam os cuidados com os cabelos, deixando-os sujos e desprotegidos.

Lembre-se: manter os fios e, principalmente, o couro cabeludo limpo é de fundamental importância para a prevenção tanto da queda como da perda de cabelo.

Por isso, nunca deixe de retirar o sal da água do mar do cabelo e, assim que possível, lave-o muito bem para a retirara de todo o sal acumulado. Essa é a melhor forma de como proteger o cabelo da água do mar.

A oleosidade é um dos fatores que contribui no processo de queda capilar. Para combatê-la, a higiene dos cabelos deve ser redobrada, pois o verão é a época em que mais suamos.

Diante de uma queda capilar intensa no verão, surge aquele medo de sempre: lavar o cabelo. Esse medo surge porque a hora do banho é o momento em que mais se percebe a grande quantidade de fios que caem do couro cabeludo.

Mas deixar de lavá-lo só resultará em um cabelo oleoso e com queda.

Cuide da higiene capilar com um shampoo para cabelo oleoso e procure manter o cabelo sempre limpo.

Deixe seu comentário e contribua com as pesquisas que fazemos para você!

Você ficou com alguma dúvida? Precisa de um conselho sobre calvície? É só escrever logo abaixo no espaço para comentários.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos