Baixas temperaturas para reverter calvície: funciona mesmo?

Dizem que as baixas temperaturas para reverter calvície são ideais para solucionar essa questão com os cabelos que, a princípio, é vista somente como estética, mas, na verdade, afeta a autoestima e, portanto, o psicológico sofre simultaneamente com os fios que caem.

Veja a seguir o que separamos a respeito desse assunto e tire suas dúvidas.

Uso do secador de cabelo

Os danos que o secador de cabelos causa são incontestáveis. Se a princípio uma escova deixa os cabelos com uma aparência bonita, é só molhar os fios que o resultado aparece. Ficam quebradiços e cheios de frizz.

Quanto mais quente estiver o secador, melhor o resultado da escova, entretanto, dermatologistas alertam que para manter a saúde do cabelo, a temperatura do aparelho deve estar na mais baixa, ou melhor, deve ser usado o ar frio.

Mas a notícia que talvez não lhe agrade muito é que uma escova com ar frio é praticamente impossível. Então a solução é você se habituar com seus cabelo natural, sempre hidratá-lo e deixar para escová-lo esporadicamente.

Já para quem usa o aparelho apenas para secar os fios, a recomendação é que seja utilizado o ar frio. Dessa maneira, a saúde do cabelo é preservada.

Quanto aos fios que sofreram danos e se quebraram devido ao enfraquecimento de suas hastes, tranquilize-se, porque quando eles votarem nascer, virão sem essas características.

Mas agora vamos falar de frio. Você sabia que pacientes com câncer já podem contar com um tratamento de baixas temperaturas para reverter calvície?

Veja a seguir como é o tratamento e ajude a divulgar essa notícia.

Crioterapia: uma saída para quem faz quimioterapia

Também chamado de cold capcapcap, essa terapia consiste no congelamento da pele do couro cabeludo, consequentemente, dos vasos sanguíneos. A terapia diminui a circulação do sangue em até 40%.

Nesse tratamento de baixas temperaturas para reverter calvície, congela-se também a circulação dos medicamentos utilizados para tratar o paciente com câncer, ainda que não impeça a chegada de todas as drogas quimioterápicas ao folículo piloso.

Dessa maneira, evita-se uma grande queda, ou ainda, a queda total de fios de cabelo.

Resultados

Todo paciente com câncer sob terapia quimioterápica deve ser alertado de que o tratamento com baixas temperaturas para reverter calvície não é garantido. Com taxa de sucesso pouco acima de 50%, em alguns casos chegando até 73%, é importante evitar uma frustração.

A frustração mais o quadro de câncer podem prejudicar ainda mais o paciente tanto fisicamente, quanto psicologicamente, uma vez que na sua grande maioria o câncer traz choque emocional agudo dada á sua gravidade e impacto no organismo.

Como é o cold capcap?

Uma touca é colocada na cabeça enquanto o paciente está fazendo sua sessão de quimioterapia.

Como se trata de um meio utilizado com baixas temperaturas para reverter calvície, a função da touca é esfriar o couro cabeludo para que haja uma inibição da ação das drogas sobre o folículo capilar.

O folículo piloso está no couro cabeludo e em todas as outras partes do corpo onde nascem pelos. Também chamado de unidade folicular, é composto ou por um fio de pelo ou por um fio de cabelo.

O folículo vem acompanhado de um bolbo, que podemos considerar como uma glândula sebácea sudorípara. De um folículo, pode surgir de 1 a 5 pelos visíveis a olho nu. Em caso de calvície androgenética, o folículo sofre uma miniaturização, perdendo a sua força.

Quando o folículo piloso perde a sua força, não tem mais como atuar no crescimento dos fios de cabelo e pelos, e é nesse momento que os pelos caem.

Na crioterapia, a touca é regulada para estar a 10°C, o que causa incômodo nos pacientes devido ao forte frio direto na cabeça. Muitos reclamam de dor, mas preferem passar pelo frio intenso a perder o cabelo. A sensação térmica sentida pelo paciente é de 5°C.

O paciente passa pelo processo iniciando o resfriamento do couro cabeludo 30 minutos antes da sessão, permanecendo com o couro cabeludo resfriado de 90 a 120 minutos após.

Levando em consideração que uma sessão de quimioterapia dura duas horas, o paciente fica com a sensação térmica de 5° em sua cabeça por até quatro horas, quatro horas e meia.

Alertamos, sobretudo, que baixas temperaturas para reverter calvície como o cold capcap não devem compor tratamentos de pacientes com quadro de câncer nas células do sangue, tais quais leucemia e linfoma, pois a sua atuação envolve a circulação sanguínea.

Como se aquecer em uma terapia a baixas temperaturas para reverter calvície?

É recomendado a todos os pacientes que usem uma manta sobre a cabeça durante a sessão. Isso ajuda a permanecer com a touca e a controlar o frio.

Também ressaltamos a importância que há na uniformidade da sensação de frio. Sob a terapia do cold capcap, o paciente deve informar se a sensação está em toda a cabeça para que o tratamento tenha resultados positivos.

Em casos de dores de cabeça, analgésicos podem ser utilizados. Entretanto, é necessário que o médico seja consultado para que ele receite o medicamento adequado caso a caso.

Como a temperatura é bastante baixa, o paciente ocasionalmente encontrará gelo em seus cabelos. Não é necessário se assustar com isso, trata-se apenas de uma consequência da baixa temperatura.

Deixe um recado para nós

Já conhecia o cold capcap? Diga o que acha dessa terapia e tire suas dúvidas aqui com a gente. É só deixar um comentário logo abaixo.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos