Amônia e saúde dos cabelos são as principais preocupações para quem quer manter os fios sempre fortes e resistentes, evitando quedas e calvícies.
Afinal, o excesso de química colocado no cabelo, por meio de produtos e cosméticos, pode ocasionar a fraqueza dos fios, além de outros danos à saúde.
Mesmo que o assunto amônia e saúde dos cabelos seja bastante conhecido, ainda há muitos mitos e muitas dúvidas sobre o tema.
Veja a seguir as respostas para as principais perguntas sobre amônia e saúde dos cabelos.
Amônia e saúde dos cabelos: como funciona?
A amônia é um componente químico alcalino, ou seja, possui pH alto. Com isso, ela é capaz de abrir escamas na cutícula dos fios. Essa estratégia é usada, principalmente, para alterar a cor do cabelo.
Ao abrir a cutícula, a amônia libera a entrada de outros agentes, como tinta de cabelo, água oxigenada, alisamentos etc. No entanto, esses produtos podem ser maléficos à saúde capilar.
Logo, amônia e saúde dos cabelos são temas que não combinam. Outro motivo para isso é a ação catalisadora da amônia, quando interage com os fios de cabelo. Esse efeito acelera todas as reações que ocorrem no cabelo, como a pintura ou a descoloração. Sendo assim, a amônia também pode piorar os danos.
As principais consequências da amônia no cabelo é o enfraquecimento e a quebra dos fios, podendo gerar calvícies – mesmo quando não há tendência genética.
A estética dos cabelos com amônia
Outro grande problema da aplicação da amônia no couro cabeludo é a questão estética. A aparência dos fios sofre alteração, ocasionando desconforto e baixa autoestima.
Em geral, os fios impactados pela amônia ficam:
- Com frizz
- Com alta opacidade e falta de brilho
- Com quebras
- Com desalinhamento (aspecto de bagunça)
- Com pontas duplas
Com isso, mesmo após lavar e pentear o cabelo, é possível observar uma aparência ruim, que pode ser desagradável.
É possível ficar careca ao usar amônia?
Quando o papo é sobre amônia e saúde dos cabelos, é normal encontrar essa pergunta.
Além do enfraquecimento dos fios, o processo de queda de cabelo se dá pela irritação do couro cabeludo. Isso acontece porque essa aplicação pode causar ardências, queimaduras, alergias e cicatrizes na pele.
Depois disso, a pessoa pode ter uma inflamação do couro cabeludo e, consequentemente, sofrer com a queda dos fios.
Lavagem: um outro problema sério
Por estar presente em processos estéticos, a amônia pode se tornar ainda mais prejudicial à saúde, já que, na maioria das vezes, as pessoas evitam lavar o cabelo para não tirar o efeito da tinta ou do clareamento.
Ao ficar em contato com a pele por mais tempo, as irritações e alergias são agravadas. Logo, o foco para a amônia e saúde dos cabelos se torna ainda mais importante.
Além da saúde do couro cabeludo
Não é só a pele do couro cabeludo e os fios de cabelo que são prejudicados com a aplicação da amônia. Diversos estudos comprovam que esse agente também pode causar irritações e alergias nos olhos.
O vapor liberado pelo produto químico pode trazer danos à saúde respiratória, irritando as vias aéreas. Além da queimação, a pessoa pode apresentar tosse e até falta de ar.
O contato em excesso ainda pode ocasionar malefícios à saúde pulmonar. Vale destacar também que os profissionais que aplicam a amônia no cabelo do cliente também podem sofrer as mesmas consequências.
Em hipótese alguma grávidas devem usar amônia. O contato com o agente químico pode ocasionar malformações no feto.
Amônia no cabelo: como evitar?
É importante tomar atitudes para evitar o contato com a amônia. A principal delas é analisar os rótulos dos produtos comprados em mercados, loja ou até mesmo na internet.
Já em barbearias e salões de beleza, é fundamental questionar sobre os componentes utilizados para a fabricação do produto que será aplicado.
Caso o profissional não saiba responder, peça para você mesmo analisar a embalagem. Se houver a presença de amônia, não permita a aplicação.
Amônia e saúde capilar: cuidados essenciais
A saúde dos cabelos é um assunto sério. Além de prejudicar o couro cabelo, ocasionando alergias e irritações crônicas, a amônia pode gerar a queda dos fios.
Esse efeito pode atingir a autoconfiança e gerar danos à saúde emocional. Há casos que relacionam a queda de cabelo a quadros de depressão, por exemplo. Por isso, nunca negligencie a sua saúde física e emocional.
Ficou com alguma dúvida sobre amônia e saúde dos cabelos? Deixe um comentário para a gente!