Óleo de rícino é bom para os fios?

Como já é sabido, existem vários tipos de produtos destinados aos cuidados dos cabelos. Também sabemos que a maioria desses produtos é extraída da natureza, e um dos componentes mais usados são os óleos naturais retirados de plantas, frutos e até mesmo de cascas de árvores.

Primeiramente, precisamos lembrar que o rícino é obtido a partir das sementes da planta Ricinus communis. Em nosso texto de hoje, veremos se realmente o óleo de rícino é bom para os fios. Não deixe de acompanhar.

Óleo de rícino é bom para os fios?

O óleo de rícino e a melaleuca são conhecidos popularmente como óleos que servem para combater a queda de cabelo. Mas será que realmente o óleo de rícino é bom para os fios? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Como o óleo de rícino age nos cabelos?

Hoje, já existem vários tipos de óleo que prometem diversos benefícios, e o óleo de rícino é bastante conhecido como aquele que combate a queda de cabelo. Por sua vez, é extraído da semente da mamona e submetido a um processo químico para a retirada da ricina (parte tóxica da semente).

O óleo de rícino é composto de ácidos graxos, como o ricinoleico, oleico (ômega 9), linoleico, linolênico (ômega 6) e ácido esteárico.

Quando utilizado numa massagem de hidratação, por exemplo, ele cobre totalmente os fios deixando-os mais macios e com aspecto mais saudável. Porém, não há nada comprovado que o óleo de rícino é bom para os fios, ou seja, não há estudos que mostrem sua eficácia, quando o assunto é queda ou crescimento capilar.

Isso quer dizer que não há dados suficientes nos achados da medicina que comprovem com exatidão os resultados como combate à queda de cabelo e estimulador de crescimento capilar.

Estudos científicos sobre o uso do óleo de rícino e melaleuca

Antes de conhecermos os dados relacionados ao óleo da melaleuca, é necessário saber que diferentemente do óleo de rícino, a melaleuca já tem bastante respaldo científico no tratamento dos cabelos e também de outros problemas de saúde.

Se pararmos para fazer uma rápida pesquisa no ambiente da medicina, nos depararemos com diversos materiais de estudos direcionados, tais como a comparação da eficácia dos óleos usados para fins estéticos dos fios de cabelo.

Contudo, é importante ressaltar que o uso de óleo de rícino é bom para os fios sim, porém, nem ele nem outro tipo de óleo devem ser usados como tratamentos para problemas como queda de cabelo, caspas ou até mesmo como estimulante para o crescimento.

Os próprios estudos alertam que o uso do óleo de melaleuca pode desencadear efeitos colateral, desde reações alérgicas e irritação cutânea, até sintomas neurológicos, quando ele é ingerido acidentalmente.

Para que óleo de rícino serve?

O óleo de rícino é bom para os fios, sim, mas não é utilizado somente para esse fim. Existem diversos problemas de saúde no quais são tratados por meio do óleo de rícino. Veja algumas delas:

  • Inflamação intestinal
  • Infecções por fungos
  • Distúrbios menstruais
  • Problemas gastrointestinais
  • Espinhas
  • Enxaquecas
  • Queimaduras
  • Entre outras.

No couro cabeludo, o óleo de rícino atua como hidratante para a pele do couro cabeludo. Uma vez penetrado na pele, pode prevenir inflamações ou até mesmo ajudar na produção de colágeno evitando, assim, que o couro cabeludo de desidrate e resseque. Assim sendo, evitando que os cabelos caiam.

O óleo de rícino é bom para os fios e pode trazer os seguintes benefícios:

  • Hidrata os fios, mantendo-os macios e sedosos
  • Combate a quebra dos fios
  • Ativa a circulação do couro cabeludo
  • Ajuda a combater inflamações
  • Ajuda a combater a caspa (quando aplicado na raiz)
  • Deixa os fios mais encorpados
  • Sela a cutícula dos fios, deixando-os com brilho intenso
  • Trata pele seca e coceira do couro cabeludo
  • Contém propriedades antibacterianas e antifúngicas

São inúmeros os benefícios que o óleo de rícino pode trazer a saúde, não apenas dos fios, mas também para o corpo como um todo, como mencionado.

Benefício do uso de óleos para os cabelos

Os óleos em geral, como foi dito mais acima, são ótimos para a umectação dos cabelos. O óleo de rícino, particularmente, é bom para os fios, porque garante saúde profunda, fio a fio.  

Mas este ou qualquer tipo de óleo não deve ser usado sem o acanhamento de um profissional da área. Pois é a melhor pessoa para direcionar ou indicar o melhor tratamento para cada tipo de problema capilar.

Devemos ter em mente que óleos ou qualquer outra substância pode causar irritação no couro cabeludo e até mesmo inflamações, agravando muitas vezes o problema. Então, consulte sempre um especialista antes de realizar qualquer tratamento caseiro.

Agradecemos sua leitura de nosso tema de hoje “óleo de rícino é bom para os fios?”. Não se esqueça de nos deixar sua pergunta, será um prazer para nossos especialistas responder a todas.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos