6 dicas para usar secador sem agredir cabelos

Você sabe usar corretamente o secador? Sabia que ele pode causar danos aos seus fios? Nesse artigo falaremos tudo sobre a estrutura capilar, quais os danos causados pelo secador e daremos seis dicas para usar secador sem agredir cabelos.

A estrutura capilar

A fibra capilar é composta por três partes, que têm funções diferentes e , cuja união de atividades deixa os cabelos saudáveis. Essas partes são chamadas de cutícula, córtex e medula. A cutícula é a parte externa do fio, composta por queratina e ceramidas que atuam em conjunto, mantendo as estruturas bem fechadas, protegendo o córtex e os fios de agressões externas (secador, chapinha, sol, chuva, umidade, escova, tração causada por laço apertado de penteados, entre outros).

O córtex é considerado como o maior responsável por definir cor, forma, elasticidade, resistência e quantidade natural de umidade dos fios. No córtex, as proteínas geradas pela queratina se juntam, dando maior resistência ao fio.

Já a medula é a parte central do fio, como um tubo denso formado por células ricas em queratina adquirindo uma forma maleável e flexível, diferentemente das fibras mais resistentes do córtex e das escamas da cutícula. A medula é a única parte dos fios que está em contato com o bulbo e é encontrada apenas em fios mais grossos ou brancos. Ela é responsável por distribuir nutrientes e minerais até as pontas dos fios, permitindo o seu crescimento.

Quais danos o secador causa nos fios?

Temperaturas acima de 200 ºC, independentemente do tipo da ferramenta de calor, podem causar danos à queratina dos cabelos. Esse dano é estrutural, pois afeta de forma irreversível o formato natural da parte das proteínas que formam os fios. Ou seja, quanto maior a temperatura, maior será a destruição de suas proteínas.

6 dicas para usar secador sem agredir cabelos

Abaixo, listamos seis dicas para usar secador sem agredir cabelos. Confira:

1.       Protetor térmico

Uma das principais dicas para usar secador sem agredir cabelos é fazer o uso de protetores térmicos. Devido à alta temperatura do secador, os fios ficam ressecados, por isso é preciso utilizar o protetor térmico que deve ser aplicado antes do uso do aparelho. O protetor funciona como uma camada adicional para evitar dano térmico e para que o calor não cause danos aos fios.

2.       Bico e difusor

Utilizar bico e difusor é uma das dicas para usar secador sem agredir cabelos. Para quem tem cabelos enrolados ou crespos, o difusor é indicado para ser utilizado na secagem do cabelo, pois ele ajuda a fazer a distribuição mais uniforme do ar, diminuindo a exposição ao calor. Ainda permite uma melhor modelagem dos fios. O bico auxilia no direcionamento do fluxo de ar para o cabelo, evitando que o ar quente afete o restante, que já está seco.

3.       Temperatura

Prestar atenção na temperatura é uma das dicas para usar secador sem agredir cabelos. A exposição a temperaturas elevadas (como mencionado três parágrafos acima) é responsável pelos danos capilares causados pelos secadores.

Esses produtos normalmente oferecem mais de uma opção de temperatura. Nesses casos, o ideal é optar sempre por média ou baixa.

4.       Secando por partes

Secar os fios por partes é uma das dicas para usar secador sem agredir cabelos. Cabelos volumosos e grandes precisam ser secados aos poucos. Procure separar o cabelo em mechas, isso ajuda a obter um resultado final mais uniforme e a reduzir a exposição dos fios.

Procure utilizar presilhas ou clipes para prender o cabelo no topo da cabeça e solte apenas a mecha (sem ser volumosa) a ser secada. Ao dividir em pequenas quantidades de cabelo, ela seca mais rápido e com menos calor.

5.       Use a toalha antes do secador

Utilizar a toalha antes do secador é uma das formas de usar secador sem agredir cabelos. Não se deve utilizar o secador com o cabelo extremamente molhado. É recomendado realizar a secagem com a toalha antes para deixar os fios úmidos. Dessa maneira, você evita que o cabelo fique exposto a altas temperaturas do secador. Ao utilizar a toalha para secar o cabelo, procure não fazer movimentos bruscos e fortes, pois isso também causa danos aos fios. Além disso, quanto mais macia for a toalha, melhor será para os fios.

6.       Lidando com o clima

Lidar com o clima é uma das formas para secar os cabelos sem agredir os fios. Para evitar que o calor do secador cause danos aos seus fios em dias chuvosos e neblinas, procure utilizar spray protetor de fios, que ajuda a fixar a forma do cabelo.

Gostou do artigo sobre como utilizar o secador sem agredir cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Sempre o melhor conteúdo sobre calvície e saúde dos fios!

Falaremos tudo sobre a estrutura capilar, quais os danos causados pelo secador e daremos seis dicas para usar secador sem agredir cabelos.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos