Cabelos longos e calvície: existe relação?

A queda de cabelos é um tema bastante discutido e de interesse geral, havendo diversas crenças de que alguns fatores influenciam no fortalecimento dos fios, ou então acentuam a queda do cabelo.

Porém, é importante pesquisar por estudos científicos que busquem as razões e confirmações sobre possíveis riscos de acelerar a calvície ou de contê-la.

Neste artigo, vamos apresentar se existe relação entre cabelos longos e calvície ou se isso é apenas uma suposição que as pessoas têm, sem base de estudos comprovada, apresentando ainda algumas outras questões relacionadas à calvície.

Cabelos longos e calvície

Existe relação entre cabelos longos e calvície?

Existem questionamentos sobre a relação entre cabelos longos e calvície, por considerar que o tamanho dos cabelos influencia na queda de fios, por conta do peso que exerce sobre o couro cabeludo.

Não existe relação alguma entre cabelos longos e calvície, o tamanho dos fios depende da etnia da pessoa. Portanto, afrodescendentes, orientais e europeus contam com crescimento variado, podendo afirmar que o cabelo tem um tipo de crescimento próprio, conforme o fenótipo.

O tamanho do cabelo não tem a ver com a queda, pois os fios podem se sustentar, independentemente de seu tamanho. Ou seja, cabelo totalmente saudável deve segurar o próprio peso.

O normal é que um fio de cabelo deveria crescer em média 1 cm por mês, alcançando um tamanho máximo de 72 cm ao longo da vida de uma pessoa; mas isso não ocorre porque normalmente se cortam os cabelos ao longo do tempo.

Raspar o cabelo ajuda a diminuir a queda?

Um outro aspecto que deve ser considerado, quando se afirma que cabelos longos e calvície teriam uma relação efetiva é que raspar a cabeça diminui a perda de fios. Normalmente, esse pensamento é feito por homens para evitar que fiquem calvos – ou mesmo para ‘mascarar’ uma perda mais aguda de fios.

Esse é outro mito que não se sustenta, pois o que ocorre efetivamente quando se raspa o cabelo é que a queda de fios não é percebida uma vez que os fios ficam tão pequenos que não se consegue observá-los, ficando a impressão de que a queda cessou.

Na verdade, quando de raspa a cabeça está se atuando nos fios ‘externos’, ou seja, já em pleno crescimento. Contudo, os problemas de calvície ocorrem de dentro para fora do couro cabeludo, então raspagem não afeta a queda.

Corte de cabelo influi na queda de fios?

Quando se pensa de maneira equivocada que cabelos longos e calvície são relacionados, é comum afirmar que o corte de cabelo, em determinadas situações, ajude a evitar a queda de fios de cabelos.

O corte de cabelo não influencia na queda, mesmo que muitas pessoas achem que os cabelos se fortalecem ao ser cortados, o que se trata de uma falsa impressão.

O que ocorre com relação pessoas que utilizam diversos tipos de tratamento para embelezar os cabelos, tais como alisamentos, escovas progressivas, chapinhas e outros recursos é que há maior dano às pontas dos fios.

Nesses casos, os fios ficam mais finos. Quando são cortados, parece que ficaram mais fortes, pois as partes finas são eliminadas e restam as partes mais grossas, originais dos fios.

Fios de cabelos com pontas duplas também deixam os cabelos mais fracos e mais sujeitos a quedas. Quando estas partes são retiradas, fica a impressão de que os cabelos estão mais fortes.

Caspas podem agravar a queda de cabelos?

Uma preocupação bastante comum é quanto a incidência de caspas para acelerar a queda de cabelos. Isso é parcialmente verdadeiro, uma vez que a caspa é resultado de processos inflamatórios bastante sérios na área do couro cabeludo e que, portanto, podem gerar a queda de fios.

Porém, quando a caspa não é intensa, não exerce influência para ocasionar a calvície. Logo, se não for tratada adequadamente, a tendência é aumentar a sua incidência e acabar afetando a queda de cabelos.

Por isso, é importante cuidar da cura de qualquer aparecimento de caspas e evitar que ocorram situações que venham a evoluir para a calvície.

Conclusão sobre cabelos longos e calvície

Cabelos longos e calvície não tem relação baseada em fatos comprovados pela ciência, existindo inclusive estudos que negam essa relação.

Porém, a calvície é uma realidade para milhões de brasileiros que são afetados e se incomodam com o fato de constatarem a perda de cabelos.

Muitas alternativas são disponibilizadas para retardar ou inibir os efeitos da perda de cabelos e a maquiagem capilar, com preenchimento das falhas no couro cabeludo e é uma ótima alternativa para quem deseja dar uma impressão de que não está ficando calvo.

Jet Hair é um produto seguro e que se destina a cobertura de falhas no couro cabeludo e aumentar a autoestima de quem sofre com a perda de cabelos. Acesse nosso site e confira as vantagens desse produto que é uma excelente opção para diferentes casos de calvície. Deixe seu comentário no post que vamos responder o mais breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close