Médico especialista em cabelos: quem é e qual sua área de estudos

Muitas pessoas recorrem a cabeleireiros, quando desejam informações sobre a saúde de seus fios ou aconselhamentos sobre produtos que devem ser usados para melhorar a aparência de cabelos ou até mesmo tratar lesões do couro cabeludo.

Muito embora esses profissionais tenham experiência em trato de cabelos, existem especialistas formados e qualificados que podem orientar, de forma adequada, sobre os cuidados com os cabelos e couro cabeludo.

Vamos responder a questão de se existe Médico especialista em cabelos e, caso seja positivo, qual a designação profissional desse tipo de especialista.

Existe médico especialista em cabelos?

O Médico especialista em cabelos e assuntos ligados ao couro cabeludo é o Tricologista, com formação em medicina – parte da área de dermatologia.

Esse especialista tem, prioritariamente, atuação sobre prevenção, investigação e tratamento dos mais variados problemas no couro cabeludo e os fios de cabelo e pelos do corpo.

Sua formação permite conhecer de maneira aprofundada quaisquer assuntos relacionados a pelos e indicar as melhores condições de mantê-los sempre saudáveis e bonitos, usando os conhecimentos da medicina e seus avanços, tratando individualmente cada situação apresentada.

Qual formação desse profissional?

O Médico especialista em cabelos, que faz parte do ramo da medicina deve se submeter a um processo de avaliação de formação profissional, com a realização de exames junto a Sociedade Brasileira de Dermatologia, para que possa ser reconhecido e autorizado a exercer essa especialidade.

Com a aprovação no exame junto a esse órgão de controle o profissional obtém, além do registro no CRM – Conselho Regional de Medicina, o respectivo Registro de Qualificação como Especialista – RQE.

Esse profissional pode ainda participar de um aprofundamento em sua especialização, frequentando um Curso de Pós-Graduação em Tricologia Cosmética, para maior referência dentro da profissão e valorização de conhecimento.

Quais origens da profissão?

Pesquisas demonstram que a profissão de Médico especialista em cabelos surgiu, no século XX, na Inglaterra, para permitir um aprofundamento de estudos quanto às disfunções relacionadas ao couro cabeludo e problemas capilares diversos.

Desde então, esse ramo da Dermatologia passou a ser tratado como uma ciência para usar o conhecimento acumulado ao longo dos tempos e aprofundar formas de tratar e desenvolver métodos de combate aos problemas relacionados a esses assuntos, ampliando para avaliação aos pelos do corpo também.

Tricologista avalia a situação do paciente e, com base nas pesquisas existentes, indica a melhor forma de tratar determinado problema, usando sempre, para isso, os conhecimentos de medicina.

Esse profissional possui informações sobre dermatologia; porém, é um real especialista na área de pelos, que estuda com maior profundidade os assuntos relacionados à essa parte do corpo. Isso é o que o diferencia de um dermatologista tradicional, sua especialidade mais específica.

Qual atuação de um médico especialista em cabelos?

Um Médico especialista em cabelos deve realizar uma avaliação geral sobre as condições de saúde do paciente e não apenas avaliar os fios e couro cabeludo.

Deve solicitar exames gerais e específicos, como:

  • Hemograma;
  • Anatomopatológico;
  • Tricoscopia;
  • Biópsia, entre outros.

Dessa maneira, poderá avaliar a situação existente com mais profundidade e indicar a melhor forma de tratar o paciente.

Dentre as ações a serem adotadas no tratamento, a indicação de alimentação mais adequada e alteração de hábitos de vida e higiene, são indicados por esse profissional, sempre com base em indicações científicas.

As consultas com esse especialista se realizam em fases e acompanhamento da evolução do paciente, até sua alta.

Quais doenças a ser tratadas por um Tricologista?

Várias são as doenças que um Médico especialista em cabelos pode tratar e cada uma delas exige avaliação adequada das causas e orientações específicas a cada caso.

Entre essas doenças podemos citar as mais comuns como:

  • Caspa – que causa muito desconforto e problemas na aparência das pessoas, sendo bastante preocupante para quem enfrenta o quadro. Tem várias causas e necessitam de investigação cuidadosa para a cura;
  • Dermatite seborreica – é uma inflamação na pele que pode atingir o rosto e couro cabeludo. Nesse caso, a indicação é o controle desse problema;
  • Psoríase – também provocada por inflamação que pode atingir todo o corpo. Existem tratamentos que minimizam essa doença.

Conclusão sobre médico especialista em cabelos

Um Tricologista é o Médico especialista em cabelos e que deve ser consultado sobre tratamentos, produtos e tudo que está relacionado ao couro cabeludo e seus fios.

Esse profissional, com formação em dermatologia, conta com todas as qualificações para o melhor atendimento a casos simples e complexos.

Porém, se, em seu caso, já ocorrem falhas na cobertura capilar ou fios brancos, há uma indicação de produto que é autorizado pela Anvisa e que pode auxiliar a esconder tais ocorrências sem dano a saúde.

Estamos falando do Jet Hair, a maquiagem capilar mais recomendada do mercado, com muita qualidade e facilidade de aplicação e remoção.

Deixe sua opinião sobre este artigo, pois isso nos ajudará a melhorar constantemente a qualidade de nossas postagens.

Vamos responder a questão de se existe Médico especialista em cabelos e, caso seja positivo, qual a designação profissional desse tipo de especialista.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos