5 dicas de como lavar cabelos corretamente

Manter os cabelos sempre limpos é uma forma de conseguir fortalecer os fios e dar mais beleza a seus fios.

No entanto, é importante ter cuidado com a limpeza para não exagerar ou deixar de lavá-los no tempo correto, provocando impactos diretamente na saúde dos fios.

Assim, é fundamental cuidar, com atenção, da limpeza dos cabelos para manter uma aparência saudável e bonita. Vamos apresentar, no post de hoje, cinco dicas de como lavar cabelos corretamente para que possa manter seus fios sempre bonitos e saudáveis.

Como lavar cabelos corretamente

É fundamental conhecer bem o tipo de cabelo para poder definir como lavar cabelos corretamente.

Cabelos com estrutura e formatos diferentes exigem cuidados específicos, que devem ser levados em consideração sempre que passam por procedimento de lavagem.

Mas, para todo tipo, existem algumas regras que têm de ser seguidas para reduzir os danos aos fios e manter sempre com uma aparência saudável e bonita.

Outro aspecto importante a considerar, é quanto à saúde do couro cabeludo, pois, se forem encontrados problemas, é fundamental agir de imediato sobre tais situações e a limpeza entrará como fundamental para complementar o tratamento.

Vamos às dicas de como lavar cabelos corretamente:

1.      Frequência

Essa primeira dica de como lavar cabelos corretamente tem importância fundamental e deve ser seguida para qualquer tipo de cabelo.

Manter uma frequência adequada permite preservar os fios e ajuda na higiene do couro cabeludo, evitando alguns riscos a saúde dessa região.

Uma orientação bastante comum é a de realizar a lavagem dos cabelos em dias alternados para evitar o excesso de oleosidade do couro cabeludo, que traz complicações e enfraquecimento dos fios.

Dependendo do tamanho dos cabelos, é possível mantê-los lavados com espaço de dois dias para que possam ficar secos realmente, pois esse processo exige tempo e se houver um intervalo menor de lavagens, o processo pode ficar comprometido.

No caso de pessoas com belos crespos é indicado que os intervalos sejam mais espaçados, acima de dois dias, para evitar comprometer a estrutura dos fios mais frágeis.

Para cabelos mais oleosos, é importante que se lave diariamente para reduzir a ação da oleosidade sobre os fios.

Para pessoas com intensa atividade física, ou profissões com exposição direta a agentes nocivos, como poeira, é importante reduzir o tempo entre as lavagens, assim como aquelas que tem problemas como dermatites, caspas etc., também devem diminuir a frequência de lavar os cabelos.

2.      Atenção com a água

A água é o elemento principal de uma boa lavagem e tem papel importante para assegurar como lavar cabelos corretamente.

Essa afirmativa parece óbvia, porém alguns cuidados devem ser considerados ao usar esse elemento natural na lavagem dos fios, tais como:

  •  Controlar a temperatura da água, é um processo importante, pois, se a temperatura estiver elevada, pode acabar afetando a saúde dos fios e deixando-os enfraquecidos. Mantenha a água mais fria durante o banho, ou pelo menos ao fim da lavagem dos cabelos;
  • Avalie a quantidade de sais minerais existentes ao lavar; para isso, é importante controlar esse limite com o uso de xampus próprios. Priorize sempre fazer a higiene capilar em locais com água tratada adequadamente.

3.      Sequência da lavagem

Uma maneira de assegurar como lavar cabelos corretamente é relacionada à sequencia do processo de lavagem, que deve seguir os seguintes passos:

  • Molhe o cabelo;
  • Aplique o shampoo;
  • Massageie o couro cabeludo;
  • Enxágue os cabelos;
  • Certifique-se que o xampu foi totalmente removido;
  • Aplique o condicionador até a raiz dos fios;
  • Aguarde alguns minutos;
  • Efetue o enxágue final.

4.      Cuidados com a forma de lavar

A importância da massagem no couro cabeludo tem de ser considerada sempre. Esse processo impede que a sujeira e a oleosidade se mantenham no couro cabeludo, trazendo consequências bastante ruins para a saúde de seus fios.

Esse processo deve ser bem aplicado ao lavar e todo o tempo dispendido nele, retorna em benefícios bastante importantes para preservar seus cabelos.

Efetuar uma pressão sobre o couro cabeludo é importante para que a região seja estimulada e possa receber a proteção adequada com a aplicação de shampoo apropriado a cada caso.

Evitar utilizar as unhas para tentar maior penetração, o ideal é usar palmas das mãos para massagear uma área maior e com mais eficiência.

Cuidado também ao lavar os fios com vistas a reduzir o atrito entre eles, efetuando movimentos mais suaves e utilizando produtos em quantidades adequadas para não afetar demais os fios.

5.      Escolher produtos adequados

A escolha de produtos que sejam indicados ao tipo de cabelo é uma excelente maneira de preservar a saúde dos fios.

Nesse aspecto o uso de xampu e condicionadores de qualidade, próprios a seu tipo de cabelo ou que sejam indicados para algum tratamento específico é a dica que se deve seguir sempre.

Não economize na qualidade e use sempre marcas reconhecidas e de qualidade em seus fios, para não se arrepender no futuro. Procure ainda usar mais de um tipo de produto de marcas diferentes e observe os resultados, mas sempre escolhendo os produtos com qualidade similar.

Conclusão sobre como lavar cabelos corretamente

Várias formas que podem ser indicadas a respeito de como lavar cabelos corretamente e obter os melhores resultados dos fios.

Mas para os casos de pessoas que já apresentem sintomas de calvície, além dos cuidados com a higiene do couro cabeludo existe uma solução para disfarçar as falhas de cabelos que é a maquiagem capilar.

Para esses casos, Jet Hair é o produto mais indicado, por ser autorizado pela Anvisa e possuir qualidade garantida. Obtenha mais detalhes aqui.

Deixe sua opinião sobre esse artigo em nosso blog, pois isso nos ajudará a melhorar constantemente a qualidade de nossas postagens.

Vamos apresentar, no post de hoje, cinco dicas de como lavar cabelos corretamente para que possa manter seus fios sempre bonitos e saudáveis.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos