Afinamento capilar: o que é e qual tratamento?

Neste artigo, vamos detalhar o que é e qual o tratamento para o afinamento capilar visando informar sobre as formas de prevenir e manter seus cabelos sempre bonitos e saudáveis.

Devemos lembrar, de início, que esse processo não está relacionado à idade de qualquer pessoa e nem somente a fatores hereditários, mas sim a diversos  problemas que atingem os fios como veremos a seguir.

Afinamento capilar: o que é e qual tratamento?

O que é afinamento capilar?

O afinamento capilar se manifesta pela redução do volume dos cabelos; assim como pelo surgimento de falhas de fios, reduzindo a área coberta do couro cabeludo, mas diferente de um processo de calvície, em que a região fica descoberta em grandes áreas.

É um processo que deve ser apurado por um médico competente, pois são variadas as razões do afinamento capilar que devem ser investigadas para poder se identificar as causas e buscar a cura.

Causas de afinamento capilar

Afinamento capilar pode estar relacionado a uma causa principal que é a Alopecia androgenética – a mais comum em contribuir para o afinamento, sendo necessária sua identificação para tratamento e contenção.

Normalmente, esse processo ocorre mais em mulheres e se inicia com afinamento e queda de forma generalizada.

Sintomas do afinamento capilar

Normalmente, fios no início do processo de afinamento apresentam uma mudança de formato, e, a partir disso, ganham frizz e reduzem a densidade.  Um exemplo é com relação a cabelos ondulados, que acabam ficando mais armados e mais embaraçados.

Ocorre ainda uma maior dificuldade de crescimento dos fios ocorrendo um ressecamento das pontas dos fios. O afinamento pode ser identificado quando a pessoa usa o cabelo preso como rabo de cavalo ou ao molhar a cabeça, situações onde podem ser observadas quantidades menores de fios.

Ao expor áreas do couro cabeludo é possível identificar que está ocorrendo um afinamento dos fios, por não ser identificada uma queda acentuada de fios.

O que colabora para o processo de afinamento capilar

Existem alguns fatores que contribuem para o processo que estão relacionados a dois fatores principais: parte hormonal e genética.

  • Genética é um fator de destaque nesse processo como em todos os relacionados a calvície, podendo influenciar sobremaneira no processo de perda de cabelos.

Essa causa pode ser agravada por fatores de estresse e hormonais.

  • Alterações hormonais que podem influenciar principalmente em pessoas com indicações genéticas de surgimento de calvície. A testosterona acentua esse processo nos homens, por agir para o afinamento dos fios de maneira mais intensa.

Já para as mulheres, o estrógeno e a progesterona agem para o afinamento feminino, sendo bastante acelerado em períodos de menopausa e gravidez.

  • Enfraquecimento dos folículos capilares pela ausência de biotina no organismo. Neste caso, é importante repor esse nutriente.
  • Falta de nutrientes como vitaminas, proteínas e minerais podem influenciar no afinamento também.

Normalmente, há um agravamento em dietas pobres em ferro ou com  carência de proteínas.

  • Problemas na tireoide também impactam diretamente no processo de afinamento e até queda dos fios.

Deve ser instituída uma rotina de exames que visem identificar carências ou mau funcionamento de órgãos do corpo para poder evitar disfunções que levem a agravar o quadro de afinamento de fios.

  • Tratamentos com medicamentos agressivos como é o caso da quimioterapia também atuam de forma intensa para agravar a perda dos fios e também a redução do volume dos cabelos.

O processo de crescimento dos fios é baseado em uma intensa atividade celular e, dessa maneira, os medicamentos que afetam o aumento das células acabam atuando nas células dos fios, inibindo seus crescimentos e os enfraquecendo.

Tratamento do afinamento capilar

Como mencionado, procurar um médico dermatologista, para investigar as causas e poder propor a melhor alternativa de tratamento. Com base no diagnóstico efetuado, é possível atuar na cura dessa doença.

O uso de medicamentos e recorrer a tratamento a laser são indicados, desde que sempre com orientação médica adequada.

Importante consultar um médico especialista sempre que tiver contato com algum indício de mau funcionamento ou desequilíbrio em seu organismo. Assim, você evitará que venha a sofrer impactos na saúde que podem provocar doenças como a perda de cabelos e o seu afinamento.

Conclusão sobre afinamento capilar

O afinamento capilar se apresenta através da redução do volume dos cabelos e surgimento de exposição de áreas do couro cabeludo e deve ser tratado com auxílio médico.

No entanto, pode deixar falhas temporárias ou permanentes e, por isso, é importante que se disfarcem essas falhas, o que pede aplicação de maquiagem capilar de qualidade. Esse é o caso de Jet Hair produto de comprovada eficácia e muita qualidade, sendo autorizada pela Anvisa.

Deixe sua opinião sobre o artigo que tratou de afinamento capilar. Isso nos ajudará a entender melhor seu interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close