6 dicas de como cuidar dos cabelos na quarentena

Nos últimos meses, assistimos o surgimento e a proliferação do novo coronavírus. Em um primeiro momento, em Wuhan, na China, mas rapidamente se espalhando por todos os países da Terra.

A partir da chegada do coronavírus ao Brasil, algumas das primeiras medidas adotadas para sua contenção incluíram a paralização de atividades consideradas não essenciais e o apelo para que a população permanecesse em suas casas, de modo a evitar uma grande circulação de pessoas nas ruas.

Desse modo, apresentaremos neste artigo dicas de como cuidar dos cabelos na quarentena, a fim de que seus fios não sofram os efeitos desse período sem as usuais visitas ao salão.

6 dicas de como cuidar dos cabelos na quarentena

1.      Massagem capilar

A nossa primeira dica de como cuidar dos cabelos na quarentena é uma simples prática que, quando constantemente realizada, pode trazer ótimos benefícios aos fios.

Com o auxílio de um óleo apropriado para seu tipo de cabelo, inicie realizando movimentos suaves, com a ponta dos dedos, em pequenos círculos na parte da frente de seu couro cabeludo, nas laterais e na parte de trás.

Retorne ao topo da cabeça e prossiga com esses movimentos circulares. Deixe o óleo aplicado agir por de 5 a 10 minutos. É recomendável que a massagem capilar seja realizada anteriormente à lavagem dos fios.

O estímulo do couro cabeludo com a ponta dos dedos promove o aumento do fluxo sanguíneo na região que alimenta os folículos pilosos. A partir disso, folículos em fases degenerativas ou em repouso podem retornar ao funcionamento.

2.      Alimentação

O nascimento e o crescimento dos fios fazem parte do funcionamento do organismo e dependem diretamente da ingestão de certos nutrientes.

Assim, nossas dicas de como cuidar dos cabelos na quarentena incluem refeições balanceadas e ricas em nutrientes.

Aproveite o tempo livre para investir em refeições ricas em proteínas, vitaminas e minerais. As proteínas contêm aminoácidos, como a queratina, que atuam protegendo e fortalecendo os fios. Já vitaminas e minerais como o zinco atuam assegurando o crescimento saudável dos fios.

3.      Enxágue, penteie e seque os fios

A lavagem dos fios não precisa ser diária, mas realizada com certa frequência, com o uso de xampu e condicionador.

O procedimento de secagem é também imprescindível, pois evita a proliferação de fungos. É recomendável que você retire o excesso de água dos cabelos com uma toalha, sendo opcional o uso de um secador de cabelos (preferencialmente com o ar frio e numa distância de 15 cm das madeixas).

O penteio é outra prática essencial no cuidado com os fios, ao remover resíduos e impurezas acumuladas durante o dia. Ainda promove a distribuição da oleosidade natural por todo o comprimento e estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo.

O ideal é que o penteio seja realizado durante o enxágue, com o condicionador. Embora cabelos lisos e ondulados possam ser penteados secos, os cabelos cacheados precisam estar molhados, ou os cachos perderão definição.

Como cuidar dos cabelos na quarentena com hidratações caseiras

A hidratação dos cabelos é um dos tratamentos mais populares no cuidado com os fios. Trata-se de uma prática forma de garantir a reposição de água e nutrientes que são perdidos com o decorrer dos dias.

Além do uso de produtos, que, quando adequados às reais necessidades dos seus cabelos, podem garantir a nutrição capilar, apresentaremos como cuidar dos cabelos na quarentena com a aplicação de hidratações caseiras.

4.      Hidratação caseira com babosa

A hidratação caseira com babosa, altamente conhecida pelo seu poder hidratante, é capaz de fortalecer os fios e auxiliar no crescimento. É rica em vitaminas, minerais, aminoácidos e outras substâncias.

Extraia a polpa da babosa com o corte das laterais da folha. Em seguida, misture em um recipiente duas colheres de sopa do seu creme hidratante e uma colher de sopa da polpa extraída da folha.

Aplique nos cabelos limpos e úmidos. Aguarde 30 minutos para a realização do enxágue.

5.      Hidratação caseira com mel

Já a hidratação com mel é uma ótima dica para o tratamento de cabelos danificados, secos, com pontas duplas e quebradiços. Aplique 340 g de mel por todo o cabelo e deixe agir por 20 minutos.

6.      Hidratação caseira com azeite

A hidratação com azeite é outra excelente alternativa de como cuidar dos cabelos na quarentena. Misture uma colher de azeite extra virgem com 2 colheres de sopa de seu creme de hidratação e aplique em seus cabelos já lavados e limpos. Deixe agir por 15 minutos e realize o enxágue utilizando o condicionador.

Conclusão sobre dicas de como cuidar dos cabelos na quarentena

Por mais que as visitas ao salão sejam imprescindíveis na manutenção dos fios, as dicas de como cuidar dos cabelos na quarentena apresentadas acima garantem que seu cabelo não sofrerá danos significativos durante este período.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis. Você tem alguma dica que não fez parte da lista sobre como cuidar dos cabelos na quarentena? Deixe-nos o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close