Tomar biotina pode alterar exames de sangue?

Qualquer uso de medicamento deve ser indicado por médicos especialistas para evitar complicações e efeitos colaterais.

Porém, muitas vezes o consumo de vitaminas não segue essa regra, o que pode ocasionar danos à saúde da pessoa, influenciando em resultados de exames laboratoriais e prejudicando seu bem-estar.

Neste artigo, vamos descrever se tomar biotina pode alterar exames de sangue e assim poder ajudar a entender os efeitos desse tipo de vitamina no seu corpo e como pode alterar os exames laboratoriais.

Tomar biotina pode alterar exames de sangue?

O que é biotina?

A biotina compõe a maioria dos multivitamínicos disponíveis no mercado farmacêutico.

Ela é a vitamina B7 ou H, sendo usada para manter saudáveis os cabelos, a pele e as unhas. Seu consumo foi amplamente divulgado nas redes sociais, e assim muitas pessoas recorreram a seu uso para atestar os benefícios.

No entanto, seu uso não apresenta respaldo científico, e a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) já se posicionou sobre a inexistência de comprovação de sua eficácia para os objetivos desejados.

A biotina atua no processamento de gorduras e na produção de energia no corpo. Ela pode ser consumida de forma natural por meio de uma alimentação adequada, estando presente em ovos, salmão, batata-doce, fígado, amêndoas e carne suína, sendo também produzida por bactérias intestinais, de forma habitual, ocasionando seu fornecimento adequado pelo próprio organismo.

A Anvisa já possui um pronunciamento sobre os limites máximos de uso diário dessa vitamina a 0,03 mg ao dia, o que se enquadra muito abaixo da presença da biotina em complexos vitamínicos.

A realidade é que qualquer tipo de alimento ou medicamento pode provocar interferências em resultados de exames laboratoriais, quando usados em excesso ou por prazos menores que os determinados para a realização dos exames Vejamos então como tomar biotina pode alterar exames de sangue.

A relação da biotina com os resultados de exames de sangue

Por que tomar biotina pode alterar exames de sangue? Conforme estudos científicos, há uma ação da biotina sobre os resultados dos exames de sangue, sendo definidos por órgãos de controle sanitários tanto no Brasil como nos Estados Unidos, pela Anvisa e pela FDA, respectivamente.

As pesquisas, realizadas desde 2012, concluíram que o uso suplementar dessa vitamina pode levar a distorções em exames para identificar:

  • Riscos de infarto
  • Níveis de hormônios T3, T3 livre, T4 e T4 livre, TSH, FSH, LH, PTH e cortisol
  • Testosterona
  • Hipertireoidismo
  • Beta HCG, teste de gravidez
  • Medição de níveis de ferro
  • Dosagem de vitamina D
  • PSA e outros marcadores tumorais
  • Hepatite

Tomar biotina pode alterar exames de sangue devido a seu impacto na concentração da substância, seja pelo fato de interferir nos valores medidos para as proteínas no sangue e também por ser uma molécula que se liga aos reagentes e distorce resultados.

Como evitar a ação da biotina no exame de sangue?

Quando se utiliza uma alimentação adequada e convive com a produção natural da biotina no organismo, não ocorre a influência dessa vitamina nos resultados dos exames de sangue.

Mas ao tomar biotina pode alterar exames de sangue, pois as quantidades concentradas nos suplementos passam a ser superiores àquelas indicadas pelas autoridades de saúde e assim causam a interferência.

A biotina consumida por polivitamínicos, em tese, atua por até três dias para constar influência nos resultados de exames laboratoriais, porém não se sabe com certeza se este é um prazo seguro.

Tomar biotina pode alterar exames de sangue caso sejam ingerida para manter a beleza dos cabelos, das unhas e da pele, e assim é importante que sejam evitados.

Orientações sobre o uso de vitaminas para não interferir em exames de sangue

Como tomar biotina pode alterar exames de sangue foram definidos novos protocolos quanto a seu uso pelos laboratórios, estabelecendo prazos de interrupção de uso antes dos exames.

Dessa maneira é importante ficar atento a esses prazos junto ao laboratório de sua preferência antes de realizar os exames de sangue.

Além disso, a Anvisa, em 2018, definiu um prazo de cinco anos para que a indústria farmacêutica se adapte às novas regras de produção de suplementos alimentares, com a exclusão dessa vitamina, entre outras ações.

Considerações finais sobre como tomar biotina pode alterar exames de sangue

Importante cuidar do corpo para se manter saudável, e uma alimentação saudável pode incluir o uso de vitaminas que atuem em diversas partes do corpo, como no caso dos cabelos.

Entretanto, é importante que o uso de qualquer medicamento seja acompanhado por um médico que possa adaptar o uso de remédios às suas necessidades.

Tomar biotina pode alterar exames de sangue e assim, em vez de cuidar os cabelos, pode trazer problemas reais a avaliação de sua saúde, então somente use esse tipo de componente se um médico o prescrever.

Se no seu caso a calvície já começou a se manifestar e isso lhe traz incômodos, o melhor é usar uma maquiagem capilar, para cobrir as falhas de cabelos.

Jet Hair é uma maquiagem capilar de comprovada eficácia e muita qualidade, sendo autorizada sua venda pela Anvisa, garantindo assim maior segurança para seu uso. Obtenha mais detalhes em nosso site .

Deixe sua opinião sobre este artigo em nosso blog, pois isso nos ajudará a melhorar constantemente a qualidade de nossas postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close