Quatro conselhos de ouro de como evitar queda de cabelo

Hoje em dia, mesmo com o conhecimento científico que temos, muitas são as dúvidas a respeito de como evitar queda de cabelo, não é mesmo? Mitos populares a respeito desse assunto surgem a todo momento. Dicas mirabolantes que são capazes de, em alguns casos, piorar a saúde dos cabelos.

Mas o que fazer então para obter cabelos sedosos e livres da queda descontrolada? Pensando nesse tema, escrevemos algumas dicas de ouro de como evitar queda de cabelo. Ficou interessado? Então nos acompanhe.

Ciclo capilar

Como se sabe, os cabelos ou bulbo capilar possui seu tempo de vida, no qual chamamos de ciclo capilar. O que queremos dizer é que cada raiz de cabelo possui seu próprio ciclo de vida. Assim, a queda de cabelo pode acontecer por diferentes motivos.

Entre os vários motivos que podem levar a queda de cabelo estão: falta de nutrientes, questões genéticas, depressão, ansiedade, estresse, enfim, problemas fisiológicos ou externos podem ocasionar o aparecimento do problema em questão.

Então, é necessário ter uma consciência autocrítica para melhor lidar com o problema, pois quanto antes o problema for identificado e diagnosticado, com a ajuda de um profissional da área, mais cedo será possível tratar da melhor forma, pois este profissional dará dicas de como evitar queda de cabelo.

Pensando em como evitar queda de cabelo, listamos algumas dicas para você. Veja a seguir.

1.      Tenha uma alimentação saudável para evitar a queda de cabelo

As vitaminas e minerais são de extrema importância para a manutenção dos fios e, por isso, esta dica é para você saber como evitar queda de cabelo. Sabe-se que os cabelos são formados de proteínas chamadas de queratina e sua falta ocasiona a quebra e a queda dos fios mais facilmente.

Assim também como vitaminas como o zinco e o magnésio quando estão escassas no organismo fazem com que os cabelos se desprendam com mais facilidade da raiz.

Sendo assim, coma bastante proteínas e frutas diversas e, se possível, tome suplementos alimentares e beba bastante água ou líquido de sua preferência. Mas lembrando que o excesso de vitaminas, minerais ou até mesmo de água podem ocasionar a queda dos fios. Como assim? Nosso corpo é como se fosse uma máquina com várias engrenagens, e todas devem estar muito bem alinhadas e lubrificadas; o que queremos dizer é que nosso corpo funciona melhor se todos os nutrientes estiverem na medida certa.

Então, a melhor forma de se obter esse equilíbrio é com a ajuda de um nutricionista, pois ele vai lhe indicar a quantidade de nutrientes necessária, de acordo com suas necessidades. Por isso, não abra mão de sempre frequentar um bom profissional da área.

2.      Crie hábitos diários para o cuidado com os fios

Boa parte dos casos de quebra ou queda dos fios é ocasionada por falta de cuidados necessários que deveríamos ter. Muitas pessoas, por falta de orientação, acabam usando o produto inadequado para seu tipo de cabelo, além de lavagem frequentes e excesso de procedimentos estéticos – como prancha, alisamentos e tinturas de modo caseiro. Todos são exemplos de falta de cuidado. Veja mais alguns:

  • Uma dica de ouro de como evitar queda de cabelo é nunca abrir mão do uso de uma escova ou pente de cabelo adequado para evitar a quebra dos fios;
  • Lave os cabelos com intervalos de dois ou três dias e sempre os desembarace durante sua lavagem;
  • Não prenda os cabelos quando ainda estiverem molhados; e
  • Use produtos naturais, como xampus orgânicos ou até mesmo produtos naturais como o abacate, óleos vegetais, entre outros.

3.      Sempre procure ajuda de um médico especialista em problemas capilares

O maior erro da maioria das pessoas é procurar ajuda médica apenas quando seu quadro se agrava. Problemas como a queda de cabelo deve ser encarada com seriedade assim como os demais problemas de saúde.

Por isso, quanto mais cedo o problema, seja ele qual for, for diagnosticado com antecedência, mais cedo o problema poderá ser revertido. Então, qualquer alteração nos fios, como queda, espessura fina ou até mesmo alteração da cor, procure imediatamente um dermatologista para que ele examine, faça os procedimentos necessários e, por fim, indique o melhor tratamento para seu problema.

4.      Evitar o estresse é uma das formas de evitar queda de cabelo

Estudo científicos recentes apontam que pessoas com níveis de estresse alto estão mais propensas a sofrer com a queda de cabelo. Mas, então, como podemos combater o estresse?

Sabemos que o estresse é ocasionado por vários motivos, e um deles é a rotina diária que se torna em motivo para o aparecimento de vários problemas psicossomáticos, como a depressão e a ansiedade, que podem causar a queda de cabelo.

Procure manter hábitos saudáveis, como exercícios físicos e caminhadas ao ar livre, e evite redes sociais para não gastar muito de seu tempo e tampouco consumir conteúdo que cause estresse. Fique sempre perto de quem você ama.

Dentre as dicas citadas de como evitar queda de cabelo está a de sempre procurar um profissional para que ele lhe oriente da melhor forma e indique o melhor tratamento para o seu problema capilar. Não deixe de procurar um dermatologista com antecedência.

Em nosso texto de hoje, demos algumas dicas de ouro de como evitar queda de cabelo. Esperamos que tenha gostado!

Pensando nesse tema, escrevemos algumas dicas de ouro de como evitar queda de cabelo.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos