Fatores de crescimento capilar: o que são e por que você precisa conhecer

Se você é daqueles que busca se manter sempre atualizado acerca dos melhores produtos e tratamentos para a obtenção de cabelos cada vez mais belos e cheios de saúde, já deve ter ouvido falar dos chamados fatores de crescimento capilar.

Mas você sabe o que exatamente são os fatores de crescimento, como atuam e como eles podem lhe ajudar a conquistar o cabelo dos sonhos?

Confira, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre os fatores de crescimento capilar. Boa leitura!


O que são fatores de crescimento?

“Fatores de crescimento” é o nome dado aos conjuntos de substâncias que desempenham importante papel na comunicação celular.

Geralmente, esses conjuntos de substâncias são de natureza proteica.

Alguns dos principais objetivos dos fatores de crescimento são o controle do ciclo celular e a manutenção da sobrevivência das células, por meio da diferenciação e maturação celular.

E os fatores de crescimento capilar, o que são e para que servem?

Se os fatores de crescimento são conjuntos de substâncias capazes de auxiliar na comunicação intercelular, então os fatores de crescimento capilar são capazes de potencializar o desenvolvimento e o crescimento dos fios de cabelo.

O folículo capilar, estrutura dérmica produtora do fio, é uma estrutura bastante organizada e complexa, que está sujeita a diversas alterações no decorrer do seu desenvolvimento.

A comunicação intercelular no couro cabeludo, e em outras partes do corpo, depende de sinais e estímulos produzidos por células especializadas.

Algumas das moléculas que desempenham esse papel são, por exemplo, os anticorpos, as interleucinas e, também, os fatores de crescimento dos quais aqui falamos. Geralmente, essas substâncias são também conhecidas como citocinas.

Desse modo, os fatores de crescimento capilar são pequenos conjuntos de aminoácidos e peptídeos que exercem certas funções específicas.

É possível afirmar que tão somente os fatores de crescimento capilar não exercem nenhuma ação significativa de estimulação, pois eles agem apenas sinalizando a sequência correta para o desenvolvimento e crescimento saudável dos fios.

Existem alguns grupos principais de fatores de crescimento capilar. Abaixo, alguns dos mais importantes:

•             Fator de crescimento transformador beta (TGF-B);

•             Fator de crescimento derivado das plaquetas (PDGF);

•             Fatores de crescimento neural (NGF);

•             Fator de crescimento semelhante à insulina (IGF);

•             Fator de crescimento epidérmico (EGF).

E como os fatores de crescimento capilar agem?

Para que os fatores de crescimento capilar possam ativar as células que constituem os folículos capilares, é necessário que eles atinjam receptores específicos.

Esses receptores estão localizados, sobretudo, na superfície das células da raiz dos fios.

Quando os fatores alcançam os receptores, são induzidas mudanças nas configurações do receptor. Desse modo, a ação é transmitida para o interior da célula.

A partir disso, verifica-se a ocorrência de diversas reações bioquímicas, que se encerram com o crescimento dos fios de cabelo.

Dado o importante papel dos fatores de crescimento capilar na vida dos cabelos, diversos procedimentos que incluem a ação dos fatores de crescimento passaram a ser testados e amplamente divulgados. Confira, abaixo, alguns deles:

Microagulhamento capilar

O microagulhamento é um procedimento capilar que tira proveito da ação dos fatores de crescimento capilar.

Trata-se de uma estimulação natural, realizada por meio de microagulhas, que, ao penetrar na pele, favorecem a formação de novas fibras.

Embora o mecanismo de ação do microagulhamento não esteja totalmente esclarecido cientificamente, acredita-se que os pequenos traumas registrados pelo procedimento levam à liberação de fatores de crescimento derivado das plaquetas, que podem fazer a diferença no crescimento dos fios.

A principal indicação para o microagulhamento é para o tratamento da calvície, seja masculina ou feminina. É realizado por médico especialista, aliado ao uso de loções e demais medicações.

Intradermoterapia capilar ou mesoterapia

A intradermoterapia capilar é um procedimento estético no qual substâncias ativas são diretamente aplicadas, por meio de microagulhas, no couro cabeludo.

Desse modo, a queda dos fios é controlada e/ou interrompida, além de estimular a nutrição, o nascimento e o crescimento de novos fios de cabelos.

Além de vitaminas e medicamentos específicos, como minoxidil e finasterida, também é frequente que as fórmulas utilizem fatores de crescimento capilar.

Isso porque a intradermoterapia capilar promove a neutralização da dihidrotestosterona (DHT), o hormônio responsável pela estagnação dos folículos pilosos.

Ao ser diretamente injetada no local, é extremamente eficaz no bloqueio do hormônio, além de ajudar a aumentar a espessura e o volume dos fios de cabelo.

Conclusão sobre fatores de crescimento capilar

Neste artigo, nos debruçamos sobre as principais informações a respeito dos fatores de crescimento capilar. Trata-se de um potencial grande aliado para aqueles que buscam o cabelo dos sonhos. Apresenta-se bastante eficaz principalmente para o tratamento da calvície, seja ela masculina ou feminina.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo que tratou de fatores de crescimento capilar. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Confira, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre os fatores de crescimento capilar.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos