Um dos problemas mais comuns registrados em relação ao cabelo é o enfraquecimento dos fios que, com o tempo, se apresentam mais finos e quebradiços.
As causas que levam ao enfraquecimento dos cabelos podem unir diversos fatores, que vão desde a alimentação até predisposição genética e problemas hormonais.
Nesse sentido, uma das perguntas mais comuns é como fortalecer cabelos, de modo que os fios adquiram saúde.
Apresentaremos, aqui, as principais dicas de como fortalecer cabelos, para que você possa obter aquele tão desejado visual.
Tricoscopia: o exame dos cabelos
Você já ouviu falar da tricoscopia?
Assim como demais partes do corpo que exigem a realização de exames para uma melhor compreensão acerca do funcionamento e de suas propriedades, o cabelo também exige certa atenção.
A tricoscopia é o exame da estrutura e das particularidades dos fios de cabelo, a fim de que sejam analisadas suas particularidades e reais necessidades.
É recomendada a realização da tricoscopia anteriormente à seleção de quaisquer intervenções relacionadas a como fortalecer cabelos.
A tricoscopia pode ser realizada por médico dermatologista e permitirá o diagnóstico de seus fios.
5 dicas de como fortalecer cabelos
A queda dos cabelos é normal e parte do ciclo natural dos fios, que, ao fim do crescimento, entra numa fase de estagnação até que se desgruda do couro cabeludo. Portanto, estima-se que a queda de aproximadamente 100 fios por dia seja absolutamente dentro do esperado.
A queda dos fios registrada durante a lavagem dos cabelos ou o penteio é considerado normal e inclusive auxilia na renovação dos fios.
Entretanto, se você tem percebido fios mais quebradiços, confira, a seguir, nossas principais recomendações de como fortalecer cabelos.
1. Hidratação e nutrição capilar
Os benefícios provenientes da hidratação capilar são bem documentados.
Além de garantir a profunda nutrição dos fios, repondo a água e a umidade naturais dos cabelos, promove a manutenção dos fios, agindo de modo preventivo.
Já a nutrição capilar diz respeito à reposição direta de lipídios e proteínas, responsáveis por manter a oleosidade natural em proporções saudáveis na estrutura dos fios.
Esses procedimentos, quando adotados, garantem a reposição de nutrientes essenciais ao crescimento saudável dos fios, bem como garante força, vitalidade e ainda auxilia no cuidado das temidas pontas duplas.
Não se esqueça de escolher produtos adequados às necessidades dos seus cabelos.
2. Alimentação
A queda de cabelos, em muitos casos, pode estar associada às deficiências dietéticas. Embora já tenhamos falado da importância da nutrição dos fios, uma boa alimentação, saudável e balanceada, é imprescindível para garantir força aos fios de cabelos.
Aproximadamente 80% dos cabelos são formados por queratina, um tipo de proteína. Desse modo, uma alimentação pobre em proteínas pode atrapalhar diretamente o crescimento saudável dos fios. O zinco é outro nutriente bastante importante que auxilia no crescimento dos fios.
3. Pentear os cabelos
Outra dica bastante importante de como fortalecer cabelos é por meio do penteio dos fios.
O penteio e/ou escovação diária dos fios traz diversos benefícios. Além de ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, provocando a irrigação de nutrientes aos folículos pilosos, também auxilia distribuindo a oleosidade natural por todo o comprimento dos fios.
Ainda, o uso do pente permite que sejam eliminados resíduos de produtos e poeiras que se acumulam no decorrer do dia.
Para evitar a quebra dos fios, é indicado que o processo seja realizado com os fios já secos ou delicadamente úmidos.
4. Suspenda procedimentos mais químicos
É comum que os cabelos se apresentem mais quebradiços após os procedimentos, pois alteram características presentes na fibra capilar.
Entretanto, se você tem notado a queda mais acentuada dos fios depois da submissão a procedimentos químicos, como é o caso de descoloração ou alisamento, é recomendável que você aguarde e concentre-se no tratamento dos fios mais sensíveis.
5. Atente-se aos níveis de estresse e tensão
No decorrer do dia, somos confrontados com diversas responsabilidades. Trabalho, vida social, família, relacionamentos…
Embora seja difícil estar em controle de seus níveis de tensão e estresse, não custa tentar desacelerar um pouco.
Muitas vezes, em especial em quadros de calvície, episódios altamente estressantes contribuem significantemente para a queda dos fios.
Caso você esteja sofrendo de queda de cabelos e consiga estabelecer uma relação entre o episódio e o(s) momento(s) pelo(s) qual(is) está passando, é recomendável uma maior atenção a si mesmo, com técnicas relaxantes ou até mesmo psicoterapia.
Conclusão sobre como fortalecer cabelos
Neste artigo, buscamos trazer as principais alternativas para aqueles que buscam soluções para o aspecto quebradiço dos cabelos.
Se você busca soluções de como fortalecer cabelos, é necessário ficar atento aos detalhes aparentemente triviais do dia a dia, como cuidado capilar, alimentação e bem-estar.
Esses fatores são determinantes para a saúde dos fios e ajudam a garantir aquele tão desejado aspecto.
Esperamos que tenham gostado de nosso artigo sobre como fortalecer cabelos. Caso reste qualquer dúvida, não se esqueça de deixar seu comentário para nossos especialistas.