5 sugestões como fortalecer cabelos

Um dos problemas mais comuns registrados em relação ao cabelo é o enfraquecimento dos fios que, com o tempo, se apresentam mais finos e quebradiços.

As causas que levam ao enfraquecimento dos cabelos podem unir diversos fatores, que vão desde a alimentação até predisposição genética e problemas hormonais.

Nesse sentido, uma das perguntas mais comuns é como fortalecer cabelos, de modo que os fios adquiram saúde.

Apresentaremos, aqui, as principais dicas de como fortalecer cabelos, para que você possa obter aquele tão desejado visual.

Tricoscopia: o exame dos cabelos

Você já ouviu falar da tricoscopia?

Assim como demais partes do corpo que exigem a realização de exames para uma melhor compreensão acerca do funcionamento e de suas propriedades, o cabelo também exige certa atenção.

A tricoscopia é o exame da estrutura e das particularidades dos fios de cabelo, a fim de que sejam analisadas suas particularidades e reais necessidades.

É recomendada a realização da tricoscopia anteriormente à seleção de quaisquer intervenções relacionadas a como fortalecer cabelos.

A tricoscopia pode ser realizada por médico dermatologista e permitirá o diagnóstico de seus fios.

5 dicas de como fortalecer cabelos

A queda dos cabelos é normal e parte do ciclo natural dos fios, que, ao fim do crescimento, entra numa fase de estagnação até que se desgruda do couro cabeludo. Portanto, estima-se que a queda de aproximadamente 100 fios por dia seja absolutamente dentro do esperado.

A queda dos fios registrada durante a lavagem dos cabelos ou o penteio é considerado normal e inclusive auxilia na renovação dos fios.

Entretanto, se você tem percebido fios mais quebradiços, confira, a seguir, nossas principais recomendações de como fortalecer cabelos.

1. Hidratação e nutrição capilar

Os benefícios provenientes da hidratação capilar são bem documentados.

Além de garantir a profunda nutrição dos fios, repondo a água e a umidade naturais dos cabelos, promove a manutenção dos fios, agindo de modo preventivo.

Já a nutrição capilar diz respeito à reposição direta de lipídios e proteínas, responsáveis por manter a oleosidade natural em proporções saudáveis na estrutura dos fios.

Esses procedimentos, quando adotados, garantem a reposição de nutrientes essenciais ao crescimento saudável dos fios, bem como garante força, vitalidade e ainda auxilia no cuidado das temidas pontas duplas.

Não se esqueça de escolher produtos adequados às necessidades dos seus cabelos.

2. Alimentação

A queda de cabelos, em muitos casos, pode estar associada às deficiências dietéticas. Embora já tenhamos falado da importância da nutrição dos fios, uma boa alimentação, saudável e balanceada, é imprescindível para garantir força aos fios de cabelos.

Aproximadamente 80% dos cabelos são formados por queratina, um tipo de proteína. Desse modo, uma alimentação pobre em proteínas pode atrapalhar diretamente o crescimento saudável dos fios. O zinco é outro nutriente bastante importante que auxilia no crescimento dos fios.

3. Pentear os cabelos

Outra dica bastante importante de como fortalecer cabelos é por meio do penteio dos fios.

O penteio e/ou escovação diária dos fios traz diversos benefícios. Além de ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, provocando a irrigação de nutrientes aos folículos pilosos, também auxilia distribuindo a oleosidade natural por todo o comprimento dos fios.

Ainda, o uso do pente permite que sejam eliminados resíduos de produtos e poeiras que se acumulam no decorrer do dia.

Para evitar a quebra dos fios, é indicado que o processo seja realizado com os fios já secos ou delicadamente úmidos.

4. Suspenda procedimentos mais químicos

É comum que os cabelos se apresentem mais quebradiços após os procedimentos, pois alteram características presentes na fibra capilar.

Entretanto, se você tem notado a queda mais acentuada dos fios depois da submissão a procedimentos químicos, como é o caso de descoloração ou alisamento, é recomendável que você aguarde e concentre-se no tratamento dos fios mais sensíveis.

5. Atente-se aos níveis de estresse e tensão

No decorrer do dia, somos confrontados com diversas responsabilidades. Trabalho, vida social, família, relacionamentos…

Embora seja difícil estar em controle de seus níveis de tensão e estresse, não custa tentar desacelerar um pouco.

Muitas vezes, em especial em quadros de calvície, episódios altamente estressantes contribuem significantemente para a queda dos fios.

Caso você esteja sofrendo de queda de cabelos e consiga estabelecer uma relação entre o episódio e o(s) momento(s) pelo(s) qual(is) está passando, é recomendável uma maior atenção a si mesmo, com técnicas relaxantes ou até mesmo psicoterapia.

Conclusão sobre como fortalecer cabelos

Neste artigo, buscamos trazer as principais alternativas para aqueles que buscam soluções para o aspecto quebradiço dos cabelos.

Se você busca soluções de como fortalecer cabelos, é necessário ficar atento aos detalhes aparentemente triviais do dia a dia, como cuidado capilar, alimentação e bem-estar.

Esses fatores são determinantes para a saúde dos fios e ajudam a garantir aquele tão desejado aspecto.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo sobre como fortalecer cabelos. Caso reste qualquer dúvida, não se esqueça de deixar seu comentário para nossos especialistas.

Nesse sentido, uma das perguntas mais comuns é como fortalecer cabelos, de modo que os fios adquiram saúde.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos