4 fatos de como ter cabelos saudáveis

O cuidado com os cabelos é uma das práticas estéticas mais populares em todo o mundo, entre homens e mulheres.

Afinal, quem não deseja uma cabeleira bonita, com fios cheios de vida e de saúde?

Se você é daqueles que está sempre buscando por novidades relacionadas ao cuidado dos cabelos, já deve ter se deparado com informações pouco confiáveis e mirabolantes a respeito de como ter cabelos saudáveis.

Pois seus problemas acabaram. Neste artigo, traremos alguns fatos bastante importantes sobre como ter cabelos saudáveis.

4 fatos de como ter cabelos saudáveis

Como ter cabelos saudáveis? Principais informações

O cuidado com os cabelos deve ser uma prática incorporada no seu dia a dia, por meio de diversas ações e cuidados.

É exatamente nesse passo que reside a principal receita de como ter cabelos saudáveis, pois essas práticas de cuidado realizarão diversas ações nos seus fios de cabelo, desde a nutrição até a reposição de água.

Obviamente, visitar seu cabeleireiro com alguma frequência é uma excelente medida para o acompanhamento do estado de crescimento de seus fios, mas não basta para garantir a saúde capilar.

Por meio do cuidado contínuo e integral, você garantirá o máximo de saúde para os fios de cabelos, que pode ser verificado em cabelos cada vez mais fortes, sedosos e com brilho.

Para a criação de sua rotina de cuidados capilares, de modo a assegurar a plena saúde dos fios, confira os seguintes fatos a respeito de como ter cabelos saudáveis.

1. A alimentação saudável pode deixar os cabelos mais bonitos

A alimentação é a principal responsável pela reposição de nutrientes, vitaminas e minerais, essenciais ao devido funcionamento do organismo.

Ora, se uma dieta balanceada e saudável está diretamente associada à nutrição do organismo, está também relacionada à saúde dos fios.

Trata-se, inclusive, de um dos mais importantes fatos de como ter cabelos saudáveis, uma vez que os nutrientes que ingerimos interferem fortemente nas propriedades dos fios – como o aspecto visual e o crescimento dos cabelos.

Evite refeições consideradas gordurosas e dê preferência àquelas refeições repletas de proteínas e minerais. Não se esqueça também de beber bastante água.

2. Lavar constantemente os cabelos é importante

Um mito bastante popular sobre o cuidado capilar refere-se à lavagem dos cabelos.

Embora muitos afirmem que lavar os cabelos diariamente danifica os fios, a ciência já afirmou que não existe uma regra de periodicidade para a lavagem das madeixas.

É recomendado, inclusive, que aqueles que apresentam cabelos mais oleosos devam lavar os cabelos diariamente. Já as pessoas com fios mais secos podem decidir por lavar os cabelos há cada dois dias.

Segundo os dermatologistas, outro dado importante é que não se deve ficar mais de cinco dias sem lavar os fios, pois a produção de sebo pelo couro cabeludo é contínua e a falta de cuidados pode promover acúmulo da substância, acarretando até mesmo casos de dermatite seborreica.

3. Não esfregue o couro cabeludo com as unhas

Esfregar o couro cabeludo com as unhas pode ser extremamente prejudicial à saúde dos fios e do couro cabeludo.

Isso se deve ao atrito das unhas com o couro cabeludo, que podem provocar sérias irritações e descamações.

Dê preferência à massagem capilar, realizada com a ponta dos dedos. Trata-se de uma prática simples e eficaz para estimular a circulação do couro cabeludo e, consequentemente, o crescimento dos fios.

Esse procedimento, que pode ser facilmente feito em casa, consiste na realização de movimentos circulares com as pontas dos dedos no couro cabeludo.

Inicie no topo da cabeça e, gradualmente, alcance as laterais da cabeça. Prossiga com os movimentos por aproximadamente 5 minutos, duas vezes por semana.

Considere o uso de óleos essenciais para maximização dos resultados.

4. A importância do penteio

A importância de pentear os cabelos é outro fato que deve ser levado em consideração se você busca maneiras de como ter cabelos saudáveis.

O penteio dos fios é capaz de estimular a circulação do sangue no couro cabeludo, que promove uma irrigação extra de nutrientes aos folículos pilosos, células das quais nascem os fios.

Além disso, pentear os fios elimina resíduos de produtos, poeira e outros elementos que acabamos por acumular no cabelo, no decorrer do dia.

Pentear os cabelos ainda gera a distribuição da oleosidade natural dos fios, nutrindo os cabelos em todo seu comprimento, importante especialmente para aqueles que apresentam as pontas mais secas.

4 fatos de como ter cabelos saudáveis: conclusão

Neste artigo, apresentamos 4 fatos que devem ser levados em consideração se você busca como ter cabelos saudáveis.

O ideal é que essas dicas que trouxemos acima sejam incorporadas no seu dia a dia de maneira gradual, de modo que você possa cuidar de seus cabelos integralmente.

Esperamos que você tenha gostado e aprendido com as nossas dicas de como ter cabelos saudáveis. Não se esqueça de deixar seu comentário ou sugestão para os nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close