Como evitar queda de fios no inverno

A queda dos fios é um dos mais populares problemas relacionados aos cabelos e, também, um dos mais temidos.

Geralmente, são vários os fatores que contribuem para a fragilização dos fios, como hábitos alimentares pouco saudáveis, excesso do uso de química, hereditariedade genética, entre outros.

Mas você já sabia que, a depender da estação do ano, os cuidados devem ser redobrados?

Confira as principais informações a respeito da saúde capilar em temperaturas mais frias e algumas dicas de como evitar queda de fios no inverno. Boa leitura!

Por que redobrar a atenção aos fios no inverno?

É sabido que o inverno é a estação do ano na qual são registradas temperaturas mais baixas. Tem seu início no dia 20 de junho e termina no dia 22 de setembro.

Embora o inverno no Brasil não seja tão rigoroso devido à sua localização em relação à linha do equador, algumas regiões tendem a registrar a ocorrência de temperaturas negativas, com precipitação de neve.

Em relação à saúde capilar, as temperaturas mais frias podem fazer com que os cabelos demorem mais tempo para secar.

É justamente a umidade decorrente dessa demora que pode provocar a queda dos fios do inverno. Além disso, a umidade em excesso também pode propiciar a instalação de quadros de seborreia dermatite, a famosa caspa, característica por coceiras, descamações e irritações no couro cabeludo.

Desse modo, mesmo que você more em regiões mais quentes, menos afetadas pelo inverno, ainda assim seu cabelo pode ser vítima do inverno.

Para aprender como evitar queda de fios no inverno, siga às seguintes dicas.

Como evitar queda de fios no inverno: principais dicas

1. Certifique-se de que a queda dos fios é pontual

Neste artigo, abordamos algumas informações sobre como evitar queda de fios no inverno, pois essa estação traz consigo características potencialmente nocivas aos fios.

Entretanto, o inverno pode estar somente agravando um quadro já existente.

A tricoscopia é o exame dos fios de cabelos e do couro cabeludo e é realizado por profissional dermatologista.

Por meio dessa análise, é possível compreender os processos que ocorrem no couro cabeludo, bem como as propriedades e reais necessidades dos fios.

Desse modo, você estará se certificando de que não há nenhuma causa mais complexa por trás da queda dos fios.

2. Não lave os cabelos diariamente

Não há consenso a respeito da correta lavagem dos fios. Embora muitos aleguem a prejudicialidade da lavagem constante, outros preferem realizá-la, pelo menos, três vezes por semana.

Como mencionamos, o principal risco do inverno para os cabelos é a umidade, capaz de propiciar certos problemas capilares.

Desse modo, nossa segunda dica para evitar queda de fios no inverno é realizar a lavagem dos fios com intervalos mais espaçados.

Vale lembrar que a água quente é altamente prejudicial aos fios e, portanto, deve ser evitada.

3. Evite prender os cabelos da mesma forma

Nossa terceira dica para evitar queda de fios no inverno está relacionado ao seu modo de prender os cabelos.

Se você tem o hábito de usar os cabelos amarrados em rabo de cavalo ou coque, recomendamos que dê variação aos penteados. Além de facilitar a quebra dos fios, esses penteados também podem abafar o couro cabeludo.

Evite também dormir com o cabelo preso. Caso você não goste de dormir com os fios soltos, dê preferência a um rabo de cavalo mais frouxo.

4. Cuidado com o excesso de química!

Se o excesso de químicas em qualquer ocasião merece atenção, no inverno não deixa de ser diferente.

Use produtos adequados às propriedades de seus cabelos e em quantidades moderadas. Além disso, produtos químicos não devem ser aplicados na raiz capilar.

Caso você vá tingir os cabelos durante o inverno, prepare suas madeixas para receber a química utilizando máscaras de tratamentos, produtos capazes de minimizar os impactos da química aos fios.

5. Jamais durma com os cabelos molhados

Nossa última dica para evitar queda de fios no inverno não poderia deixar de reforçar a importância da devida secagem dos cabelos após seu enxágue.

Recomendamos que você retire o excesso de água dos cabelos com o uso de uma toalha macia.

Caso você dê preferência ao uso de aparelhos secadores, não se esqueça de utilizar a opção de ar frio. Além disso, o produto deve estar posicionado a 15 cm das madeixas.

Conclusão sobre como evitar queda de fios no inverno

Neste artigo, trouxemos algumas das principais indicações para evitar queda de fios no inverno.

Como mostramos, embora os cuidados capilares sejam importantes durante todo o decorrer do ano, o inverno exige cuidados específicos devido à umidade que os fios apresentam nessa estação.

Desse modo, ao seguir nossas dicas de como evitar queda de fios no inverno, você proporcionará melhores condições para o crescimento e manutenção dos fios.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo sobre evitar queda de fios no inverno. Não se esqueça de deixar seu comentário.

As principais informações a respeito da saúde capilar em temperaturas mais frias e algumas dicas de como evitar queda de fios no inverno.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos