Além de afetar os cabelos, a calvície também pode afetar a autoestima de quem está enfrentando essa condição e buscando alternativas que possam ajudar no tratamento. Já ouviu falar sobre esse tratamento que promete ser uma das melhores formas para combater a queda capilar? Neste artigo falaremos tudo sobre a calvície e o raio laser, uma das técnicas do mercado de beleza, e as vantagens do raio laser e calvície.
O que é calvície?
A calvície, também chamada de alopecia, é uma condição em que ocorre a queda parcial ou total dos fios capilares, podendo afetar outras áreas que possuem pelos, porém mais perceptível no couro cabeludo.
Normalmente, perdemos cerca de 50 a 100 fios capilares por dia; sempre que um fio cai, ele é substituído por outro, dando início a um novo ciclo. Mas, com o avanço da idade, o crescimento dos fios tende ficar mais lento, podendo até mesmo parar e resultar em calvície. Outros fatores que influenciam a queda capilar são: mudanças hormonais, hereditariedade, estresse e até cuidados impróprios com os fios capilares.
A calvície pode afetar tanto homens quanto as mulheres Não tem cura, porém existem diversas formas de tratamentos eficazes, assim como raio laser e calvície. É muito importante que, ao notar a queda, você marque uma consulta com um médico especializado para verificar a situação. Normalmente, a queda é percebida pelo indivíduo.
O raio laser para queda capilar
Esse tratamento é polêmico, pois muitos médicos discordam que é eficiente ao tratamento da calvície, por não ter sido cientificamente comprovado por órgãos competentes. No entanto, é uma das novas apostas do mercado da beleza para combater a queda capilar.
Alguns produtos portáteis de uso pessoal podem ser facilmente encontrados, já que foram comercializados recentemente. Há algum tempo, algumas clínicas especializadas e salões de beleza já utilizam o raio laser para cabelo.
Alguns estudos mostram que o raio laser atua no couro cabeludo de forma direta e eleva a circulação sanguínea, estimulando os folículos e o crescimento dos fios capilares. O tratamento de calvície com raio laser possui baixa potência, entre 1 a 500 miliwatts, ideal para estimular o couro cabeludo. Há lasers de baixa potência que podem provocar um efeito conhecido como bioestimulação na área aplicada. Esse efeito estimula o bulge capilar, local do folículo rico em células-tronco, podendo deixar os fios mais grossos e fortes.
O tratamento a laser é recomendado para vários tipos de quedas capilares, incluindo alopecia androgenética, dermatite seborreica, eflúvio telógeno, entre outros.
Dependendo do grau da sua calvície, a aplicação do tratamento com o raio laser varia. Geralmente, é preciso de entre seis a dez sessões, a cada 15 dias.
Além de fazer o tratamento, também é muito importante começar novos hábitos, como:
- ter uma boa alimentação: uma alimentação balanceada, contendo fontes de proteína como carne vermelha, oleaginosas e ovo;
- evitar dormir com cabelo molhado: dormir de cabelo molhado pode ocasionar a quebra dos fios, além de causar dermatite seborreica;
- evitar secador: evite usar todo dia, use com moderação e com protetor térmico;
- evitar manter os fios presos: manter os fios presos por muito tempo pode resultar em calvície de tração, deixando os fios mais fracos. Use rabos de cavalo – prendendo apenas levemente, sem pressão – e, caso utilize apliques, prefira os de tique-taque;
- cuidar bem da raiz: evite sempre aplicar máscara, condicionador ou leave-in na raiz.
As vantagens do raio laser e calvície
Abaixo, listamos as maiores vantagens do raio laser e calvície. Confira:
· Melhora a qualidade do fio
Uma das vantagens do raio laser e calvície é que ele estimula o folículo, fazendo-o crescer, e ainda aumenta a quantidade dos fios capilares, aumentando o seu volume. Além disso, o tratamento com raio a laser multiplica a síntese de colágeno e dos fibroblastos.
· Ótimo recurso terapêutico
O tratamento raio laser e calvície utiliza uma luz de baixa intensidade e é classificado como um ótimo recurso para tratamento de calvície, pois ele emite ondas eletromagnéticas para estabelecer a saúde dos fios capilares.
· Combate radicais livres
Uma das vantagens do tratamento raio laser e calvície é que ele ajuda a combater os radicais livres de oxigênio, responsáveis pelo envelhecimento das células e dos tecidos.
· Não causa danos
O tratamento com raio a laser não causa danos físicos, pois possui potência baixa e nenhum dano térmico para a pele. Além disso, o laser não chega a causar danos e efeitos ionizantes ou carcinogênicos. O laser utilizado nesse tipo de tratamento é o de diodo.
Gostou do nosso artigo sobre raio laser e calvície, sobre as suas vantagens? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!