Cabelos fracos e quebradiços: como solucionar?

Todas as pessoas gostam de cuidar de seus cabelos para que possam se apresentar sempre com uma aparência que impressione e que mantenha a saúde dos fios sempre em dia.

Porém, nem sempre é possível manter os cabelos em bom estado, e várias situações podem comprometer os fios e deixar os cabelos fracos e quebradiços, trazendo problemas de enfraquecimento e queda mais acentuada, que podem levar a calvície.

Neste artigo, iremos abordar sobre as causas de ocorrência de cabelos fracos e quebradiços, além das soluções a ser adotadas para que esses problemas sejam solucionados.

Cabelos fracos e quebradiços: como solucionar?

Sintomas e causas de cabelos fracos e quebradiços

Os sintomas de cabelos fracos e quebradiços se referem à perda de volume, menos brilho e queda acentuada.

Normalmente, a queda em excesso é o que chama mais atenção e traz transtornos a pessoa, pois ela acaba sendo mais destacada no couro cabeludo e provocando maior prejuízo à  autoestima.

Suas causas estão ligadas a diversos fatores,  que devem ser devidamente investigados e tratados. Essas causas podem estar relacionadas à genética, excesso de produtos químicos, alterações hormonais, alimentação inadequada, falta de cuidados com a limpeza e hidratação, entre outros fatores.

O importante é que ao identificar esse tipo de problema, a pessoa recorra a um especialista que possa efetuar um diagnóstico adequado e iniciar um tratamento mais efetivo.

Formas de combater cabelos fracos e quebradiços

Como cabelos fracos e quebradiços provocam a queda mais acentuada dos fios, é importante identificar algumas ações que possam minimizar os riscos de queda e manter os fios sempre fortes e bonitos.

Iremos, a seguir, relacionar alguns cuidados a adotar para corrigir esse problema.

Cuide da hidratação dos fios

Uma boa forma de atuar sobre cabelos fracos e quebradiços é investir em uma boa hidratação permanente dos fios.

Hidratar os fios com habitualidade atuam no seu fortalecimento,deixando-os com uma aparência saudável e bonita.

O ideal é que se hidrate os cabelos quinzenalmente e, de preferência, usando produtos de qualidade que possam atuar para seu fortalecimento. Isso inclui vitaminas, queratina e demais compostos que auxiliam na manutenção dos fios saudáveis.

Lave os cabelos adequadamente

Para auxiliar a combater os cabelos fracos e quebradiços, a importância da lavagem e correta higienização é determinante.

Usar água fria ou morna mais para fria é uma excelente opção, e incluir na limpeza o uso de xampus e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo, com boa qualidade, é fundamental nesse processo.

Secar os cabelos ou manter secos antes de deitar é outra ação bastante útil para mantê-los em bom estado.

Invista em melhorias de nutrientes

Utilizar aminoácidos em cabelos fracos por origem genética auxilia no seu fortalecimento e mantém os fios sempre saudáveis.

Usar óleos vegetais também é uma boa indicação e deixam os fios sempre saudáveis e vistosos, sem riscos de que se apresentem quebradiços.

Utilize máscara fortalecedora

Para maior ação sobre o enfraquecimento dos fios, devem ser usadas máscaras fortalecedoras.

Elas auxiliam a atuar contra o enfraquecimento dos fios e recompõem os nutrientes que os fios necessitam.

Esse é um recurso que pode ser elaborado em casa com receitas caseiras disponíveis em sites específicos de cuidados com os cabelos.

Trate de sua alimentação

A alimentação tem contribuição fundamental para o fortalecimento e a saúde dos fios.

Faça uma reeducação alimentar e introduza, por meio da alimentação, todos os nutrientes necessários para manter uma boa saúde.

Caso seja necessário, é possível recorrer a suplementos alimentares e assim conseguir repor as vitaminas e nutrientes que estão em falta no seu organismo e que irão contribuir para combater o enfraquecimento dos fios.

Evite usar calor em excesso nos fios

Evitar o uso de calor provocado pela água, secadores, escovas, alisamento e até a ação do sol são recomendações que trazem benefícios aos fios de cabelos e podem mantê-los saudáveis e sem quebras.

Em caso de necessidade, use proteção térmica e de cobertura em tratamentos e cuidados na exposição aos raios solares.

Escolha bem os acessórios que evitem atrito com os fios e o couro cabeludo

Evite itens que possam provocar atrito muito forte no couro cabeludo e nos fios de cabelos, como pentes, toalhas, toucas térmicas, e reter os fios em presilhas e elásticos.

Todos esse são elementos que provocam atrito e danificam os fios.

Considerações finais

Cabelos fracos e quebradiços têm várias causas, e neste artigo procuramos apresentar cuidados que devem ser tomados para reduzir os danos provocados aos fios.

Porém, nos casos em que já ocorreu perda de cabelos mais acentuada e que apresenta falhas na cobertura do couro, é importante utilizar recursos que disfarcem a ausência de fios de cabelos.

Para esse caso, o melhor produto de maquiagem capilar é Jet Hair, que é seguro e avalizado pela Anvisa.

Não deixe de conhecer mais sobre essa maquiagem capilar, para descobrir mais vantagens do produto. Aproveite e deixe um comentário sobre este artigo e como você lida com cabelos fracos e quebradiços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close