O que é condicionador e como escolher o melhor para seu cabelo

É impossível nunca ter ouvido falar do condicionador e de sua importância no dia a dia. Acompanhado pelo xampu na grande maioria das lavagens, é um produto indispensável a qualquer rotina de cuidados capilares que se preze.

Mas será que você  sabe, de fato, o que é condicionador e como escolher o melhor? As reais funções do produto e como ele age nos seus fios e no couro cabeludo?

Caso  não saiba,  este artigo foi feito pra você. Nele, você  vai aprender as principais informações relacionadas a esse item, como o que é condicionador e como escolher o melhor e o produto mais adequado às suas necessidades.

O que é condicionador e como escolher o melhor para seu cabelo

O que é condicionador e como escolher o melhor: para que serve?

O condicionador é um produto bastante popular quando se trata de cuidados capilares. Sua função, complementar a do xampu, é basicamente a de nutrir, dar brilho e maciez aos cabelos além de auxiliar na proteção dos fios contra agentes danosos.

A cada aplicação do xampu, as escamas das cutículas dos fios são abertas, sendo promovida, assim, uma intensa limpeza nos fios e no couro cabeludo. Essa limpeza detecta e elimina resíduos, impurezas e possíveis excessos de oleosidade.

Após sua ação, as cutículas devem ser fechadas novamente, para que os efeitos dos produtos aplicados sejam maximizados. É nesse momento  que o condicionador entra em ação.

Como o condicionador age nos fios e couro cabeludo?

Ao promover o fechamento das cutículas, o condicionador desenvolve uma espécie de película protetora ao redor dos fios de cabelos, prolongando não só o tempo de hidratação, mas também proporcionando uma proteção extra aos cabelos.

 Além disso, torna os fios mais maleáveis para serem penteados, evitando o embaraço dos fios, e deixando-os devidamente protegidos a agressores externos, como a alta exposição ao sol ou vento, poeira, entre outros.

Outro benefício do uso correto do condicionador é a devolução da oleosidade natural dos cabelos, essencial para a nutrição dos fios.

Agora que você já sabe o que é condicionador, e como escolher o melhor, vamos entender mais para que você possa tomar sua decisão e manter os fios lindos!

Como escolher o melhor condicionador?

É essencial que, na hora de   escolher o condicionador, você leve em consideração as propriedades dos seus fios, bem como suas reais necessidades e objetivos.

Cabelos lisos e mais finos tendem a se beneficiar dos condicionadores para dar volume. Esses produtos dão ao cabelo uma textura adicional para que ele não fique com aquele aspecto de “lambido”.

Outra dica para esse grupo é evitar o uso de condicionadores hidratantes, pois estes são mais ‘pesados’ e tendem a deixar os fios mais colados junto à cabeça e lisos. Dê preferência a esse tipo de condicionador somente se seus cabelos estiverem demasiadamente frágeis ou danificados.

Já para os cabelos ondulados, o condicionador hidratante é uma ótima recomendação. Isso  porque as pontas dos fios ondulados  ser mais secas uma vez que não são devidamente alcançadas pela oleosidade natural dos cabelos.

Nos casos dos cabelos grossos e crespos, estes beneficiam-se intensamente do uso de condicionadores de hidratação profunda, também devido à falta de hidratação.

Caso você mantenha o hábito de colorir ou tonalizar os fios de cabelos, recomenda-se o uso de condicionadores que auxiliem a proteger a cor dos fios. Isso ocorre por meio da ação do condicionador nos fios, com a selagem da cutícula.

Outras dicas importantes

Agora que você já sabe o que é condicionador e como escolher o melhor e mais adequado produto aos seus fios, maximize a ação do condicionador nos seus cabelos com essas dicas:

  • Aplique o condicionador somente no comprimento dos cabelos, evitando a região da raiz. Quando o condicionador entra em contato com o couro cabeludo, propicia o aumento da oleosidade natural;
  • Aproveite o momento de aplicação do condicionador para realizar o desembaraço dos fios de cabelos com os dedos;
  • Deixe o produto agir nos fios  por um e dois minutos para  garantir  a absorção e ação;
  • Enxague os fios com água fria e retire todos os resíduos do produto. A permanência do condicionador nos cabelos pode causar o ressecamento da região e irritações;
  • O uso do condicionador deve ser constante, podendo ser utilizado a cada enxague;
  • Durante hidratação com máscaras de tratamento, o condicionador deve ser aplicado da mesma forma: após a aplicação da máscara, com as cutículas dos fios abertas e propícias para receberem substâncias.

Conclusão sobre o que é condicionador e como escolher o melhor para seu cabelo

Neste artigo, abordamos algumas informações a respeito  do que é condicionador e como escolher o melhor para seu cabelo.

Trata-se de um produto indispensável a qualquer rotina de cuidados capilares. E, como vimos, cada condicionador é específico para um tipo de cabelo, o que evidencia a importância do cuidado na hora de escolher um produto.

Esperamos que tenham gostado e aprendido sobre o que é condicionador e como escolher o melhor. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close