7 conselhos para evitar a queda de cabelo por estresse

O estresse é uma realidade  comum no dia a dia das pessoas . A rotina pesada de trabalha, trânsito, problemas financeiros e muitos outros fatores colaboram para que o quadro  se agrave. Mas você sabia que a queda de cabelo pode estar relacionada ao  estresse? Abaixo, vamos mostrar x conselhos para evitar a queda de cabelo por estresse para que você se oriente melhor na hora de tratar desse problema.

7 conselhos para evitar a queda de cabelo por estresse

Por que o estresse estimula a queda de cabelo?

Há um hormônio no corpo humano chamado cortisol. Esse hormônio é responsável por:

  • Controlar o estresse;
  • Auxiliar o funcionamento do sistema imunológico;
  • E  controlar a pressão arterial

Em níveis ideais, o cortisol é  importante para regular funções do corpo humano.

Porém, devido às  alterações do nível de cortisol causadas pelo estresse, há um desequilíbrio nos vasos sanguíneos, que se contraem e restringem a nutrição celular, dificultando o processo de crescimento dos fios e estimulando o enfraquecimento da raiz.

Combata o estresse durante o dia a dia

Devido  às jornadas pesadas que o dia a dia proporciona, pouco tempo nos resta  para  atividades essenciais para a manutenção de nossa saúde mental.  Porém, é de extrema importância tirar um tempo pra si, pois de nada adianta tratar dos seus cabelos cuidadosamente e ter uma vida estressante. Evite gatilhos que te levem ao estresse bem como  trabalhar muito em casa e coloque o descanso em dia. Esses são excelentes  são conselhos para evitar a queda de cabelo por estresse.

Pratique atividades físicas

Sim, faça uma atividade física! Altos índices de estresse podem levar uma pessoa  à agressividade, à incapacidade de relaxar, diminui a capacidade de pensar, provoca crise de ansiedade e, além disso tudo, libera cortisol, que diminui o ciclo natural dos fios de cabelo.

Ao realizar atividades físicas, o humor melhora, alivia-se  a sensação de ansiedade e depressão, o organismo libera endorfina e temos aumento da sensação bem estar. Um dos valiosos conselhos para evitar a queda de cabelo por estresse.

Escolha exercícios que proporcionem sensação de relaxamento, como yoga, natação e meditação.

Alimente-se melhor

A alimentação é um pilar importante na hora do crescimento do cabelo, pois a estrutura dos fios necessita de uma dieta rica em nutrientes capazes de promover o seu crescimento saudável.  Foque nos alimentos ricos em:

  • Proteína
  • Vitaminas A, B, C e E;
  • Vitaminas do complexo B;
  • E  ingerir muita água

Evite secador e chapinha

Dentre os conselhos para evitar a queda de cabelo por estresse, fatores externos como secador e chapinha podem agravar os danos no cabelo por conta da exposição dos fios a altas temperaturas. Pessoas com fios mais finos e ralos sofrem mais com estes processos na hora de modelar um penteado ou esticar o cabelo. Então, se você tem percebido o seu cabelo cair mais que o normal ultimamente, evite a exposição dos fios ao calor excessivo para não agravar o problema.

Procedimentos químicos

Procedimentos químicos costumam prejudicar muito a estrutura capilar, tornando a raiz fraca, os fios secos e quebradiços. A exposição do cabelo a esses tratamentos químicos feito por pessoas inexperientes pode trazer consequências graves aos cabelos.

Além disso, há outros danos como o ressecamento do couro cabeludo, fazendo com que os folículos pilosos produzam sebo em excesso.

Esses tratamentos danificam a cutícula capilar, o que causa o aparecimento das indesejadas pontas duplas.

Mantenha a saúde capilar em dia

Controlar o estresse é importante para que outros processos anti quedas funcionem também. Portanto, hidratar bem o cabelo e realizar um cronograma capilar podem reduzir os estragos causados pelo estresse.

Procure opinião médica

Você tem notado que o o seu cabelo está caindo  muito? É normal perder alguns fios diariamente.  Especialistas  afirmam que, em média, 100 fios caem do nosso couro cabeludo por dia. Porém, o alerta serve para os casos quando há excesso de queda e as entradas ficam mais aparentes.

A queda de cabelo pode ser evitada.  Muitos hábitos do nosso dia a dia contribuem para que esse mal aconteça, porém um profissional de saúde especializado pode lhe dar orientações e conselhos para evitar a queda de cabelos por estresse, que vão fazer toda a diferença na sua saúde capilar.

Conclusão: 7 conselhos para evitar a queda de cabelos por estresse

Cabelo e estresse estão ligados.  Portanto, para um bom funcionamento da sua saúde de modo geral, fique atento aos sinais. Para melhores conselhos para evitar a queda de cabelos por estresse, consulte especialistas de saúde que possam ajudar em ambos os problemas e tenha o equilíbrio perfeito entre saúde capilar e bem-estar pessoal.

Caso alguns desses problemas esteja comprometendo o seu cabelo visualmente, como o aparecimento das entradas indesejadas causadas pela calvície, recomendamos os produtos da marca Jet Hair, capazes de proporcionar uma aparência firme, natural e cheia de vida ao cabelo.

Se você gostou do nosso conteúdo com conselhos para evitar a queda de cabelos por estresse, compartilhe com os seus amigos e, em caso de dúvida, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close