Queda de cabelo no outono: por que acontece?

Cuidar dos cabelos para deixá-los sempre saudáveis e bonitos é uma necessidade para todas as pessoas. Porém, algo que preocupa demais é quanto ao aumento de queda de fios que pode provocar a calvície.

Existe uma avaliação de que algumas épocas do ano são mais propensas à queda de cabelos com maior intensidade. Isso tem relação tanto com alguns fatores relativos à influência das estações do ano quanto comportamentos das pessoas nesses períodos, que podem vir a agravar – ou minimizar – a queda de cabelos.

Vamos ver, neste artigo, por que ocorre com maior intensidade a queda de cabelo no outono. Tenha uma boa leitura!

Por que a queda de cabelos se acentua mais no outono?

Os cabelos contam com um ciclo de renovação durante todo o ano, tendo quedas controladas que são naturais para que outros fios surjam e assim a superfície do couro cabeludo fique sempre com os fios necessários para que não apresentem falhas.

No entanto, a queda de cabelo no outono se intensifica principalmente pela ausência de sol mais diariamente.

Com as temperaturas mudando de um calor do verão para mais amena pelo início do frio que o outono traz, os fios sofrem uma ação de queda maior.

Com temperaturas mais brandas, a umidade do ar se reduz e deixa os cabelos mais ressacados, agravando o processo de enfraquecimento e queda.

A falta de sol agravando a quantidade de fios em queda

O agravamento da queda de cabelo no outono tem a ver com a menor incidência de sol nos cabelos.

Os fios possuem uma composição que sofre influência quanto ao seu crescimento e está relacionada a sensores de luminosidade que são ativados pelo sol e sua luz.

Quando o sol se apresenta com menor frequência, esse processo é comprometido e a queda acaba se acentuando.

Cuidado com a temperatura da água

Todos devem saber que lavar os cabelos com água quente acaba levando ao enfraquecimento dos fios, assim como usar secadores e chapéus por muito tempo.

Esse é um dos fatores que impactam diretamente no aumento da queda de cabelo no outono, pois nessa estação do ano, com a redução do calor, é normal os banhos mais quentes e mais confortáveis, mas devem ser evitados.

Pelo menos nos fios é importante quebrar a temperatura mantendo a água mais fria e não comprometendo a saúde dos cabelos.

Cuide bem da limpeza do couro cabeludo e dos fios de cabelos

A queda de cabelo no outono se acentua também pela falta de cuidado adequado com a limpeza tanto dos fios como do couro cabeludo. Sem sol a diminuição da oleosidade dos fios e, consequentemente, seu enfraquecimento.

Esse processo é acentuado pelo ressecamento que ocasiona aos fios, contribuindo para a queda.

Além disso, a limpeza ineficaz do couro cabeludo representa riscos de surgimento de fungos e caspas, que enfraquecem os fios.

Nunca durma com cabelos molhados

Um dos fatores que contribui para a queda de cabelo no outono – e não só nesse período –, mas que se agrava nessa estação, é o hábito de dormir com os cabelos molhados.

Esse é um processo que danifica fios e couro cabeludo e pode provocar problemas diversos, inclusive enfraquecimento dos fios.

Seque bem os antes de se deitar, para que possam estar devidamente secos.

Escolha produtos de limpeza de qualidade

Por fim, um dos principais fatores que agravam a queda de cabelo no outono e também em outras estações é o uso de produtos não adequados ao tipo de cabelos da pessoa.

Nesse caso, é fundamental sempre usar produtos de qualidade e que sejam indicados para seu tipo de cabelo, evitando problemas quanto ao tratamento correto dos fios e garantindo que não caiam em excesso em qualquer estação do ano.

Conclusão: queda de cabelo no outono é intensa?

Pudemos ver nesse artigo as razões para maior quantidade de queda de cabelo no outono.

Importante cuidar para que esse processo não se acentue em nenhuma estação do ano.

Entretanto, nos casos de aumento de queda e necessidade de disfarçar esse processo, o uso de Jet Hair é bastante indicado, pois se trata de uma maquiagem capilar de alta qualidade e bastante segura. Não deixe de conhecer mais sobre esse produto e tenha muito mais conforto, beleza e praticidade em seu dia a dia, com total segurança para a sua pele. .

Aproveite e deixe seu comentário sobre este artigo e nos conte: você sofre com queda de cabelo no outono? Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close