Acupuntura e calvície: uma boa opção?

Atualmente, muitas pessoas têm recorrido a tratamentos alternativos para cuidar da saúde, como recursos da medicina natural, alimentação vegetariana ou vegana e mudança de comportamentos buscando um equilíbrio emocional e melhoria da qualidade de vida.

Nesse caminho, a acupuntura está sendo bastante utilizada para manter o equilíbrio da saúde mental e física e vem sendo aplicada em tratamentos para evitar a calvície e fortalecer os fios de cabelos.

Neste artigo, vamos descrever se existe uma boa relação entre a prática da Acupuntura e calvície, visando estabelecer uma interrupção na perda de fios em excesso.

O que é acupuntura?

Para entender a relação entre a Acupuntura e calvície, é importante conhecer os princípios da medicina oriental relacionada à prática de acupuntura.

Ela é uma técnica originada há milênios na China e que utiliza a aplicação de agulhas especiais para agir sobre pontos definidos no corpo humano.

Com isso se busca o equilíbrio do funcionamento do corpo e atuação em órgãos que precisam ser ativados e equilibrados, gerando uma sensação de bem-estar tanto físico como mental.

Ela age estimulando as terminações nervosas e os meridianos corporais para a busca da saúde equilibrada.

Qual a relação da acupuntura com calvície masculina?

A causa da queda de cabelos e evolução da calvície nos homens está relacionada normalmente a fatores genéticos e a uma participação hormonal comprometida com relação à atuação no comportamento saudável dos fios.

Dessa forma, a acupuntura capilar exerce pouca influência na contenção da queda dos cabelos nos homens, por terem seus fatores relacionados a causas não vinculadas a problemas de ordem emocional ou de mau funcionamento do organismo, que impactam na perda dos fios.

Para esses casos, a melhor alternativa ainda é utilizar medicamentos da medicina tradicional, ou de recorrer a cirurgias e tratamentos com laser.

Qual a relação da acupuntura com calvície feminina?

Para usar a Acupuntura e calvície feminina combatendo a alopecia nas mulheres, é preciso avaliar as causas dessa condição. E o melhor é passar por um tratamento adequado de medicina tradicional.

Normalmente, nesses casos são empregados medicamentos específicos, tratamentos a laser e/ou cirúrgicos, terapia hormonal etc.

São tratamentos mais efetivos e que atuam para conseguir suprir as necessidades de reposição de elementos em déficit no corpo.

O afinamento dos cabelos é um fator que os torna rarefeitos e com uma aparência de perda, assim os tratamentos tendem a melhorar a saúde dos fios e sua recomposição ao padrão natural. 

Existe prevenção da queda dos cabelos conforme conceitos da acupuntura?

A relação entre Acupuntura e calvície tem sido avaliada pelos seus praticantes quanto aos conceitos dessa técnica e à identificação das causas da perda acentuada de fios.

E as conclusões a que chegaram são muito parecidas com aquelas identificadas pelos médicos da medicina tradicional, estando relacionadas a fatores como:

  • controle do estresse;
  • cuidar bem da alimentação;
  • evitar manter uma dieta estritamente vegetariana;
  • cuidar do descanso adequado;
  • manter rotina de exercícios físicos;
  • adotar técnicas de meditação e relaxamento;
  • ter uma vida equilibrada e ligada à natureza.

Cuidar desses aspectos é o que recomenda a medicina oriental que usa a acupuntura como método de tratamento.

Quais os benefícios da acupuntura capilar?

A relação entre a Acupuntura e calvície está sendo investigada e aprofundada pela ciência, porém já se tem certeza de que a acupuntura atua com bastante sucesso no aumento da circulação sanguínea do couro cabeludo.

Esse aumento de irrigação do sangue, em pesquisas já realizadas, têm ação efetiva para o fortalecimento dos fios, assim o emprego da técnica traz benefícios à saúde.

Entretanto, como veremos a seguir, a medicina ainda não conseguiu comprovar a relação entre o tratamento e a contenção da queda dos cabelos

A acupuntura deve ser utilizada para combater a queda dos cabelos?

A acupuntura produz benefícios para diversas áreas do corpo e equilíbrio da mente, já comprovados em estudos científicos.

Porém, para evitar a queda de fios, esses estudos ainda não são conclusivos.

Embora as agulhas exerçam ação para melhorar a circulação sanguínea, ainda não há uma conclusão sobre se essa aplicação já serve para fortalecer os fios, de modo a evitar a queda.

Dessa maneira, é melhor aguardar a conclusão da ciência sobre esse tema para só então usar a acupuntura no combate à queda dos cabelos.

Acupuntura e calvície: faz sentido?

A relação entre a Acupuntura e calvície ainda não foi atestada cientificamente e, por isso, a medicina tradicional não indica esse tratamento para combater a queda de cabelos.

Mas se o seu caso já apresenta um início de calvície e você deseja disfarçar as falhas aparentes, o emprego de uma maquiagem capilar de qualidade é indicado. E nesses casos Jet Hair é a melhor solução disponível e já atestada.

Aproveite e deixe seu comentário sobre este artigo, e se vc já testou acupuntura e calvície.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close