5 efeitos de cloro sobre os fios

Há muitas preocupações sobre a ação do cloro nos cabelos, principalmente com relação a quem usa com frequência os banhos de piscina. Porém, o cloro está presente nos sistemas de tratamento da água que recebemos em nossas residências, mas costumam seguir rígidos protocolos, de modo a evitar quaisquer danos aos fios de cabelos e ao couro cabeludo.

Então, o principal risco está no contato dos cabelos com a água de piscinas – que acaba recebendo acréscimos de cloro.

Neste artigo, vamos apresentar 5 efeitos de cloro sobre os fios, os danos e quais cuidados tomar para minimizá-los.

1.     Atua na perda de cor dos cabelos e seu afinamento

Um dos efeitos de cloro sobre os fios é quanto a alteração da cor dos cabelos e também como causa de afinamento dos fios.

Alguns estudos já conduzidos por cientistas, principalmente no Japão, apontaram que a ação do cloro pode ocasionar esses efeitos. Usando grupos de nadadores e pessoas que não mantinham contato diário com a água das piscinas como objeto de pesquisa, conseguiram formular essas observações.

Mais da metade dos nadadores apresentaram cabelos descoloridos, enquanto que pessoas que não frequentavam piscinas não sofriam esse processo de perda da cor dos fios.

Os estudos concluíram, através de pesquisas microscópicas nos fios, que o cloro exercia uma ação na redução dos processos de células que promovem a pigmentação dos cabelos.

A alteração do pH dos cabelos também foi encontrada nesses estudos, trazendo outros problemas aos fios, como o enfraquecimento.

2.     Provoca ressecamento

Outro dos efeitos de cloro sobre os fios está relacionado à alteração do pH, conforme estudos realizados. Nesse caso, por tal resultado, o cloro acaba ressecando fios e os deixando mais suscetíveis a quedas, por provocar o enfraquecimento dos fios.

Cabelos secos são um fator preocupante, pois demonstram que a hidratação não está adequada e isso traz riscos a saúde capilar de maneira geral. Inclusive, com relação ao aspecto dos cabelos, pois os deixam sem vida e volume.

Todo esse processo ligado ao pH da água, pela ação do cloro se relaciona a um processo de abertura indesejada e acelerada da cutícula dos fios, deixando as escamas abertas e enfraquecendo os fios.

No caso de piscinas aquecidas esse processo se acentua, inclusive pela ação do calor ser prejudicial à saúde dos cabelos.

3.     Remove óleos essenciais

Mais um dos efeitos de cloro sobre os fios que é bastante preocupante é que ao ocorrer um prolongamento de exposição dos fios ao cloro da água os óleos essenciais, que protegem os fios e dão força e saúde, são removidos.

Nesse processo ocorre uma quebra dos fios e que contribui para as quedas em maior quantidade.

4.     Deixa o cabelo com a cor esverdeada

Um dos mais severos efeitos de cloro sobre os fios está relacionado a sua cor, como já mencionamos anteriormente; porém, isso se agrava quando esse processo deixa os cabelos esverdeados.

Esse é um fenômeno presente em cabelos com grande exposição de rotina ao cloro de piscinas e assim deve ser bem observado, com ações que promovam a limpeza dos fios de forma correta. Isso evita que o cloro continue a exercer uma ação indesejada na cor dos fios e que se possa manter os cabelos com suas características naturais.

Esse processo é mais identificado em pessoas com cabelos brancos, loiros ou platinados e ocorre pela decomposição de diversos metais existentes na água, como o cobre e que atuam de maneira intensa nos fios.

5.     Permite maior acúmulo de metais danosos à saúde

Este é mais um dos efeitos de cloro sobre os fios que acaba atingindo os fios e também a saúde das pessoas de forma mais efetiva.

Com a atuação em abertura das escamas da cutícula dos fios, os metais pesados que acabam se decompondo na água com cloro em excesso.

Dessa forma, é importante que o pH seja bem controlado para que o cloro não exerça um dano grande aos cabelos e ao couro cabeludo também.

Qual o tempo em que o cloro se mantém nos cabelos? 

Os efeitos de cloro sobre os fios são bastante intensos e para que sejam minimizados nas pessoas que precisam usar a piscina para suas atividades físicas e de lazer mais frequentes é ideal que a limpeza dos cabelos seja melhor cuidada.

A ciência ainda não dispõe de dados para informar por quanto tempo o cloro se mantem nos fios e, por isso mesmo, usar produtos que possam agir sobre a ação do cloro, ao lavar os fios diariamente é uma necessidade para evitar maiores danos.

Compreendendo efeitos de cloro sobre os fios

Os efeitos de cloro sobre os fios são bastante significativos e, por isso, as medidas de limpeza e retirada dessa substância após sofrer uma maior exposição é necessária para manter os fios saudáveis e fortes.

Não tratar dos cabelos nessas situações pode representar um aumento da queda dos fios e o surgimento da calvície.

Se isso ocorrer é indicado o uso de uma maquiagem capilar que possa disfarçar a perda de cabelos. Para isso existe Jet Hair, uma excelente solução de maquiagem capilar segura. Não esqueça de deixar seu comentário sobre esse artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close