Cabelos tingidos e pintados sempre foram bastante populares entre quem busca mudar o look. E, assim como qualquer outro produto capilar, deve ser bem escolhido.
Isso porque, se você deseja obter bons resultados, somente atentar-se à qualidade do produto não basta: é necessário também observar a cor selecionada e se ela combina com você.
Se você ainda não sabe como escolher tintura de cabelo adequada aos seus fios e coerente com seus objetivos, este artigo foi feito para você.
Nele, você aprenderá sobre a importância da adoção de tinturas adequadas além de conferir dicas e sugestões de como escolher tintura de cabelo ideal para seus fios.
A importância de escolher atentamente a tintura
Como já mencionamos, a baixa qualidade de um produto pode influenciar diretamente o resultado do processo de coloração dos fios.
Mas, além disso, é fundamental atentar-se à escolha da tonalização, que deve ser harmônica quando comparada à cor da pele.
Isso porque, segundo renomados especialistas, nem todo mundo fica bem com a mesma tonalidade nos fios .
Desse modo, levar em consideração a cor de sua pele permite a escolha de uma nuance apropriada e harmônica, capaz de tornar o aspecto da tintura mais natural.
Confira, abaixo, dicas de como escolher tintura de cabelo.
Como escolher tintura de cabelo ideal? 3 dicas
1. Observe a cor de sua pele na região do antebraço
Por se tratar de uma região menos exposta ao sol, esta região é capaz de conservar propriedades de seu real tom de pele.
Além disso, vale também prestar atenção à cor de suas veias: caso azuis, seu tom de pele é considerado frio; caso suas veias se apresentem com o tom mais esverdeado, o tom de pele é considerado quente.
2. Conheça (e entenda) o seu cabelo
Conheça as propriedades e características dos seus fios, previamente a qualquer processo químico ou aplicação de produtos capilares.
Por exemplo, cabelos mais escuros podem danificar-se gravemente caso sejam tingidos ou pintados tons mais claros.
Já os cabelos crespos e cacheados, por outro lado, tendem a ser mais porosos, também tornando mais difícil a passagem para nuances mais claras, como ir do cabelo castanho para o platinado.
3. Analise o seu estilo de ser
Além de observar o que pode ou não combinar com a sua cor de pele, você também deve analisar se suas opções são coerentes ao seu estilo de ser.
Por exemplo, pessoas mais comedidas, que costumam fugir dos holofotes e da atenção, independentemente do tom da pele, costumam optar por cores mais frias e discretas.
Sugestões de como escolher tintura de cabelo a partir do tom de pele
- Peles brancas: enquanto algumas tonalidades ajudam a realçar a beleza natural, outras podem suavizar por demais as linhas do rosto. Caso opte pelos cabelos loiros, leve em consideração a cor de seus olhos – olhos mais claros tendem a ser uma boa combinação junto de cabelos mais claros. Em casos de olhos mais escuros, opte por tonalidades igualmente mais escuras;
- Peles brancas, rosadas: a tonalidade rosada da pele tende a funcionar com tons dourados e acobreados. Não são recomendados tons muito escuros. Os tons de ruivo também se assentam perfeitamente nas mulheres com peles mais rosadas;
- Peles brancas, levemente amareladas: combinam especialmente com tons de bege e marrons mais quentes;
- Peles mestiças (ou ‘morenas’): bastante versáteis, tendem a ficar mais harmoniosas com tonalidades quentes;
- Peles negras: tons avermelhados são altamente recomendados. Isso ocorre, pois, esse tom, vibrante, evita o contraste com a cor do rosto e deixa o look com a aparência bastante natural.
Dicas adicionais: como aplicar e manter a tintura?
Além da importância de saber como escolher tintura de cabelo mais adequada aos seus fios e tom de pele, também é necessário informar-se sobre métodos para maximizar e conservar a tintura aplicada.
Sempre realize o teste de sensibilidade: aplique uma pequena fração da coloração em uma parte de seu corpo, como antebraço ou atrás da orelha. Deixe o produto agir por 45 minutos. Desse modo, você saberá se o produto em questão é adequado ou se foram provocadas reações alérgicas.
Além disso, siga corretamente as instruções de aplicação e retire a tinta aplicada somente com água, deixando o xampu e condicionador para momentos posteriores.
Invista em hidratações, capazes de nutrir os fios, bem como dar força e brilho.
Como escolher tintura de cabelo ideal: Conclusão
Neste artigo, reunimos as principais informações sobre como escolher tintura de cabelo.
Vale lembrar que estas são somente sugestões, cabendo a você o veredicto final: sendo assim, não deixe de levar em consideração os seus desejos e o seu bem-estar na escolha de uma tonalidade.
Se você sofre de falhas ou rarefações nos cabelos, recomendamos Jet Hair: maquiagem capilar. À base de queratina, é fácil de aplicar e de remover. Esperamos que tenham gostado de nosso artigo. Não se esqueça de deixar seu comentário.