Pontas secas e raiz oleosa: como equilibrar fios

Um problema capilar recorrente, que atinge tanto homens como mulheres, é quando o couro cabeludo se apresenta demasiadamente oleoso, sem que as pontas dos fios acompanhem esta tendência.

Pelo contrário: é comum observar que as pontas dos fios estejam constantemente secas e fragilizadas.

Esse episódio pode ser causado por uma série de fatores, que incluem frequência de lavagem, desregulação hormonal, entre outros, e quando não é tratado, pode agravar-se.

Se você quer saber mais sobre cabelos que sofrem de pontas secas e raiz oleosa, este artigo foi feito para você. Nele, você aprenderá tudo sobre este fenômeno, como possíveis causas, modos de tratamento e demais informações relevantes.

Pontas secas e raiz oleosa: possíveis causas

Dentre os possíveis desencadeadores de cabelos com pontas secas e raiz oleosa simultaneamente, encontram-se:

  • Desregulações hormonais;
  • Frequência de lavagem;
  • Uso de produtos inadequados;
  • Alimentação imprópria, sobretudo rica em gorduras;
  • Uso contínuo de chapéus, lenços e demais acessórios;
  • Falta de hidratação;
  • Uso contínuo de produtos ou procedimentos químicos;
  • Uso constante de aparelhos térmicos, como a prancha (chapinha).

Antes de iniciar o tratamento visando à solução completa do problema, é necessário identificar e corrigir as causas que promovem a raiz oleosa e pontas secas dos seus cabelos.

Cabe lembrar que, para além de possíveis motivações estéticas, o cuidado dos cabelos deve ser priorizado enquanto parte do cuidado com a saúde.

Quando não são devidamente tratados, esses quadros podem agravar-se para episódios de dermatites no couro cabeludo e a queda dos fios.

Como identificar a oleosidade em excesso na raiz?

Ao contrário do que muitos pensam, a oleosidade em níveis controlados refere-se a um processo natural e bastante benéfico aos cabelos, pois nutre os fios e o couro cabeludo.

Os problemas tendem a surgir quando a oleosidade se dá de modo exacerbado, fazendo-se necessários alguns cuidados especiais.

Alguns sinais de que a raiz dos seus fios encontram-se com excesso de oleosidade são:

  • Sensação de sujeira nos fios, mesmo após a lavagem;
  • Aspecto capilar ‘pesado’;
  • Coceira.

Como identificar o surgimento de pontas secas?

É normal que as pontas dos fios se apresentem levemente mais secas do que o restante do comprimento do cabelo, uma vez que elas são menos atingidas pela oleosidade capilar, por estarem mais distantes da raiz.

Entretanto, sinais como pontas mais ásperas, sem brilho e difíceis de serem desembaraçadas podem indicar o agravamento do ressecamento dos fios.

Pontas secas e raiz oleosa: 5 dicas de como equilibrar

1. Fazer uso de finalizadores

Os finalizadores recebem esse nome justamente pois são utilizados para encerrar a rotina de cuidados capilares.

Nossa primeira dica para o tratamento de pontas secas e raiz oleosa inclui o uso desse tipo de produto sempre que você for lavar os fios. O finalizador é capaz de dar volume e devolver o brilho às pontas.

2. Pentear os cabelos

Embora nossa segunda dica possa parecer básica, o hábito de pentear os cabelos é altamente importante para a saúde dos fios.

Isso ocorre, pois o uso de um pente no comprimento dos cabelos é capaz de espalhar a oleosidade natural dos fios, fazendo com que este atinja mais facilmente as pontas dos cabelos.

3. Evitar o enxágue com água quente

Como mencionamos anteriormente, o enxágue dos cabelos com água quente é uma das principais causas do excesso de oleosidade na raiz capilar.

Nesse sentido, indica-se o uso de água morna ou fria para o enxágue, bem como recomenda-se o uso moderado de secadores, pranchas e demais produtos térmicos.

4. Hidratação

A hidratação é absolutamente indispensável a qualquer tipo de cabelo. Se você não a realizar, o cabelo apresentará baixa umidade e se tornará, gradualmente, mais fragilizado.

Hidratações podem ser realizadas tanto em casa como em salões de beleza; seja com produtos naturais como aqueles adquiridos em lojas do ramo.

Dê preferência a produtos à base de argan, amêndoa e coco e realize o processo com base semanal.

5. Acompanhamento médico

Por fim, se você vem notando que seu problema de pontas secas e raiz oleosa persiste, nossa indicação inclui o acompanhamento médico.

O tricologista é o médico especializado no cuidado dos pelos e dos cabelos e, por meio do exame de suas condições capilares, pode traçar as melhores intervenções possíveis para seu quadro.

Conclusão sobre pontas secas e raiz oleosa: como equilibrar fios

Neste artigo, abordamos as principais informações acerca desse quadro, que afeta tanto homens como mulheres e que, quando negligenciado, pode desenrolar complicações ainda mais graves, como a queda dos fios e o surgimento de dermatites.

Para quem sofre de queda de fios, Jet Hair – Maquiagem Capilar é uma excelente alternativa para disfarçar imperfeições e falhas. À base de queratina, é um produto de fácil aplicação e remoção, capaz de devolver a sua autoestima.

Esperamos que tenham gostado entender melhor sobre pontas secas e raiz oleosa. Não se esqueça de deixar seu comentário a respeito do tema.

Se você quer saber mais sobre cabelos que sofrem de pontas secas e raiz oleosa, este artigo foi feito para você.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos