Um problema capilar recorrente, que atinge tanto homens como mulheres, é quando o couro cabeludo se apresenta demasiadamente oleoso, sem que as pontas dos fios acompanhem esta tendência.
Pelo contrário: é comum observar que as pontas dos fios estejam constantemente secas e fragilizadas.
Esse episódio pode ser causado por uma série de fatores, que incluem frequência de lavagem, desregulação hormonal, entre outros, e quando não é tratado, pode agravar-se.
Se você quer saber mais sobre cabelos que sofrem de pontas secas e raiz oleosa, este artigo foi feito para você. Nele, você aprenderá tudo sobre este fenômeno, como possíveis causas, modos de tratamento e demais informações relevantes.
Dentre os possíveis desencadeadores de cabelos com pontas secas e raiz oleosa simultaneamente, encontram-se:
Antes de iniciar o tratamento visando à solução completa do problema, é necessário identificar e corrigir as causas que promovem a raiz oleosa e pontas secas dos seus cabelos.
Cabe lembrar que, para além de possíveis motivações estéticas, o cuidado dos cabelos deve ser priorizado enquanto parte do cuidado com a saúde.
Quando não são devidamente tratados, esses quadros podem agravar-se para episódios de dermatites no couro cabeludo e a queda dos fios.
Ao contrário do que muitos pensam, a oleosidade em níveis controlados refere-se a um processo natural e bastante benéfico aos cabelos, pois nutre os fios e o couro cabeludo.
Os problemas tendem a surgir quando a oleosidade se dá de modo exacerbado, fazendo-se necessários alguns cuidados especiais.
Alguns sinais de que a raiz dos seus fios encontram-se com excesso de oleosidade são:
É normal que as pontas dos fios se apresentem levemente mais secas do que o restante do comprimento do cabelo, uma vez que elas são menos atingidas pela oleosidade capilar, por estarem mais distantes da raiz.
Entretanto, sinais como pontas mais ásperas, sem brilho e difíceis de serem desembaraçadas podem indicar o agravamento do ressecamento dos fios.
Os finalizadores recebem esse nome justamente pois são utilizados para encerrar a rotina de cuidados capilares.
Nossa primeira dica para o tratamento de pontas secas e raiz oleosa inclui o uso desse tipo de produto sempre que você for lavar os fios. O finalizador é capaz de dar volume e devolver o brilho às pontas.
Embora nossa segunda dica possa parecer básica, o hábito de pentear os cabelos é altamente importante para a saúde dos fios.
Isso ocorre, pois o uso de um pente no comprimento dos cabelos é capaz de espalhar a oleosidade natural dos fios, fazendo com que este atinja mais facilmente as pontas dos cabelos.
Como mencionamos anteriormente, o enxágue dos cabelos com água quente é uma das principais causas do excesso de oleosidade na raiz capilar.
Nesse sentido, indica-se o uso de água morna ou fria para o enxágue, bem como recomenda-se o uso moderado de secadores, pranchas e demais produtos térmicos.
A hidratação é absolutamente indispensável a qualquer tipo de cabelo. Se você não a realizar, o cabelo apresentará baixa umidade e se tornará, gradualmente, mais fragilizado.
Hidratações podem ser realizadas tanto em casa como em salões de beleza; seja com produtos naturais como aqueles adquiridos em lojas do ramo.
Dê preferência a produtos à base de argan, amêndoa e coco e realize o processo com base semanal.
Por fim, se você vem notando que seu problema de pontas secas e raiz oleosa persiste, nossa indicação inclui o acompanhamento médico.
O tricologista é o médico especializado no cuidado dos pelos e dos cabelos e, por meio do exame de suas condições capilares, pode traçar as melhores intervenções possíveis para seu quadro.
Neste artigo, abordamos as principais informações acerca desse quadro, que afeta tanto homens como mulheres e que, quando negligenciado, pode desenrolar complicações ainda mais graves, como a queda dos fios e o surgimento de dermatites.
Para quem sofre de queda de fios, Jet Hair – Maquiagem Capilar é uma excelente alternativa para disfarçar imperfeições e falhas. À base de queratina, é um produto de fácil aplicação e remoção, capaz de devolver a sua autoestima.
Esperamos que tenham gostado entender melhor sobre pontas secas e raiz oleosa. Não se esqueça de deixar seu comentário a respeito do tema.
Deixe uma resposta