Por que calvície ocorre nas pessoas?

A calvície tem sido um problema recorrente em milhares de pessoas, principalmente no caso de homens. Este problema, em questão, mexe com a autoestima de muitos, causando complexos emocionais e até depressão.

Com avanços da medicina, foi possível identificar as possíveis causas do aparecimento desse problema em parte da população. Descobriu-se que os motivos pelos quais fazem acontecer esse tipo de problema variam desde questões genéticas à falta de vitaminas no organismo.

Milhões de pessoas que passam por essa situação e, inclusive, não aceitam ou não procuram um profissional, acabam indo à internet ou consultam pessoas para que lhe forneçam dicas de remédios caseiros. Com isso, podem até mesmo fazer com que o problema se agrave.

Motivos que levam à queda de cabelo

A queda de cabelo é um fenômeno comum que acontece no ser humano. Acredita-se que caiam, mais ou menos, 70 a 100 fios de cabelos de um adulto por dia, tanto de homens quanto mulheres. Porém, começa a ser um problema quando essa queda acontece em maior quantidade ocasionando o aparecimento da calvície, principalmente nos homens. Vejamos alguns dos motivos mais relevantes do porquê de a calvície ocorrer nas pessoas.

Carência de vitaminas

Vitaminas são necessárias para o bom funcionamento do organismo, isso é claro. A carência de algumas delas pode ocasionar mudanças ou aparecimentos de determinados sintomas.

Com a queda de cabelo não poderia ser diferente, a falta de vitaminas do o complexo B, vitaminas C, D, E e do ferro, pode causar a calvície breve ou a longo prazo. Então, consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais é essencial para evitar esse problema.

Doenças que podem ocasionar queda de cabelo

A calvície ocorre nas pessoas também por motivos de doenças como:

Lúpus

Lúpus é um problema que ocorre quando a defesa do organismo (sistema imunológico) começa a atacar o próprio corpo, até mesmo tecidos saudáveis. Consequentemente, e esse ataque se dão por meio de inflamações. Existem vários tipos de lúpus onde os sintomas variam de um pra outro, porém alguns distúrbios são peculiares que vão desde feridas no nariz à queda de cabelo.

A doença pode afetar o couro cabeludo de duas formas:

  • Uma, é através do lúpus cutâneo. A calvície pode ocorrer em uma pequena área e faz-se necessário que, ao perceber, a pessoa procure logo um tratamento;
  • A segunda forma é a través do lúpus sistêmico, nesse caso é mais difícil perceber, pois não chega a gerar quedas intensas, mas, por outro lado, pode fazer com que essa queda seja constante. Portanto, a queda percentual de cabelo é um sinal de lúpus.

Tireoide

Trata-se de uma glândula que regula o bom funcionamento das células e que também é responsável pela distribuição das vitaminas para o corpo. Quando seu funcionamento se compromete através de algum desequilíbrio, passa a transferir as vitaminas para áreas mais vitais do corpo. Assim, os cabelos, unhas param de recebê-las, comprometendo seu bom funcionamento; ocasionando então, a queda excessiva de cabelo e enfraquecimento das unhas;

Anemia

A falta de vitaminas no organismo faz com que o crescimento natural dos cabelos se comprometa, causado com isso, o enfraquecimento e a queda excessiva dos fios.

Outras causas relevantes de calvície

Existem muitos outros fatores que podem responder o porquê a calvície o ocorre nas pessoas. Muitas vezes, esses problemas estão relacionados com doenças ou problemas psicossomáticos.

Vejamos alguns deles:

  • Depressão: neste caso, a calvície pode ocorrer por falta de alimentação adequada, pelo fato de as pessoas, durante as crises, não se alimentar direito;
  • Estresse ou traumas: traumas ou sustos podem ocasionar queda de cabelos; porém, não acontece de imediato, pelo fato de que leva três meses para o cabelo começar a cair e o mesmo período para parar de cair;
  • Inflamação do couro cabeludo: todos os tipos de inflamação podem ocasionar a queda de cabelo, pois fazem o cabelo se soltar do folículo capilar. Podem ser causadas por seborreia ou queimadura solar etc.

Entre outras causas.

Questões genéticas

A carga genética também pode explicar o porquê de a calvície ocorrer nas pessoas. A hereditariedade deve ser observada nesse caso, pois se há relatos de pessoas calvas na família, esse deve ser o fator que explica o aparecimento do mesmo problema em seus descendentes.

Como ocorre a calvície?

O crescimento dos folículos capilares não é um processo contínuo. Em cada folículo nascem aproximadamente quatro fios estimulados pela testosterona. Ao atingir as pessoas com tendências genéticas, o hormônio sofre uma interferência de uma enzima chamada de a-5-alfa- redutase, e se transforma em DHT (di-hidrotestosterona).

DHT age dentro das células que produzem os fios fazendo que morram e, com isso, os fios naquela área vão diminuindo gradativamente. Sabendo que, a partir daí, onde as células produziam folículos, jamais nascerão novos fios de cabelo novamente.

Os fios das laterais ou atrás da cabeça dificilmente cairão porque os folículos dessas regiões não produzem essa tal enzima.

Ao perceber problemas com queda de cabelo procure imediatamente um dermatologista, melhor que ninguém, é o profissional que vai orientar você a fazer um tratamento adequado para seu problema.

Muito obrigado por ler este artigo sobre “por que calvície ocorre nas pessoas”. Escrevam nos comentários suas perguntas ou dúvidas. Até a próxima!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos